15 dezembro 2015

Resenha - Como se Apaixonar, Cecelia Ahern


Livro: Como se Apaixonar
Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Adquira: Saraiva | Submarino | Americanas | FNAC
Livro cedido através da parceria com a editora
Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor. Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo. Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?

Quem acompanha a blogosfera já deve ter cansado de ler sobre o quanto é difícil falar de uma livro que mexe com a gente. Fazem quase três anos que eu estou nessa e ainda não consegui me acostumar com essa experiência.


Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Essa é uma afirmação cientificamente errônea, mas a metáfora quer dizer apenas que algumas situações dificilmente acontecerão duas vezes com a mesma pessoa. Christine queria muito acreditar nisso. Ela estava no lugar errado, na hora errada e o que a levará até aquele conjunto de prédios abandonados não tinha nenhuma ligação com o homem que apontava uma arma para a própria cabeça. Desesperada para ajudar, ela buscou na memoria algo que pudesse ter lido e que o faria abaixar a arma. Por um momento deu certo, mas o homem atingiu o seu propósito. Essa experiência a fez repensar sua vida, inclusive seu casamento, que nem havia completado um ano mas que já era errado de todas as formas possíveis.

Quando uma pessoa se vê com inveja de casamentos que estão acabando, tem que saber que o dela está com problemas.

Pode ser engraçado, mas o mesmo motivo que a fez conhecer Simon, lhe apresentou Adam. Mais uma vez, ela estava no lugar errado, na hora errada. Ele estava prestes a acabar com sua vida pulando de uma ponte. Os motivos dele podem ter parecido superficiais, coisa boba de quem tem mente fraca, mas ela sabia que aquele foi apenas o gatilho que desencadeou a reação extremista. Havia muito mais em sua vida e, em meio a sua própria busca pela felicidade, ela assume a responsabilidade de lhe mostrar as coisas boas que existiam na sua. Seu tempo é curto, mas ela não desperdiçará nenhum segundo sequer.

Christine precisa de ajuda, mas ela está tão obcecada em ajudar os outros que não percebe sua própria fragilidade. Ela não é formada em psicologia nem em nada parecido, tudo o que conhece é derivado de suas muitas leituras de livros de autoajuda. Cinco atitudes para ser bem sucedido, sete passos para ser feliz, 32 formas de se acalmar... Esse era apenas para ser apenas um detalhe na história, mas acabou se tornando muito presente! Todos os capítulos tem um título que poderiam, perfeitamente, ser o tema de um dos muitos livros de sua estante.

Cecelia Ahern mais uma vez me encantou com a sua habilidade de descrever relacionamentos humanos. O início foi meio lento e a personalidade meio altruísta, meio egoísta da personagem realmente me irritaram, o que me levou a acreditar que o livro não ia engrenar. Doce engano. Depois de alguns capítulos eu devorei ele com tamanha velocidade que nem senti as páginas passando. O que está se tornando cada dia mais frequente por causa do Kindle. Personagens carismáticos, sentimentos complexos, relacionamentos corrompidos e um cenário para te deixar suspirar. Sério, essas autoras ainda me farão embarcar numa aventura pela Irlanda.

A vida é uma série de momentos e momentos sempre mudam, assim como pensamentos, negativos e positivos. [...] Momentos são preciosos; às vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, são passageiros, mas, ainda assim, muito pode ser feito durante eles; você pode mudar de ideia, pode salvar uma vida e pode até se apaixonar.

A história é narrada em primeira pessoa, mas isso não fez com que nos sentíssemos desconectados emocionalmente dos demais personagens. Adam foi um que me cativou de todas as formas possíveis. Sabe aquela pessoa que nós mal conhecemos mas já desejamos tudo de bom? Foi o que ele despertou em mim. Seu jeito de quem precisa de colo, de quem está desolado no mundo... Porém o personagem que proporcionou os momentos mais surpreendes foi o Detetive Maguire. Sério, não se deixe iludir pela aparente forma linear com a qual o livro é conduzido. A autora vai te surpreender, os personagens tem muito mais a dizer do pode parecer num primeiro momento.

Por trás do ar de romance a história aborda alguns temas bem sérios e que precisam ser amplamente discutidos. Alguns são óbvios, outros provavelmente só os mais atentos perceberão, mas ainda sim é muito válido. A narrativa não é perfeita, mas quem der uma chance irá se encantar e quem sabe, se apaixonar.

Quem está querendo um livro para presentear nessa época de fim de ano, pode apostar na Cecelia Ahern.

9 comentários

  1. Ai gente li esse livro há uns dias, mas ele ainda está na minha cabeça!
    Sou fã da Cecelia, ela cria estórias muito lindas!
    Minha resenha dele vai sair na sexta feira. haha

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. hum, histórias narradas em primeira pessoa não são minhas preferidas. Não gosto de ficar na cabeça de uma única personagem durante a leitura. Gostei e fiquei muito curiosa, quando você disse que trata de assuntos sérios. O que será? Não é meu gênero preferido, mas fiquei interessando em saber algumas coisinhas.


    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  3. Esses livros que nos marcam são sempre maravilhosos. E na vida real as coisas as vezes são assim também. Acontecem quando menos esperamos.
    Otima resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Só li uma livro até agora da autora, o qual amei demais, desde então quero muito ler mais obras dela. Claro que acaba ficando... mas depois de ler a resenha de Como se apaixonar, preciso urgentemente comprá-lo. Amei a trama e isso de que o raio pode sim cair duas vezes no mesmo lugar. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Só vejo resenhas positivas sobre esse livro e confesso que estou super curiosa para ler. Gosto de livros que mexam com a gente, com o nosso emocional, que marcam mesmo. E pelo jeito, esse livro deve ser assim. Nunca li nada dela, o máximo que cheguei perto foi quando assiti PS eu te amo, e pelo filme fiquei encantada, imagina lendo o.livro. Ótima resenha, beijos!
    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada da Cecelia (não me mate! kkk), porque não sou muito fã de romances. Mas, achei interessante os pontos que colocou na sua resenha, destacando os personagens e um pouquinho de seus problemas. Parece ser mais profundo do que eu imaginava. Muito legal! Obrigada rs

    bjos - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  7. Ei Andressa!
    Já ouvi muitos comentários sobre autora, algumas amigas me mandaram ler e sua opinião pra esse livro foi quase uma intimação kkkk preciso ler, agora é sério!
    bjssss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sabe que eu estou na maior dúvida se leio esse livro ou não?
    Já li algumas resenhas e ainda não sei, pois alguns falam bem, outros nem tanto. Você diz que a narrativa não é perfeita mas que vale a pena. E eu fico pensando, será que vou curtir? A premissa me parece interessante, mas não ao ponto de me fazer desejar o livro, sabe?
    Bom, quem sabe se alguém resolver me dar ele de presente eu acabe arriscando a leitura, até por que adorei sua resenha. Mas no momento, realmente não consigo decidir se quero ou não ler...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Tenho dois livros da autora na minha estante mas ainda não me aventurei na escrita dela. Muitos elogiam, o que me deixa mais curiosa para conhecer o trabalho da autora, alguns não dizem sim, nem não, ficam em um meio termo. Já li algumas resenha desse livro, mas infelizmente ele não me despertou muita vontade de lê-lo, por mais que eu goste de livros que me ensinem algo, que me passem ensinamentos, vou deixar essa leitura mais pra frente. Quem sabe eu não me anime ano que vem?

    Gostei muito da sua resenha, passou bem o que sentiu com a leitura.

    bjs

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥