24 maio 2017

Resenha - Um Instante de Felicidade, Federico Moccia


Livro: Um Instante de Felicidade
Autor(a): Federico Moccia
Editora: Planeta
Páginas: 352
Adquira: Saraiva | Americanas | Livraria da Folha
Livro cedido através da parceria com a editora
O italiano Nicco enfrenta a passagem da adolescência para a vida adulta com muito mais sofrimento que seus amigos. Sua namorada terminou tudo com ele com um "sinto muito", sem dar nenhuma explicação, e seu pai acabou de morrer. Como o "homem da casa", ele precisa cuidar da mãe, que se entrega à tristeza pela morte do marido, e das duas irmãs que não conseguem se acertar com seus respectivos companheiros. Para dar conta de tudo, ele se divide entre dois empregos. Em meio a esse turbilhão de emoções e acontecimentos, Nicco conhece uma encantadora turista americana nas ruas de Roma e percebe que a vida é curta demais para ser desperdiçada com lamentos sobre o passado. Com a bela Ann, ele embarca numa aventura romântico-gastronômica pela Itália e redescobre seu norte com instantes de felicidade.


Um instante de felicidade narra a história do italiano Nicco, um jovem que está enfrentando um momento difícil. Após perder o pai de forma inesperada, nosso protagonista precisa assumir as rédeas da família e cuidar da mãe que se trancou em uma tristeza sem fim, além de lidar com as irmãs Valéria e Fabíola que sempre se metem em encrenca e esperam que o irmão concerte suas burradas.

Como se não bastasse tudo o que vem acontecendo na vida do rapaz, Nicco ainda é surpreendido com o término do namoro de um ano com Alessia, que o deixa sem qualquer explicação, alegando apenas sentir muito. A partir daí começamos a acompanhar o desenvolvimento da história de Nicco e seu dia a dia para dar conta dos problemas familiares, do emprego na banca de jornal da família na parte da manhã e na imobiliária dos Bandini a tarde e de um coração partido.

Nossa vida é feita de um contínuo equilíbrio muito tênue, e todas as vezes que a gente pensa tê-lo encontrado acontece alguma coisa e ficamos novamente desequilibrados, caímos pra frente e pra trás e procuramos, com todas as forças, reencontrá-lo.

Embora a vida de Nicco não esteja no seu melhor momento, ele ainda encontra um pouco de diversão ao lado do melhor amigo Ciccio, um jovem aventureiro que possui duas namoradas e ainda sai com uma terceira mulher, tudo isso de forma planejada para que elas pensem ser únicas na vida dele. Ciccio é o típico cara que procura apenas diversão e foge de relacionamentos sérios.

No decorrer da trama vamos aos pouco nos aprofundando mais nos problemas familiares de Nicco, na importância de seu pai para a família, e também acompanhamos lembranças do rapaz ao lado da ex-namorada. Esses flashbacks foram interessantes para a construção do personagem e sua história, mas o autor focava tanto em detalhes a cada lembrança que por vezes senti que a leitura ficou maçante, acredito que se enxugasse um pouco mais, com certeza teríamos uma história mais fluída.

Entre os questionamentos sobre o término repentino de seu namoro e as aventuras vividas ao lado de Ciccio, Nicco conhece duas americanas, entre elas Ann, que está visitando a cidade de Roma e não consegue entender nenhuma palavra de seu idioma. Apesar da comunicação ser bem complicada, Nicco e o amigo se disponibilizam a serem os guias turísticos das jovens, lado a lado eles passarão por diversos pontos da Itália e viverão verdadeiros instantes de felicidade.

Por que estamos sempre à procura do futuro? Por que não somos capazes de viver o presente? Meu pai sempre dizia: “Todos começam as coisas às segundas-feiras, todos esperam que um dia algo aconteça, todos frequentemente dizem ‘de amanhã em diante...’. E, no entanto, se perdem no hoje!”.

Com seu texto e personagens bem construídos, Federico Moccia encanta o leitor com uma narrativa leve e encantadora. A história é desenvolvida no doce cenário de Roma e nos permite desfrutar de experiências incríveis pelas ruas de Florença, Veneza e Nápoles através dos olhos de Nicco. Minha única dificuldade nesse livro foi acompanhar as longas reflexões do protagonista que divagava bastante, algo que tornou a leitura por vezes cansativa.

Em relação à edição física, a Editora Planeta está de parabéns! A capa é linda, porém remeteu a mais romance do que encontramos nessa trama. As folhas são amareladas, as letras em tamanho confortável para leitura e não me lembro de ter encontrado qualquer erro de revisão.

Mesmo com as ressalvas, Um instante de felicidade é um livro que te faz refletir e perceber a importância de se permitir ser feliz em cada instante que a vida lhe trouxer algo novo. Indico o livro para os fãs do autor ou para aqueles que desejam conhecer sua escrita.


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de O Sol Também é Uma Estrela.

11 comentários

  1. Oi Glaucia!!!
    Estou com esse livro aqui na minha estante mas ainda não li, espero logo ter um tempinho para isso, mas desde a primeira resenha que li a respeito eu já gostei desse casal cenário diferente e leitura leve.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou uma que adora os livros desse autor. E gostei do jeito desse, mesmo que possa pesar em algum momento por causa das reflexões demoradas ou coisas assim acho que iria gostar bastante porque esse autor sempre me encanta. Seja com personagens ou ambientação sei que iria adorar. Ele sabe levar a gente pra história, ver os lugares e emocionar. Adoro isso nos livros do autor.
    É um livro que já está na minha lista de desejados ^^

    ResponderExcluir
  3. Nossa. Que história bem legal!
    Jurava que era mais um romance clichê cheio de açúcar!
    Mais não. Tem toda uma história sobre a superação dele!
    Gostei. A capa é bem bonita mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Moccia é magnífico!!! Não tem como não suspirar em suas histórias. Essa pegada de realidade misturada a romance, sai sempre fora do convencional. Nos traz questionamentos e isso sempre é motivo a mais para querer se ler seus livros!
    Ainda não li este citado acima, mas já vai para a lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Desde que vi esse livro na vitrine de lançamento da editora, que fiquei com bastante vontade de lê-lo, só que confesso que esperava que a estória tivesse bem mais romance do que me pareceu aborda. Amei o fato de haver uma ótima descrição de Florença, e Veneza já que tenho muita vontade de conhecer, e talvez durante a leitura vou poder viajar sem sair do lugar.

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    No momento que vi esse livro queria ler ele porque para mim o livro seria uma história linda, a sua resenha me mostrou isso, com certeza é uma história linda de ser ler, um romance bem clica é incrível. Amei a capa dele, eu não tinha conhecido nada do autor mais esse foi uns do livro dele que gostei bastante.

    ResponderExcluir
  7. Não li nada do autor ainda, parece ser uma historia gostosa de se ler, apesar dos problemas que o personagem passa, parece estar em uma fase ruim. Mas nos mostra que podemos ser felizes basta acreditar.

    ResponderExcluir
  8. A história dele parece linda e de fazer suspirar e não tem muito cliche, alem do que pelo li a edição esta linda e adorei a capa, esse vai para a minha lista

    ResponderExcluir
  9. Glaucia!
    Já adorei saber que parte do livro é ambientado na Itália, país dos meus ancestrais e que tenho a maior vontade de conhecer.
    E ver que Nicco desperta e tenta viver um pouco sua vida e seus momentos de felicidade, deve ser um grande aprendizado. Gosto de livros descritivos e onde o narrador divaga, portanto, não vejo como um problema.
    “A solidão é a mãe da sabedoria.” (Laurence Sterne)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Glaucia,
    Ainda não conheço a escrita desse autor, mas pretendo corrigir isso logo. Gostei da premissa desse livro, deve ser uma delicia de leitura poder acompanhar as aventuras de Nicco e Ann pela bela Itália, ainda mais nos pontos gastronômicos. Adoro quando são abordados relacionamentos familiares, isso torna a história mais envolvente, só que realmente fica muito cansativa reflexões longas e excessivas, mas acredito que isso não tira o foco do livro.
    Dica anotada, assim que tiver uma oportunidade vou querer ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Glaucia ;)
    Não conhecia o autor ainda, mas amo esses romances leves... acho que vou adorar o livro! E se passando em Roma *-* ai que vou amar!
    Esse livro parece ter muitos ensinamentos valiosos! Realmente temos que nos permitir ser feliz a cada instante de nossas vidas.
    Obrigada pela indicação!
    Bjos

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥