27 novembro 2022

Resenha - O gato que amava livros, Sosuke Natsukawa


 
Livro: O gato que amava livros
Autor(a): Sosuke Natsukawa
Editora: Outro Planeta
Páginas: 240
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Uma história sobre encontrar a própria coragem, sobre cuidar de si e dos outros – e sobre o imenso poder da literatura. A livraria Natsuke era uma loja de livros usados quase fora da cidade. Quem passava por lá via estantes que iam do chão até o teto, abarrotadas das mais maravilhosas obras literárias. Rintaro Natsuki amava aquele lugar, erguido pelo trabalho do avô que o criou, com todo o seu coração – passou muitas horas felizes lendo o que desejava por aqueles corredores. A livraria era o refúgio perfeito para o garoto doce, porém recluso. Depois que o avô morre, Rintaro percebe-se só e arrasado: tudo indica que ele precisará fechar a livraria. É quando surge um misterioso gato malhado, de nome Tigre, que pede a ajuda do garoto. O gato deve encontrar um verdadeiro amante dos livros para acompanhá-lo em uma missão. A improvável dupla, então, enfrentará três aventuras mágicas para resgatar livros aprisionados, maltratados e abandonados. Fenômeno editorial no Japão, O gato que amava livros é uma história reconfortante sobre encontrar a própria coragem, sobre cuidar de si e dos outros – e sobre o imensurável poder dos livros.



Quando Rintaro Natsuki perdeu o avô, que era seu parente mais próximo, ele perdeu também aquele que o criou, amou e amparou quando sua  mãe veio a falecer. Agora ele se via sozinho, contando apenas com a ajuda de uma tia que conheceu no velório e uma livraria, conhecida como a livraria Natsuki.

Essa livraria era na verdade um sebo modesto e bem organizado que pertencia a seu avô, mas agora Rintaro precisaria se desfazer da livraria porque se mudaria para a casa da tia. No entanto, ele não queria deixar aquele lugar que tanto amava e que foi cenário de momentos felizes enquanto lia em seus corredores. A livraria era seu refúgio e um ponto de conexão com seu avó, e agora ele se via prestes a deixar aquele lugar para trás.

Certa noite depois de ter fechado o sebo, o garoto se deparou com um gato malhado, chamado Tigre, pedindo sua ajuda. Ele precisa resgatar livros nos labirintos e Rintaro um garoto solitário se vê em uma grande aventura onde vai precisar demonstrar seu amor por livros para resgatá-los.

Eu amei a história, porém tenho algumas ressalvas com a escrita que me incomodou um pouquinho. Apesar disso, o encanto da trama não se perdeu, pois a obra de Sosuke Natsukawa fala de livros e do amor pela leitura, além de conter dicas maravilhosas de leituras!

Concluindo, O Gato que amava livros fala sobre o quanto as pessoas querem tudo muito rápido, sobre não separarem tempo para apreciar um bom livro, e sobre essas histórias acabarem esquecidas. O que é triste por um lado, mas me fez pensar no tanto de instagram literário que tenho contato diariamente e a importância que eles trazem para as pessoas. São inúmeras oportunidades de conhecer livros novos, de encontrar pessoas que gostam de livros em comuns e muito mais. Fico tão feliz de pertencer a essa comunidade de leitores.




3 comentários


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥