01 março 2022

Resenha - A Lista da Sorte, Rachael Lippincott



 
Livro: A lista da sorte
Autor(a): Rachael Lippincott
Editora: Alt
Páginas: 320
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Emily e sua mãe sempre foram sortudas e tinham uma ligação única. Todo mês escolhiam a mesma cartela da sorte na supercompetitiva noite de bingo da cidade. Até que a sorte da mãe de Emily foi embora há três anos, quando ela sucumbiu a um câncer, e nada pareceu dar mais certo para a garota desde então. Agora, nas férias antes do último ano escolar, as coisas estão piorando. Emily arruinou o relacionamento com o namorado, Matt, que sua mãe adorava, e seu pai decidiu vender a casa em que ela cresceu. Como se não bastasse, ele ainda convidou Blake, filha de seu melhor amigo, que Emily mal conhece, para ajudá-la a doar todas as coisas da mãe. Mas, durante a mudança, ela descobre, escondida em uma caixa no fundo do closet, uma lista da sorte, que reúne doze desejos que sua mãe planejava realizar antes de terminar a escola. Quando Emily decide embarcar em uma jornada para realizar cada item emocionante, apavorante e até intimidador da lista, ela finalmente encontra uma conexão com a mãe de novo ― e com Blake também. Uma que não esperava. De repente, a garota deve encarar um novo medo: aceitar partes dela que nunca teve chance de dividir com a pessoa que a conhecia melhor do que ninguém.

Quando Emily perdeu a mãe para o câncer, perdeu também sua melhor amiga e companheira das noites de bingo da cidade. Três anos após o ocorrido, a saudade ainda é uma constante na vida da adolescente de 17 anos que está lidando com seu último ano na escola enquanto se prepara para dar adeus aos pertences da mãe.

O que acontece é que por motivos financeiros, Emily e seu pai precisarão mudar para uma casa que caiba no orçamento da família e que consequentemente será menor. Desapegar do lugar que possui tantas lembranças da mãe não será fácil para nossa protagonista, mas no meio desse processo ela contará com a ajuda de Blake, a filha do melhor amigo de seu pai que está se mudando para a cidade.

Enquanto separa os pertences para doação, Emily encontra uma lista da sorte com doze desejos que sua mãe planejava realizar antes de terminar a escola. Quando ela percebe que alguns itens da lista não foram concluídos, decide que os cumprirá no lugar da mãe. Contando com a ajuda de Blake para embarcar nessa jornada, ela se desafiará em cada item emocionante, divertido ou apavorante dessa lista da sorte. Mas o que ela nem imaginava é que no meio desse processo encontraria uma nova conexão com a mãe, mas também novas partes de si mesma que até então desconhecia.

Emocionante, leve e reflexivo, A lista da sorte é um romance sáfico que trata de temas como autodescoberta, luto e lembranças. Rachael Lippincott conseguiu descrever com muita sensibilidade o processo doloroso que é perder alguém e tentar se manter inteiro, mesmo quando nosso coração parece quebrado em mil pedacinhos. Outro ponto importante é a evolução do relacionamento entre Emily e Blake, que se baseou no apoio e companheirismo nos momentos de maior necessidade.

Confesso que quando iniciei o livro imaginei que iria ler mais um clichê adolescente digno de sessão da tarde, mas a verdade é que encontrei uma obra que exala amor e saudade, com protagonistas bem construídas e um romance de aquecer o coração.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥