06 dezembro 2019

Resenha - Anne de Green Gables, L.M. Montgomery


Livro: Anne de Green Gables
Autor(a): L. M. Montgomery
Editora: Autêntica
Páginas: 320
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Quando os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, de Green Gables, na Prince Edward Island, no Canadá, decidem adotar um órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda, não estão preparados para o “erro” que mudará suas vidas: Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos, acaba sendo enviada, por engano, pelo orfanato. Apesar do acontecimento inesperado, a natureza expansiva, sempre de bem com a vida, a curiosidade, a imaginação peculiar e a tagarelice da menina conquistam rapidamente os relutantes pais adotivos. O espírito combativo e questionador de Anne logo atrai o interesse das pessoas do lugar – e muitos problemas também. No entanto, Anne era uma espécie de Pollyanna, e sua capacidade de ver sempre o lado bonito e positivo de tudo, seu amor pela vida, pela natureza, pelos livros conquista a todos, e ela acaba sendo “adotada” também pela comunidade. Publicada pela primeira vez em 1908, esta história deliciosa, que ilustra valores fundamentais como a ética, a solidariedade, a honestidade e a importância do trabalho e da amizade, teve numerosas edições, já tendo vendido mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. Foi traduzida para mais de 20 idiomas e adaptada para o teatro e o cinema. Mais recentemente, inspirou também a série Anne com E, já com duas temporadas na Netflix.


Devo começar falando que estava muito ansiosa para fazer essa leitura, foi tão difícil conseguir esse livro, mas felizmente ele caiu em domínio publico e se tornou acessível para todos os leitores. Escolhi ler a edição da editora Autêntica, por vários motivos, entre eles a tradução que está um pouco mais simples mas ao mesmo tempo não perdeu o sentido do texto, levando em conta que é um livro voltado para o publico juvenil. A capa está linda, super chamativa e você capta a essência de Anne, o livro tem várias ilustrações perfeitas dentro dele. Conheci a história de Anne pela série na Netflix que leva o nome de Anne with an E, pesquisando mais a fundo descobri que era baseada numa série de seis livros, ainda não temos todos no Brasil.

O livro conta as aventuras de uma menina órfã de 11 anos chamada Anne Shirley, que possui uma imaginação muito fértil, o que acaba fazendo ela se meter em muitas confusões. Sua aparência não é muito comum para os padrões da época, ela tem os cabelos muito ruivos, é sardenta e muito magra. Ela vê sua vida mudada quando é adotada pelos irmãos, Marillia e Matthew Cuthbert, a princípio ocorre um erro pois eles queriam adotar um menino para ajudar a cuidar da grande fazenda Green Gables, já que eles já estão numa certa idade que fica mais difícil fazer tudo sozinhos, mas após uma série de acontecimentos eles resolvem ficar com a menina. O enredo se desenrola com Anne indo para a escola e se tornando uma das melhores alunas, fazendo muitas amizades e sempre aprontando uma coisinha aqui e ali. O livro conta a vida dela até os 16 anos, quando se forma e vai se tornar professora. Pelo que pesquisei os outros livros vão contando a vida da menina até ela se casar e ter filhos.

Anne de Green Gables é aquele livro que deixa um quentinho no coração, superindicado para todas as idades, temos muitos ensinamento sobre amor, lealdade e família, vale muito dá uma chance e aprendermos um pouco com essa ruivinha. Espero de todo coração que a Editora Autêntica traga o resto da coleção pra gente.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥