24 setembro 2014

Resenha - O que me faz pular, Naoki Higashida

Naoki Higashida sofre de autismo severo. Com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, o jovem aprendeu a se expressar apontando as letras em uma cartela de papelão, e, aos treze anos, realizou um feito extraordinário: escreveu um livro. Delicado, poético e profundamente íntimo, O que me faz pular traz uma nova luz para entendermos a mente autista. O jovem explica o comportamento muitas vezes desconcertante das pessoas com autismo e compartilha conosco suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em um relato e um conto inesquecível.



SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Naoki Higashida
EDITORA: Intrínseca



EDIÇÃO: 2014
CONCEITO:  5 estrelas



PÁGINAS: 192
Adicione no  SKOOB



Lindo, sensível e tocante, O que me faz pular, de Naoki Higashida nos apresenta um universo em que muitos acham que conhecem e podem falar sobre, porém ao ler esse livro entenderam que não sabem nem a metade do que se passa nesse mundo incompreendido e habitado somente pelos autistas.

Aos 13 anos de idade, Naoki sentiu necessidade de compartilhar com o mundo como é a vida de um autista e as limitações por trás dela, e nem mesmo seu autismo severo e a dificuldade para se comunicar verbalmente foram capazes de impedi-lo. Com a ajuda de sua mãe e uma professora, ele aprendeu a ser comunicar através de uma prancha de alfabeto e desde então Naoki não parou, chegando a publicar seu livro, escrever seus contos e manter seu blog.

Não conseguir falar significa não compartilhar o que a gente pensa. É como ser um boneco que passa a vida toda em isolamento, sem sonhos ou esperanças. (pág.27)

O livro trás uma série de perguntas e respostas nas quais Naoki nos explica exatamente o que se passa na cabeça de um autista, e em como devemos trata-los como pessoas normais, que assim como nós, tem entendimento do que é dito e feito em sua volta. A única diferença é que nós conseguimos manipular nossos sentimentos e reações, enquanto um autista tem dificuldades de responder uma simples pergunta.

Pergunta 7:
Por que você fala de um jeito tão peculiar?
Ás vezes, pessoas com autismo falam numa entonação estranha, ou usam a linguagem de forma diferente. Quem não é autista pode escolher o que quer dizer em tempo real, enquanto está conversando. No nosso caso, as palavras que mais queremos dizer e aquelas que conseguimos dizer nem sempre coincidem. [...] Porém, com a prática isso melhora. Por favor, não ria de nós, mesmo que o nosso desempenho nem chegue perto do ideal. (pág. 41/42)

O livro trás uma reflexão linda, e nos faz entender que existem pessoas com problemas tão maiores que os nossos, e que mesmo assim elas estão lutando para viver e fazer o bem até mesmo para aqueles que nem sequer lhe dirigem a atenção. Naoki Higashida é um exemplo de ser humano de alma bondosa e coração puro e acredito que sua condição de autista não é algo capaz de reprimir a grandeza de seu coração.

O coração de cada um de nós pode ser tocado por alguma coisa. Chorar não significa tristeza, ou crise, ou estar magoado. E eu gostaria que, se fosse possível, vocês mantivessem isso em mente. (pág. 140)

Esse livro é indicado para todos, é um alerta de socorro e de atenção não somente para autistas, mas para o ser humano em si. Tenho certeza de que se formos capazes de parar e tentar compreender melhor o ser humano, também seremos capazes de crescer como pessoas melhores, refletindo mudanças em nossas vidas e em nossa sociedade.

- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA,
Veja como participar aqui.

26 comentários

  1. Muito legal esse livro, ele nos mostra como os autistas não são diferentes de nós, gosto de pensar que eles tem seu próprio mundo. Acho errada a maneira como algumas pessoas acham que podem julgar outras sem olhar para o espelho. Esse livro serve de lição para aprendermos um pouco mais sobre os autistas e como eles tem almas inocentes e bondosas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Glaucia, tudo bem?

    Esse livro me chama muito a atenção, eu leria numa boa. Mas não é um livro que eu desejo comprar e ter em minha estante, entende? Mas eu leria sem dúvida alguma. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha parado nem pra ler a sinopse desse livro, então não tinha a menor ideia de que havia sido escrito por um garoto autista! Realmente tem muita gente com problemas muito maiores do que os que a gente considera gigantescos, quero muito ler o livro, acho importante a gente entender pelo menos um pouquinho do universo dos autistas, ainda mais que um deles se esforçou para explicá-lo. Beijo. Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Glaucia que livro emocionante hein menina , já coloquei em minha lista, poder conhecer como se sente um autista e o mesmo ter escrito um livro. Será bem esclarecedor a todos que tem dúvidas sobre o autismo. Amei a capa do livro. beijos lindona

    ResponderExcluir
  5. Oi eu ainda não conhecia este livro, fiquei encanta com a historia já entrou para minha listinha..rss

    ResponderExcluir
  6. Oi Glaucia, tudo bem? Estou com muita vontade de ler esse livro, parece ser uma história muito tocante realmente. E a principal mensagem é exatamente essa, existem pessoas com maiores problemas do que nós, mas estão sempre se esforçando para ser boas. Uma história de superação, de vencer as dificuldades, de querer se expressar e nos fazer conhecer a realidade. Quero muito ler e me emocionar também.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Oii,

    Nossa, eu não tinha visto o livro ainda mas nooossa, que história!!
    Leria com certeza!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Glaucia
    Adoreeei a resenha. Morro de vontade de ler esse livro justamente por tratar do universo autista. Acho essa doença tão peculiar que ler sobre ela na literatura me deixa terrivelmente curioso. rs
    Sua resenha me deixou bem mais animado. Acredito que a leitura de um livro sensível e tocante assim nos humaniza mais e dignifica!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei esse por 10,00 no Submarimo, mas ainda não li. Aliás, você acabou de me lembrar de que preciso ler logo. Eu amei 2 livros com protagonistas autistas, mas esse não é ficção. Estou muito a fim de conhecer o Naoki e sua superação.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Glaucia,
    A premissa desse livro é adorável e me encanta! Acho que assim como os outros do gênero têm muito a acrescentar a todos os leitores. A respeitar as diferenças, em relação à inclusão dessas pessoas e que eles são como nós só que com dificuldades às quais podemos ajudar e conviver!
    Adorei e vou ler com certeza!
    Beijos
    Chrys Audi
    http://www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie,

    Eu me lembro desse livro quando estava em divulgação de lançamento, e fiquei bem curiosa pra saber mais, e nunca tinha lido nenhuma resenha do livro em questão, daí eu me deparo com a sua, e fiquei com mais vontade ainda de conhecer a obra, tenho muita curiosidade em relação ao autismo, fico com muita vontade de conhecer e poder ajudar, e esse livro me deixou com muita vontade de conhecer o Naoki.

    Mayla

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Adorei o título e a temática, logo já quero ler. Não lembro de ter lido algum livro que falasse sobre autismo, mas sempre me interessei pelo tema. Já anotei a dica deste título e pretendo ler assim que eu consegui, mesmo não tendo gostado muito da capa haha Acontece! Obrigado pela dica e curti muito sua resenha.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Gláucia!!!
    Nossa que interessante! Parece um livro tocante e realmente, todos deveriam ler.
    Gostei muito da tua resenha e assim que eu tiver oportunidade vou ler esse livro, quero conhecer Naoki.

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Flor! Tudo bom?
    Já estou encantada com a capa, fiquei namorando ela um pouquinho, antes de iniciar a leitura da resenha, uma capa faz toda a diferença, não é mesmo?
    Estou arrepiada ao ler sobre o que se trata o livro, provavelmente é o primeiro que vejo abordar o assunto e tenho certeza que temos ai, uma história tocante e totalmente única. Tenho certeza que vai abrir os olhos e a mente dos leitores para essa realidade que convivemos pouco e quando ela está frente a frente com a gente, não sabemos o que fazer.
    Com certeza estou anotando a dica e vou ler, tenho certeza que vou me emocionar e ficaria muito feliz em ler um pouco mais sobre o assunto!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, um ótimo livro sobre autismo é "Uma Menina Estranha", da Temple Grandin.

      Excluir
  15. Que incrível!!!
    Realmente é um exemplo de ser humano. Conseguiu vencer as dificuldades e claro o preconceito que ainda existe.
    Adorei mesmo sua indicação <3
    |A Beautiful Lie|

    ResponderExcluir
  16. Oiee.
    Nunca li nada com esse tema, e esse livro me parece ser bem forte, além de informativo.
    Gostei do fato de ter as perguntas, que nós leitores gostaríamos de fazer.
    Se tiver a oportunidade vou lê-lo com certeza.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  17. Uauu, que legal. Isso sim é superação, pessoas assim são exemplos de vida e
    fiquei mesmo com vontade de ler o livro e compreender mais sobre o autor.
    Principalmente por se tratar de alguém que tem autismo severo.
    Ótima dica, vou procurar o livro sim.
    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Glaucia,
    eu não lembro de ter visto este livro por ai, mas fico feliz de conhecer ele aqui alem de saber sua opinião sobre a leitura.
    Acho muito interessante quando leituras trazem um universo a qual não sonhamos, e nos mostra como é viver nele. E falando sobre autistas, nossa deve ter sido uma leitura maravilhosa.
    E são leituras assim que nos fazem ver o outro lado e enxergar aquilo que muitas vezes não queremos ou pelo simples motivo de ignorância mesmo.
    Adorei sua resenha. Uma pena estar com uma imensa lista de leituras, pois queria muito poder ler a este livro agora.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  19. Confesso que não é o tipo de livro que geralmente leio, mas acho que seria bem interessante ler algo escrito por um autista ...

    ResponderExcluir
  20. A leitura desse livro deve ser emocionante fazendo você refletir sobre muitas coisas.
    Me admiro com a coragem e força de vontade do autor que mesmo aos 13 anos e sendo autista conseguiu escrever um livro maravilhoso desses.
    Fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é muito legal, gosto de livros com lições de vida e que nos mostram os lados das pessoas que vivem no dia-a-dia sendo especiais.
    Um livro emocionante que vou lê-lo brevemente.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  22. Eu lembro de ter visto esse livro e ficado louca por ele, a capa é simplesmente maravilhosa e o titulo é bem interessante. Dai eu vi sobre o que o livro se tratava e ainda sim continuei interessada, eu não entendo quase nada sobre o autismo, por essa razão gostaria de ler esse livro, pois ele parece trazer varias mensagens e respostas as duvidas dos leitores.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Oi Glaucia!
    Não conhecia o livro, e amei tudo o que você falou <3 Enquanto eu lia sua resenha fiquei lembrando de Extraordinário. O Que me Faz Pular parece ser daqueles livros que nos faz repensar tudo, se estamos levando a vida da melhor maneira, que nos traz ensinamentos...
    Adorei!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  24. Olá Glaucia!
    Esse livro parece ser bem interessante. Conhecer o mundo dos autistas pelos olhos de um é muito bom. Pois podemos ver a realidade como ela é e não uma hipótese. É muita dificuldade para ver com uma pessoa que tem esse problema, mas com perseverança consegue.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Parece ser um livro lindo demais! É baseado em história real?
    A realidade do autismo é bem dura, não só pra quem sofre desse problema, como para todos os envolvidos... A família tem que proporcionar um apoio incondicional, e que é bem complicado... Já sei o próximo livro para reflexão que irei ler... Valeu pela indicação!
    Kisses =*

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥