19 janeiro 2020

Resenha - Rede de Sussurros, Chandler Baker


Livro: Rede de Sussurros
Autor(a): Chandler Baker
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Há anos, Sloane, Ardie e Gracie trabalham juntas em uma empresa de roupas esportivas. As três sempre se ajudaram, passando por promoções empolgantes, reuniões intermináveis, casamento, maternidade, divórcio e os desafios impostos pela política no escritório. Elas também têm seus segredos e cada uma fez algo de que se arrepende. Com a morte repentina do presidente da empresa, tudo indica que Ames, o chefe delas, será alçado à liderança da companhia. Ames é um homem complicado, que as três conhecem há muito tempo e que sempre esteve cercado por sussurros a respeito do tratamento que dispensa às subordinadas. Esses sussurros vinham sendo ignorados, varridos para debaixo do tapete e acobertados por aqueles que estão no poder. Depois de descobrirem que Ames adotou uma conduta inaceitável em relação a uma nova funcionária, elas decidem falar. E essa decisão provoca uma mudança catastrófica no escritório. Mentiras serão reveladas. Segredos serão expostos. E nem todo mundo sobreviverá. Suas vidas — como mulheres, colegas, mães, esposas, amigas e até adversárias — estão prestes a mudar drasticamente.

Uma rede de apoio, criada por mulheres e passada secretamente entre elas, com intuito de alertar sobre condutas impróprias e evitar que uma delas se torne a próxima vítima; e não é só isso. Sussurramos por ai aquilo que ouvimos, geração após geração. Como devemos nos comportar, quais atitude devemos ignorar, os exemplos que devemos seguir... Ignoramos por décadas as humilhações sofridas, com medo da retaliação. Porque uma mulher tem que aceitar em silêncio a ruína da sua vida, mas o homem que a arruinou, jamais aceitará a humilhação que seus próprios atos lhe infringem. Só que não mais.

Rede de sussurros fala de mulheres dispostas a serem ouvidas, mas sem nos enganar de que essa ruptura seja fácil. Conhecemos três mulheres, amigas e colegas de trabalho. Cada uma com seus problemas particulares, ambas estabilizadas como advogadas e executivas de uma importante marca esportiva. Uma sequência de acontecimentos as levam a se pronunciar sobre a conduta do provável futuro presidente da companhia. E o desdobramento de seus atos as jogarão no meio de um furacão.

Um thriller, cheio de sonoridade e, principalmente, de verdade. A narrativa em terceira pessoa é inclusiva e não consigo imaginar uma mulher que não se identifique. Não importa o quão privilegiada você foi na vida, irá se identificar com algum trecho dessa narrativa. O plano de fundo fictício aborda temas como maternidade, divórcio, bullying, limites, assédio sexual e tantos outros.

A autora fala da forma como nos vemos e somos vistas. Gera uma terrível auto-reflexão, e já adianto, irá lhe causar conflitos internos.

Um comentário

  1. Oi, tudo bem?
    Ainda estou com um pouco de receio de colocar esse livro na minhas leituras, já vi comentários negativos sobre ele, mas a sua resenha me faz querer buscar mais opiniões e quem sabe encaixá-lo nas minhas leituras ao longo do ano.

    Beijos da Lua!!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥