07 outubro 2019

Resenha - Reinações de Narizinho, Monteiro Lobato


Livro: Reinações de Narizinho
Autor(a): Monteiro Lobato
Editora: Companhia das letrinhas
Páginas: 248
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Reinações de Narizinho é o primeiro de uma série de livros que abriria as porteiras do Sítio do Picapau Amarelo para os pequenos leitores do Brasil. Com seu universo único e encantador, as aventuras que Narizinho, Pedrinho, Emília e tantos outros personagens vivem nos arredores do Sítio e no Reino das Águas Claras marcaram a história da literatura brasileira e consagraram Monteiro Lobato como o grande nome de nossa literatura infantojuvenil. Esta nova edição de luxo, organizada por Marisa Lajolo, vem acompanhada por um texto introdutório que explica o contexto cultural da época de publicação do livro e debate as questões polêmicas relacionadas à obra de Monteiro Lobato. Traz também notas de rodapé em formato de diálogo entre as personagens, que explicam o vocabulário e os costumes do Brasil da década de 1920, além de ilustrações que reinterpretam a turma do Sítio.


Em primeiro lugar quero parabenizar a editora Companhia das Letrinhas por essa edição incrível, ela já encanta pelas ilustrações maravilhosas e originais, mas o que foi realmente decisivo para minha escolha de pôr qual edição começar a ler Monteiro foi as observações existentes nelas, eles colocam pequenas janelas de diálogos entre Emília e Narizinho questionando e explicando gírias e termos comuns do período em que foi escrito, assim mantendo tudo o mais próximo possível do texto original e também trazendo para nossa época. Logo no início do livro temos uma introdução falando sobre o período histórico em que Monteiro escreveu o livro, assim explicando certas falas e atitudes de personagens que já não são de acordo com o nosso período.

Muita gente já deve ter ouvido falar das aventuras de Narizinho no Sitio do Pica-pau Amarelo escrito por Monteiro Lobato, eu apenas conhecia pela série que passava na televisão quando era bem pequena e não conseguia lembrar nitidamente das histórias que eram abordadas, como sou mega fã de livros de fantasia resolvi conhecer melhor essas aventuras que durante anos encantou crianças e adultos e introduziram elas nesse mundo.

Nesse livro temos nossa primeira aventura no Reino das águas claras em companhia de Narizinho. Uma menina esperta, corajosa e com muita imaginação, ela mora com sua avó no sítio e sempre anda em companhia de sua boneca de pano Emília, que durante a história toma uma pílula para aprender a falar, é aquele tipo de personagem que bate de frente com todos e não tem papas na linguá. Uma das coisas mais divertidas que acontece é a interação com os personagens dos contos de fadas como chapeuzinho vermelho, Peter Pan e gato de botas. Temos também a Dona Aranha, que seria uma grande costureira, responsável por fazer os vestidos de praticamente todas as princesas e Dona Carochinha que é a “vilã” dessa primeira história. A vilã que quero mesmo ver só deve aparecer no próximo livro dessa coleção que será “O Saci”, estava louca pra ver a Cuca aparecer mas ela infelizmente não esta nesse livro.

No meio de todas essas aventuras temos a chegada de Pedrinho no sítio, primo de Narizinho, e vemos a criação do Visconde de Sabugosa e a aparição de Rabicó.

Minha grande conclusão é “como pude passar tantos anos da minha vida sem ter entrado nesse mundo fantástico? Logo eu que amo contos de fadas, aventuras e fantasia”.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥