03 dezembro 2018

Resenha - A duquesa feia, Eloisa James


Livro: A duquesa feia (Contos de Fadas #3)
Autor(a): Eloisa James
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Como ela ousa achar que ele a ama, quando Londres inteira a chama de Duquesa Feia? Theodora Saxby é a última mulher com quem se poderia esperar que o lindo James Ryburn, herdeiro do ducado de Ashbrook, se casasse. Mas depois de um pedido romântico feito na frente do próprio príncipe, até a realista Theo se convence de que o futuro duque está apaixonado. Ainda assim, os tablóides dizem que a união não durará mais do que seis meses. Em seu íntimo, Theo acredita que os dois ficarão juntos para sempre… até que ela descobre que o que James desejava não era seu amor, mas seu dote. E a sociedade, que primeiro se chocou com seu casamento, se escandaliza com sua separação. Agora James precisará enfrentar a batalha de sua vida para convencer Theo que ele amava a patinha feia antes que ela se transformasse em cisne. E Theo logo descobrirá que, para um homem com alma de pirata, vale tudo no amor – e na guerra.


Amigos desde o dia que nasceram, James Rybun e Daisy cresceram juntos, como se fossem irmãos. A amizade deles refletia a de seus pais e esse foi o motivo pelo qual, ao enterrar o amigo de longa data, o conde de Ashbrook abriu as portas de sua casa para Lady Saxby e sua filha. Ele também seria seu tutor e responsável por cuidar do dote da menina. Talvez, se seu velho amigo soubesse o quão tolo ele se tornaria com as finanças, não teria tomado tal atitude.

O conde poderia amar o seu filho, mas tinha um péssimo jeito de demonstrar o afeto. James vivia desviando de porcelanas arremessadas, tentava driblar as imposições do pai, mas acima de tudo, buscava o reconhecimento do pai. E nem em seus pior pesadelo poderia imaginar que o conde iria tão longe. Ao dizimar o dote de sua tutelada, ele cometera um crime gravíssimo e pagaria por isso assim que fosse descoberto. A saída? James convencer sua melhor amiga de que estava apaixonado por ela. Ele sabia que isso destruiria a bela amizade que tinham, mas também não gostaria de ver o pai preço ou morto.

Theodora Saxbyera era uma mulher independente, sempre foi. Sabia que não era bonita, ainda mais com todos aqueles babados que sua mãe insistia para que usasse, mas era engraçada, decidida e tinha belas curvas. Estava disposta a casar naquela temporada, mas nunca imaginaria que a pergunta partiria do charmoso James. E foi tão espontâneo que não teve como duvidar! Até o príncipe se comoveu!

Os jornais primeiro se comoveram com a força do amor entre os dois, para logo depois duvidar que o laço firmado entre o melhor partido da temporada e a jovem menos bela duraria muito tempo. E poderia muito bem ter durado, já que a intimidade os revelou que o sentimento sempre esteve por aqui, mas Theo descobriu as motivações por detrás do pedido de James e o manda embora. Se um dia eles se verão novamente, é algo que só o destino pode dizer.

No tempo Antes, ela tinha fé, tinha amor. No tempo depois... teve a verdade.

Em sua mistura perfeita de romance de época e contos de fada, Eloisa James vem mostrando o porque é tão aclamada. Após ler o terceiro livro da série Contos de Fadas, sua forma de estruturar a história já está me soando familiar. A autora gosta de utilizar apenas alguns elementos da história base para nortear a sua história, então não adianta sair procurando mil referências. Como a história do Patinho feio é bem simples, ela passa praticamente despercebida no livro. Nós sabemos que Theo, ou Daisy, como James insiste em chamar, irá dar a volta por cima e rir na cara da sociedade. Porém, o desenrolar da trama é muito mais complexo.

A história transcorre ao longo de quase oito anos, período necessário para que uma pessoa seja dada como desaparecida e o título nobre seja passado a frente. Essa passagem de tempo é essencial para a história, mas não nego que em alguns momentos poderiam ter sido melhor desenvolvidos. Vamos acompanhando aos poucos o desenvolvimento de Theo que, graças a sua posição de duquesa com o marido desaparecido, tem mais liberdade que outras damas. Também vemos as aventuras de James, que se vai de nobre a pirada por pura covardia.

Ao lado de uma mulher tão forte, James se tornou um protagonista sem graça e enfadonho. Ele não tem atitude ou força de vontade suficiente para batalhar pelas coisas que acredita e prefere ser outra pessoa à encarar a realidade. Felizmente ele acorda pra vida a tempo de não estragar esse livro. Seria um desperdício de casal, pois as cenas dos juntos são sempre lindas e carregadas de emoção.

Ter um conto de fada pouco convencional explorado foi uma surpresa agradável. Outros, como a princesa e a ervilha, também tiveram a sua chance. Basta saber quando a Editora Arqueiro nos trará essa história. Por hora, vamos nos jogar em A Torre do Amor, releitura de Rapunzel.

5 comentários

  1. Mesmo tendo tão pouco contato com as letras da autora, todo mundo sabe que ela vem subindo degrau por degrau e colocando seu nome entre as grandes autoras!
    Misturar romance de época e contos de fadas foi uma jogada de Mestra e ela vem surpreendendo demais.
    Ainda não pude começar esta série, mas a cada livro lançado, fico boba com o jeito que ela usou para reler todos os personagens e trazer personalidades mais completas e fortes!
    As capas são outro show à parte!!!
    Lerei em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Dreeh!
    Eu sou doida pra ler os livros dessa série mais ainda não tive a oportunidade.
    Adoro releituras e fiquei bem feliz por ver esse conto ser explorado pois é um dos meus preferidos. De cara já antipatizei com o James, mas espero que ele não decepcione tanto assim.
    Para tudo com essa notícia de novos contos, e ainda mais da Rapunzel! Eu achei que seriam só três livros!
    Espero poder conferir a escrita de Eloisa logo.
    Beiiijos

    ResponderExcluir
  3. Dreeh!
    Amo contos de fadas, mesmo que não sejam convencionais.
    Bom ver que a autora continua fiel a construção das personagens que se tornam envolvente.
    Tão bom quando não esperamos muito de uma leitura e ela é melhor, mesmo que tenha sentido falta dos personagens anteriores.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Estou desejando este livro desde o lançamento.
    Sou fã de romance de época e gostei muito dos personagens.
    Não gosto de clichês e gostei que a autora conseguir fugir um pouco deles.
    Ótima resenha

    beijinhos
    She is a Bookaholic
    Minhas pequenas coisas

    ResponderExcluir
  5. Olá, releituras estão sempre figurando minha lista de leitura, e faz algum tempo que tenho interesse em conhecer a escrita de James, justamente por sua peculiaridade. Assim como em outras obras da série, esse volume chama atenção pela forma com a qual a autora decide brincar com os contos de fadas, incorporando-os não nos detalhes, mas nas morais deixadas para compor uma reflexão. Beijos.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥