21 setembro 2014

O que rola na tela #21 - Maze Runner - Correr ou Morrer


Fala, galera. Neste post mudamos o foco dos seriados e partimos pra telas maiores. Hoje vamos falar da adaptação do best-seller de James Dashner, batizada no Brasil de Correr ou Morrer.


Um jovem acorda dentro de um elevador, completamente sem memória. O menino não tem a mínima noção de onde está e para onde está indo. Quando o elevador finalmente para, ele avista outros meninos e se depara com um campo  cercado por muros gigantes.

Após o choque inicial, os antigos moradores mostram ao novato como é a organização social na clareira e as coisas misteriosas que acontecem atrás dos muros, no labirinto. Todos logo notam que o garoto novo é curioso demais, diferente dos outros e que as coisas na clareira estão prestes a mudar.

Não vou me prolongar sobre a sinopse, até porque acho que a grande maioria já sabe do que se trata o filme. Vou evitar ao máximo comparar com o livro (falta muito pra eu terminar a leitura), e acho que filme e livro são plataformas completamente diferentes, sendo apenas uma complementar da outra.


O filme já começa tenso, com o barulho ensurdecedor do elevador (não há créditos iniciais, nem musiquinha, só os 15 minutos de trailer mesmo, rs). A sensação que temos é que estamos juntos com o menino e sabemos tanto quanto ele, ou seja, nada. Aliás, nem o próprio nome ele sabe. O que quebra o clima de tensão é a recepção dos meninos. Em sua grande maioria, todos "nos" recebem bem.

Daí em diante, são 40 minutos de muitas explicações sobre o que é o que, intercalados com algumas cenas mais frenéticas e a cena do "Clube da Luta do Labirinto", para que possamos saber o nome do nosso protagonista: Thomas (Dylan O'brien - Teen Wolf).

Sou fã do Dylan e posso dizer que o cara fez mais um excelente trabalho. Os outros atores também não ficam atrás e se mostraram competentes no que foi exigido deles. Até mesmo o chato do Gally (Will Poulter - As Crônicas de Nárnia e Família do Bagulho) bem... Continuou chato! Não sei porque, mas ele me irrita demais. Não sei se é o jeito dele falar ou a sobrancelha sinistra rs...
Os intérpretes de Teresa, Minho e Chuck me conquistaram de cara. Minho tinha tudo pra ser o jogador de futebol popular esnobe em outra saga, mas se mostrou um verdadeiro companheiro de batalha e Chuck é o menino que você queria como irmão caçula.

Os efeitos especiais não deixam a desejar. Nem tudo é perfeito, mas como é de praxe, acredito que os investimentos de verdade virão nos próximos filmes, caso o primeiro seja sucesso. As ações dentro do labirinto são de tirar o fôlego. Seria mais ainda se o local fosse mais claustrofóbico, já que os corredores são imensos.


O filme é bem ágil, muito mais do que Jogos Vorazes e Divergente, por exemplo. Não há tempo para romances clichê e a interação entre os personagens é excelente. O fato de nenhum deles saber do seu próprio passado, nos deixa tão perdidos quanto os personagens.

 Não vou dizer se o longa fez juz ao livro ou não. Considerando o telespectador que não leu o livro, o filme cumpriu bem o seu papel. Milhares de detalhes podem não ter sido explorados, mas todos nós sabemos que é impossível reproduzir 300-400 páginas em algumas pouquíssimas horas.

Algumas pontas ficaram soltas. Não sei se foi furo ou não, mas espero que sejam respondidas no próximo filme ou no final do primeiro livro.* 

SPOILER

Uma das pontas soltas que citei acima, foi quado Gally aparece no laboratório, após Thomas e seus amigos acessarem o local. Oras, como Gally conseguiu chegar lá sozinho, se ele não conhecia o labirinto? Como ele sabia a senha numérica? 

FIM DO SPOILER 

Resumindo, me senti preso ao filme durante as quase duas horas e o final me deixou querendo (muito) mais. Se vocês curtiram os já citados Jogos Vorazes e Divergente, com certeza vai se entregar ao mundo dos labirintos.





**Curiosidades**

O filme já somou mais de US$ 32,5 milhões no fim de semana de estreia, somente nos EUA. A FOX alega que está dentro das projeções, o que garante praticamente a continuação da franquia nos cinemas.

O próprio autor do livro acompanhou de perto a produção do filme e disse que o o produto final ficou muito próximo do livro.

Foi lançado um jogo para Android e IOS, no estilo Temple Run.

Atualização (22/09/2014):

A sequência já foi confirmada pela FOX e estreia dia 18 de Setembro de 2015. Mundialmente, o filme faturou mais de US$ 82.

O filme ocupou o #1 nos cinemas americanos.

30 comentários

  1. Sinceramente? Nunca tinha ouvido falar, só quando estreou e eu vi o pôster na porta do shopping que eu passo todo dia a caminho do trabalho. Parece ter muita ação!
    abs,
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Estou na mesma que vc!! assisti o filme antes de terminar o livro. Gostei muito do filme , já estou devorando o livro!!! o filme deixou um gosto de quero mais !! e muitas suposições no ar !
    Sera que os meninos dados como mortos realmente morreram?
    Gostei muito do blog, grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Douglas, tudo bem? Queria muito ler o livro antes de assistir ao filme, mas acho que não vou conseguir, mas vou tentar assistir. Enfim, gostei bastante do trailer e os efeitos especiais parecem ser muito bons. Eu adorei Jogos Vorazes, mas não gostei tanto de Divergente, e espero gostar bastante desse. É interessante o fato de nos sentirmos inseridos no filme, isso significa que uma parte do seu papel já foi cumprido.

    Adorei o post e as imagens!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Olá Douglas....

    Fiquei completamente sem fôlego com a sua resenha desse filme. Eu não tenho muito interesse el ler o livro, mas estou louca para assistir o filme e tudo isso pode mudar... sou muito fã de Dylan também ele está perfeito em teen wolf... ele é um ótimo ator... bom vou conferir o filme no dia do meu aniversário... um excelente presente para mim rsrsrsrs Xero!

    ResponderExcluir
  5. Então Douglas, tu leu o livro? Eu não li, mas Leo me contou que mudaram muitas coisas, inclusive o final. Fiquei pensando se Gally não podia estar mentindo sabe, ou se não podia ter ficado rastro da fuga deles com o portal já aberto.. sei lá.. mas acho que aquele final não é, digamos, "definitivo". Teremos que aguardar a continuação. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Douglas, não li a obra literária nem assisti ao filme, que parece bom. Gostaria de ler primeiro, mas acho que não será possível.
    Li em algum lugar uma entrevista com o autor em que ele dizia que Maze Runner só ficou conhecida por causa de Jogos Vorazes, que se interessaram por filmar os livros com isso em mente, e que ele agradecia o sucesso de JV.
    Pouco mais de 30 milhões arrecadados em primeiro fim de semana nos EUA é pouco comparando a superproduções, mas acho que isso mudará.
    Acho que vou curtir mais MR que outros do gênero, pois você disse que não há espaço para romances clichês, estou cansada deles, ainda mais triângulos amorosos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati. Também achei "pouco". Jogos Vorazes faturou 155 milhões na estreia, custou 78. Correr ou Morrer custou 35 milhões. Tomara que tenha continuação. Até agora não li nada sobre isso.

      Excluir
  7. Olá!
    Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas não é por falta de vontade. Eu não sou o tipo de pessoa que exige que o filme seja igual o livro, sei como é difícil reproduzir igual e não tenho problemas com isso. Só quando emitem demais coisas realmente importantes para a trama.
    Eu sou apaixonada por thg e divergente, então sei que vou amar maze runner. Infelizmente não sei quando vou assistir, pois no cinema da minha cidade não passam lançamentos, só um mês depois ¬¬ e nem na cidade vizinha está passando.
    Gostei de saber que não tem romances, acho que como a maioria, estou cansada demais deles, quero ação mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quando assisti ao trailer, só fiquei com vontade por conta do Dylan rs
    Mas o enredo é bom, claro que tem algumas coisas difíceis de aceitar, mas é ficção, acontece.
    Beeeijos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  9. Estou louca pra ver o filme!! Imaginei que fosse ser mais ágil mesmo, porque o livro já é infinitamente mais ágil que Divergente e Jogos Vorazes também. Estou custando a me acostumar com essa ideia de que o livro e o filme são coisas complementares, mas já aceito isso melhor! rs... Acho legal o autor ter acompanhado de perto a produção, por mais que não dê pra colocar tudo ele deve ter ajudado na questão de não ter nada que incomode os fãs, pelo menos. E que bom que a sequência já foi confirmada! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Ainda não assisti, mas vou fazer em breve. Acho que vou acabar desistindo de ler os livros porque a escrita do autor não me chamou a atenção, mas espero curtir o filme que parece ter um bom roteiro e uma boa direção. Aconteceu com Jogos Vorazes que eu adoro os filmes, mas não curti a narrativa dos livros.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  11. O livro parece bem bacana, o filme me chamou atenção... Mas quero primeiro ler o livro e depois ver a adaptação :) AInda bem que você gostou, espero que eu curta tanto quanto você!!!
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Douglas
    Eu adoro esse gênero distópico e de aventura, mistério e muuuuita correria! hahaha Já vi o trailer e li algumas resenhas que me fizeram ansiar pelo livro, óbvio!
    Só assisto depois de ler. Gostei das suas explicações e como tributo, sei que vou amar ambos! Preciso comprar logo e fazer a leitura ( :

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Douglas.
    Adorei essa tensão inicial que você citou, eu amo distopias e procuro tudo sobre o gênero, e sempre encontro algo que ainda me surpreende.
    Eu não li o livro, e admito que não vou resistir, vou assistir o filme primeiro e matar minha curiosidade, se o enredo realmente me conquistar, leio o livro pra saber de todos os detalhes.

    ResponderExcluir
  14. Oiee.
    Esse filme assim como os livros não fazem meu estilo, posso até assistir ao filme, talvez eu até assista, mas ler o livro garanto que não lerei.
    Não dá pra forçar se não faz parte dos gêneros que a pessoa curte né? Não é o meu estilo então vou deixar passar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  15. Oie,

    Nesses ultimos dias, foram os que eu mais ouvr falar do livro/filme e é a primeira critica do filme que eu lio, tenho muita vontade de ler o livro, não conheço muito da historia, mas pretendo ler o livro primeiro e dpeois correr atrás do filme! Ainda bem que vai ter continuação, assim os fãs vão ter mais Maze Runner para admirar.

    Mayla

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu adorei ler Maze Runner e estou muito ansiosa pro filme, espero de coração que ele não me decepcione haha!
    Adorei a postagem,
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Hey, Douglas!

    Infelizmente ainda não pude ler os livros da série (por falta de grana ;c), mas estou louco para adquirir meus exemplares e ir ao cinema assistir ao filme! Já combinei com minha amiga que iremos para assistir "Se Eu Ficar" e "Maze Runner" seguidos, no mesmo dia! É uma missão um tanto quanto cansativa, mas que com muita certeza irá compensar, haha!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Assisti ao filme aqui onde moro, e é realmente muito bom! Recomendo a todos a irem assistir!

    ResponderExcluir
  19. Olá Andressa!
    Eu estou louca pra ver esse filme e acho que vou nesse fim de semana.
    Ele parece ser bem paracido com o livro Jogos Vorazes, mas eu mesmo assim quero conferir.
    O filme parece ter muita ação e quero ver como os meninos vão sair dessa.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiiie... eu estou louca pra assistir este filme!!
    Ouvi muito bem dele, e já estou ficando muito curiosa..rss

    ResponderExcluir
  21. Oi eu não sabia que maze runner era uma trilogia...Eu to muito loko para assistir o filme e ler o livro!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Calebe. Se não estou enganado, já são 5 livros rs.

      Excluir
  22. Oieee, eu já sabia que o mesmo seria um sucesso, estou quase morrendo de vontade de assistir, mas infelizmente o filme não veio para a minha cidade :( eu fiquei triste, mas fazer o que né?? kkkk, o jeito vai ser assistir online mesmo, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que saco heim, Gustavo. Como assim o filme não estreou aí?!! Pelo menos temos a internet rs. Abraços

      Excluir
  23. Olá, meu intuito era comprar o livro para poder assistir ao filme,
    mas isso não ocorreu e não vou assistir o filme. Porque gosto de
    ler primeiro para depois assistir, mas enfim, estou bem animada
    para conferir essa adaptação,

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Quero tanto ler os livro sei bem pouco da trama, mas o pico que sei já me conquistou, mas acho que vou ver o filme primeiro ")

    ResponderExcluir
  25. Ainda não li os livros e por enquanto não irei assistir o filme.
    Mas sei do quanto ambos são ótimos e daqui para o fim do ano já tenho lido todos os livros *----*

    ResponderExcluir
  26. Eu sabia sobre o filme, mas quando prestei atenção no trailer fiquei sabendo que era sobre um livro ai já viu né, sai correndo pra procurar saber mas ai pow, eu fiquei tão animada pra ler e assisti que já fui na livraria procurar por ele... rsrsrs
    Quando eu o ler vou assistir ao filme, mas é uma pena que o próximo só vai ser lançado mas de um ano depois.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  27. Desde que vi o trailer que estou morrendo de vontade de assistir o filme e ler o livro... Já ouvi falar muito bem do livro, e como o próprio autor acompanhou e disse que ficou bem parecido então acredito que o filme também deve ser perfeito... Já estou programando uma ida ao cinema para assistir, mas a leitura vai ter que esperar mais um pouco ainda... Que bom que vc gostou, mais um incentivo pra ir ver...
    Kisses =*

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥