Fala, galera. No post de hoje vou falar sobre The Leftovers, série original da HBO em parceria com a Warner Bros Television, que estreou em Junho de 2014.
O drama enigmático trata do dia 14 de Outubro, em que dois por cento da população (aproximadamente 140 milhões de pessoas) desaparecem de forma repentina e sem qualquer explicação, e o mundo inteiro tenta lidar com esta situação improvável. A história gira em torno de Kevin Garvey (Justin Theroux), pai de família e chefe de polícia de um pequeno subúrbio nova-iorquino, que se esforça para recuperar a sensação de normalidade diante de uma situação que parece impossível.
Bom, a série se baseou no livro homônimo, escrito por Tom Perrotta e publicado no Brasil pela Intrínseca. O próprio autor, em parceria com Damon Lindelof (Lost), estão por trás da série. Meu interesse pela série atingiu 100% só de saber que o produtor de Lost participaria do projeto. O cara tem umas ideias brilhantes e tudo o que ele faz eu fico curioso pra saber o resultado. O enredo também me interessou muito.
A série não tenta explicar o que aconteceu com os "arrebatados" e como aconteceu, para onde essas pessoas foram... Ela se preocupa em contar como os deixados para trás convivem após os acontecimentos, tipo um 9/11. Uns se sentem perdidos, outros se sentem culpados, outros se sentem inferiores abandonados por não terem sido arrebatados, outros não dão a mínima... O interessante é que me via um pouco em diversos personagens.
É interessante demais pensar em como você reagiria se um parente seu ou seu melhor amigo, por exemplo, desaparecesse do nada. É diferente da morte onde, em teoria, é o fim para aquela pessoa e nós temos a noção disso. Além disso, tem um grupo organizado tipo uma seita, que se veste de branco e fuma sem parar, como penitência. São eles os responsáveis por grande parte das confusões que acontecem na trama.
É interessante demais pensar em como você reagiria se um parente seu ou seu melhor amigo, por exemplo, desaparecesse do nada. É diferente da morte onde, em teoria, é o fim para aquela pessoa e nós temos a noção disso. Além disso, tem um grupo organizado tipo uma seita, que se veste de branco e fuma sem parar, como penitência. São eles os responsáveis por grande parte das confusões que acontecem na trama.
As atuações são boas, os personagens interessantes. Isso já um enorme passo em qualidade. Mas, para quem gosta de ação (como eu) pode se incomodar um pouco. A série é devagar, mas é num bom sentido. Ela é filosófica, rolam muitos conflitos pessoais, muitas ideias... É uma série para ser degustada com calma.
Uma outra pequena coisa que me incomodou um pouco é que ela esbarra em certos clichês. Exemplo é um daqueles que vemos em filmes de terror, em que um personagem, aparentemente maluco e aleatório, aparece só para coisas sem sentido e profetizam sobre os perigos que os personagens encontrarão pela frente.
De qualquer forma, eu devorei a série toda num fim de semana. Ela é curta, apenas 10 episódios. Tem a seu favor o padrão de qualidade da HBO e, para aqueles que conseguem chegar até o final, com certeza dirão que o saldo foi bastante positivo.
Não posso dizer se a série foi fiel ao livro. Mas ele já está na minha lista de leitura, mas como ler é um pequeno problema pra mim, não sei quando postarei uma resenha aqui.
Como a série foi renovada, não sei se a primeira cobriu o livro todo. Então não posso dizer como a segunda será conduzida, se terá participação do Perrotta na produção/texto, não sei se teremos um segundo livro... Mas com certeza estarei acompanhando.
Bom galera, é isso. Se alguém já leu o livro ou viu a série e quiser dar um parecer nos comentários, fiquem a vontade!!! ;)
- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA,
Comecei a assistir a série ontem, só vi um capitulo mas parece que vou gostar muito.
ResponderExcluirNão li o livro por isso não posso dizer se é fiel também, mas pretendo ler.
Não vejo a hora de voltar pra casa e continuar assistindo, é viciante.
Beijos
Oi Douglas, gosto bastante dessas colunas, conheço séries novas e essa com certeza entrou na minha lista para assistir. Adoro séries assim um pouco mais paradas, que focam mais no psicológico e nas reações e atitude das personagens. E por saber que é baseada em um livro, já fiquei com vontade de ler.
ResponderExcluirO post ficou ótimo!!
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOiii, fiqueei curiosa sobre a série...vou tentar ler o livro primeiro pra ver se eu gostoo a fundoo..rss
ResponderExcluirOlá, Douglas!
ResponderExcluirSaber que Damon Lindelof está envolvido na produção da série também me animou muito! Já havia gostado da sinopse, mas quando passei pelo parágrafo em que você citou o roteirista, terminei de ler o post com mais entusiasmo.
E tem o Christopher Eccleston no elenco! Não sei se você sabe, mas ele é o nono Doutor (primeiro, se considerando apenas as temporadas a partir de 2005) em Doctor Who. Eu já estimava bastante o ator e acho que vou gostar bastante de vê-lo contracenando com Liv Tyler e Justin Theroux.
Parabéns pelo post e pela excelente indicação. Agora vou pesquisar mais sobre a série! xD
http://discodivinil.blogspot.com.br/
Grande abraço!
Vou te dizer que tenho completa noção do sucesso que eh Doctor Who, mas quase nada sei sobre essa série, Arthur. Mas se tem uma coisa que sei é que, pra algum ator interpretar o Doctor, tem que ser de fantástico pra cima!
ExcluirOi Douglas.
ResponderExcluirVi a primeira foto que você colocou e já associei ao livro. Mas ultimamente ando totalmente sem tempo para séries. Parei de ver até as que eu estava assistindo =( Triste isso.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi, Douglas. Você usou uma palavra que me deixou meio receosa: filosófica. Sempre tive um pé atrás com essas coisas que divagam muito e viajam na maionese, não sei se é trauma de escola. Não vi muito sentido no enredo, até porque não sou muito ligada nesses mistérios malucos, mas pelo que vc falou a produção foi bem feita, o que é um incentivo para assistir. Maaas não sou fã de séries, mal acompanho uma e já me sinto perdendo tempo. rs. Valeu a dica, mas não é pra mim.
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Ando sem tempo para assistir séries pela internet
ResponderExcluirMas quando está passando na HBO dá pra tirar uma casquinha de The Leftovers hahahaha
Nunca tinha ouvido falar dessa serie... Não sei se é do estilo que eu gostaria, mas de qualquer forma não é agora que vou conseguir assistir, pois com a correria de estudo tive que abandonar inclusive as minhas favoritas...
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirTentei puxar na memória de onde eu já tinha visto esse título, mas não consegui me lembrar de nada. Acho que devo ter visto algum post sobre a série em algum blog. Não me interessei por ela e, mesmo que tivesse me interessado, não iria assistir. Estou passando longe de seriados, só assistindo alguns que eu já acompanhava antes.
Abraço!
www.umomt.com
Oi Douglas!!
ResponderExcluirEu já ouvi falar a respeito da série, mas, assim como o Matheus, estou fugindo de seriados para acompanhar rsrsrs. Porém, eu gostei muito, não sabia do que se tratava e parece ser muito instigante.
Vou conferir!!
Beijos
aculpaedosleitores.blogspot.com.br
Um primo meu, estava conversando com meu pai tio sobre uma serie com alguns resquícios do arrebatamento dito na Bíblia, como eu gosto de livros que fazem interpretações bíblicas, logo fui ver a serie na HBO, e é realmente ótima, me fez pensar em muita coisa, e não sou de refletir com seriados, agora estou a procura do livro que a inspirou pra entender um pouco mais como se sentiram as pessoas que foram deixadas.
ResponderExcluiremail: fro_thielly@hotmail.com
Oiee.
ResponderExcluirSe eu tivesse tempo para ver séries talvez eu assistisse essa. Mas como mal consigo acompanhar as que já comecei, Grey's Anatomy, Arrow e White Collar vou deixar essa passar.
É uma pena, mas meu tempo está curto demais para começar mais uma.
Bjokas!
Ola Douglas quando disse que a série é meio devagar já fiquei meio assim , gosto mais onde tenha ação . O tema em si da série é interessante afinal como podem sumir do nada , fica esse grande mistério a ser desvendado. Vou ser sincera há tempos não consigo sentar para acompanhar uma série. Preciso me organizar mais. abraços
ResponderExcluirOlá Douglas,
ResponderExcluirse não engano já ouvi ou li algo sobre a serie, mas não lembrava direito do que se tratava. lendo sua critica sobre ele, eu achei legal a premissa e bem misteriosa o que nos leva a querer investigar e assim manter-nos grudados, não é.
Bom no momento não tem como assistir a esta serie, mas assim que possível quero verificar, ate por que você falou apenas 10 episódios. Então sera rápido.
Adorei a dica e sua critica.
Beijokas Ana Zuky
Nem sabia que a série existia! Não tenho vontade de ler o livro, mas incrivelmente a série me atraiu, isso de querer ver uma série baseada em um livro sem ler o livro antes nunca acontece comigo! rs... Estou curiosa para conhecer a abordagem tendo como base as pessoas que ficaram, muito aterrorizante isso de dois por cento da população simplesmente desaparecer no mesmo dia.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oh lord! Douglas... nem sabia que essa série existia e que os gêmeos de Teen Wolf estava nela rsrsrsrs... eu não me interessei muito... mas a minha irmã já está a procura da série e disse que vai assistir no sábado rsrsrsrs ela gosta dessas coisas, eu tb, mas não me convenceu muito não rs. Xero!!!
ResponderExcluirOi Douglas. Não conhecia essa série mas é uma premissa que me atrae muito. Não sei se vou assistir já que acompanho muitas séries, mas como são 10 episódios e pela HBO pode ser que eu assista, um fim de semana eu termino. Vou pensar e adicionar aqui na minha lista.
ResponderExcluirBeijos,
Leitora Sempre
Oi Douglas, tudo bem?
ResponderExcluirQuando li sua crítica eu fiquei pensando: é engraçado como as pessoas reagem ao desconhecido de forma diferente. Se pensarmos bem, o medo do desconhecido pode causar pânico e até atitudes extremas. Esse tema me atrai, mas não gostei do foco da série, eu queria ver não a reação das pessoas que ficaram, e sim uma investigação sobre o que aconteceu.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Douglas
ResponderExcluireu tenho o livro aqui comigo e ainda não tive chance de ler. Adoro lidar com esses temas de perdas inesperadas e repentinas. É fascinante e um pouco nonsense.
Eu ainda não acompanho a série mas fiquei tentado a ver. E como são 10 episódios, acho que vou assistir. Acho legal quando a série lida com as pessoas que ficaram e como elas estão reagindo. Tem um livro assim que eu já li e resenhei: Ressurreição, do Jason Mott. As pessoas mortas começam ressurgir e a forma como isso abala as famílias é o mais legal.
Adorei a crítica.
Abraço
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/
Olá, não conhecia o livro, e tampouco a série, o que é bastante compreensível, já que não as acompanho. Vou buscar ler. Gostei do tema abordado, e gosto mais de saber a reação dos personagens.
ResponderExcluirBeijoooos!
Vivendo em Livros
Já ouvi falar da série, mas nunca tive interesse em ver, talvez até lesse o livro, mas não veria a série, sei lá, só não tenho interesse "/
ResponderExcluirPra falar a verdade eu já me apaixonei só de ver a primeira foto... rsrsrsrs As series vem tomando cada vez mas espaço no tempo de todo mundo...
ResponderExcluirVou dar uma olhadinha nela, pra ver se gosto...
Abçs :)
Descubra por que desapareceram 140 milhões de pessoas, é o foco desta série. Uma produção que definitivamente se tornou uma opção fascinante para o espectador. Espero que agora a seu segunda temporada, a série mostra mais detalhes sobre este e misterior pode começar a saber o que tinha acontecido. Parece ser uma excelente escolha para este 2015
ResponderExcluir