15 setembro 2014

Resenha - Proibido, Tabitha Suzuma

Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Tabitha Suzuma
EDITORA: Valentina
EDIÇÃO: 2014
CONCEITO: 3 estrelas
PÁGINAS: 302
Livro cedido de parceria com a Editora Valentina
Adicione no SKOOB



Lochan, Maya, Kit, Tiffin e Wila. Cinco irmos que apesar de nenhuma estrutura familiar, tem um ao outro e são unidos pelos melhores sentimentos que o ser humano pode ter. Quando o pai decidiu abandonar a família, a mãe deles – que nunca foi um exemplo de maturidade - quis levar uma vida normal. Com doses cavalares de namorados, bebidas, noitadas e todas as coisas que são impossíveis de se conciliar com a criação de cinco crianças, ela não deixou muita escolha aos seus filhos mais velhos. Lochan e Maya assumiram a função de seus pais, zelando pelo bem estar dos mais novos, cuidando da casa e principalmente, evitando a todo custo que alguém descobrisse a ausência de um responsável dentro de casa, o que acarretaria na entrega dos irmãos ao serviço social e consequentemente, na separação deles.

É acompanhando a rotina desses irmãos que o leitor mergulha na história. Acordar, café da manha, escolha, brincar, dever de casa, jantar, dormir... Seria uma vida monótona se não fossem todos os percalços do dia a dia e a singularidade de cada um. Willa é a mais nova, Tiffin é ligado no 220v, Kit é um pré-adolescente rebelde - e pra mim o melhor personagem do livro -, Maya tenta se encaixar entre os adolescentes da escola, enquanto Lochan é sobrecarregado demais para se dar ao trabalho de tentar ser normal.

No meio do caos e da alegria, os sentimentos de Maya e Lochan vão se intensificando e, aquela relação onde sempre existiu mais do que amizade, começa a se concretizar. Eles sabem que estão cometendo um crime, mas não se pode escolher a quem amar.

No passado, eu era tão forte. Conseguia destrinchar todas as miudezas, todos os detalhes, a rotina massacrante, dia após dias. Mas nunca me dei conta de que era Maya quem me transmitia aquela força. [...] É verdade que passamos a maior parte do tempo cuidando dos menos, mas por baixo da superfície estamos realmente cuidando um do outro, o que tornava tudo suportável, aliás, mais do que suportável. (pág. 113)

A 10 dias eu iniciei a leitura desse livro disposta a abrir meu coração e a minha mente para a história que eu iria encontrar. Comecei a leitura embalada, mergulhei de cabeça na história desses irmãos e estava gostando bastante do que lia. Eis que chegou o momento crucial da história e ele não me convenceu. Foi difícil, mas eu levei o livro até o final para que pudesse escrever essa resenha segura do que estou dizendo, afinal de contas, tive a experiência completa. Mas vamos começar falando de coisas boas...

A autora tem uma escrita incrível, tornando a leitura agradável e fluida. Ela tem o ponto certo das descrições, fazendo com o que o leitor entre na história. Os cenários e personagens são muito nítidos e ainda sim sobra espaço para que o leitor insira seus próprios elementos. Todo o trabalho gráfico da Editora Valentina também ficou ótimo! A capa é lindíssima, delicada assim como a trama e a diagramação não fica atrás. Com detalhes na margem superior das páginas e uma ilustração simples no inicio da cada capitulo – que são narrados por Maya e Lochie. Tudo muito delicado.

O que não me convenceu da história foi o amor entre Maya e Lochan. Eles dizem que os sentimentos já existiam mas eu não consegui ver isso neles. Um exemplo, que pra mim foi um determinante, é quando Maya diz que sempre se sentiu segura perto do irmão, que ele era a única pessoa que sempre lhe entendia... Eu não vi aqui uma descrição de romance e sim de fraternidade e amizade. Isso é o mínimo que se espera de um irmão mais velho, principalmente por eles terem crescido muito próximos um do outro. Esse não é um tipo de relacionamento que nós enquanto sociedade estamos abertos a aceitar logo de cara, então o amor deles tinha que ser algo muito, muito convincente! Enfim, não vou me prolongar se não irei contar muitas passagens do livro. Mas a impressão que tive, foi que um belo dia eles acordaram e decidiram que estavam apaixonados.

O desfecho do livro é muito forte e realmente mexeu comigo. Provavelmente porque vi atitudes de irmãos. Ele salvou uma estrelinha a mais para o livro. Não vou dizer que não recomendo, muitas pessoas tem gostado do livro.. mas para mim realmente não funcionou. Alguém aqui já leu? Se sim, me digam o que acharam.


- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA,
Veja como participar aqui.

33 comentários

  1. A sinopse do livro não me convenceu, não sei, não me chamou atenção. Esse é o tipo de história que eu não vejo muito graça. Um dia, talvez, eu leia, mas acho dificil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Dre,

    meu Deus, todo mundo comentando sobre esse livro. Ainda não estou convencida de ler. Fui criticada por falar isso, mas okay. Não sei se conseguiria ler um livro que fala sobre o amor de irmãos e tal. Apenas acho que o livro não iria fazer o meu estilo. Mas quem sabe... se alguém me der de presente um dia ou se ele entrar em uma super promoção eu não compro?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Dreeh. Este livro está sendo bem comentado na blogosfera, com críticas positivas e negativas. A Editora tinha recomendando ler esse livro sem ler sinopse e resenha, mas acabei lendo. Traz um tema forte e bem polêmico, mas eu tenho curiosidade em ler, de saber o que vai acontecer já que é um amor proibido. Por isso, mesmo com seus ressalvas, eu ainda quero ler e tirar minha próprias conclusões.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  4. Todos dizem que o livro toca mesmo. Eu já estou com ele na minha listinha, e pretendo ler logo.
    Adorei a resenha, e saber que a narrativa fluiu bem.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro não me chamou atenção. Mas eu daria uma chance para ele.
    Amei seu blog viu? Lindo demais! :D
    luadesangue1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa, tudo bem?

    Falar desse livro é complicado, pois ele toca em um tema muito diferente e polêmico. Eu até quero ler, mas ainda não é uma prioridade. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa.
    Esse livro está pipocando nos blogs e todos parecem ter gostado muito dele. Tanto que me fez ficar curiosa, principalmente pelo tema ser tão diferente do que eu costumo ler.

    Beijos


    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oiee.
    Menina essa livro tá causando né?!
    Quando vi o tema fiquei meio "Como assim? Incesto? Não vai rolar", mas depois que vi tantas pessoas falando bem estou muito curiosa e ansiosa para lê-lo.
    Confesso que não estou lendo resenhas nem a sinopse dele porque quero ser totalmente surpreendida então tudo o que sei foi o que li nos comentários, ou seja, não muita coisa.
    Espero consegui-lo o mais rápido possível.
    Sou louca por essa capa *-*
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei bem curiosa... Sim, o tema é pra ser bem polêmico, e concordo com você, precisa ser bom o suficiente para convencer! Mas não é q nao tenha t convencido, que nao vai me convencer né? Por isso que adoro esses livros polemicos! Acho que vou precisar ler esse livro so pra criar minha propria opiniao! =D Gostei bastante da resenha! =D

    ResponderExcluir
  10. Oi! Desde que você comentou deste livro no nosso grupo do whatsapp estou querendo conferir, estou com medo de não gostar, mas como está dividindo opiniões, vou ter mesmo que ler e ver o que acho.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oii Dreeh, tudo bem?

    Esse livro me chamou muita atenção quando vi os lançamentos da editora Valentina e gostei muito de ler uma resenha, já que não tinha visto nenhuma ainda. Realmente, esse é um assunto polêmico e não muito aceito na sociedade, então a autora tem que saber escrever, e isso que você me disse me incomodou um pouco. É realmente muito difícil separar quando o amor fraternal se torna algo mais, mas dá para ter indícios disso, e pelo que você escreveu, realmente parece que eles acordaram um belo dia e decidiram que estavam apaixonados. De qualquer forma, estou bem curiosa com o livro e espero poder ler em algum momento.

    Parabéns pela resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Olá linda, tudo bem?
    É minha primeira vez aqui em seu blog e tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha, pois me pareceu bastante tocante, mas sinceramente eu não compraria ele por agora para ler não, principalmente porque estou naquele momento de Romance sabe? Enfim...Mas eu achei que pelo pouco que li nas resenhas de alguns blogs, achei que é daqueles livros que chocam, mas posso estar enganada também. Seilá. Mas gostei do jeito que vc escreveu a resenha e espero poder passar aqui mais vezes pra conferir outras =]

    Amei o seu blog e seu layout. É simplesmente lindo.
    Estou te seguindo e tbm seguirei suas redes sociais ta?
    Me segue também?
    Ficarei muito feliz de começar uma nova amizade.
    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dreeh.
    Eu não li esse livro, e nem pretendo ler, é um assunto bem complicado além de polêmico.
    E agora conferindo sua resenha e suas ressalvas, tenho total convicção que essa leitura não é pra mim.
    Só fiquei curiosa com esse final forte por ter salvo uma estrelinha, me conta em off rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oiie...
    esntãoo eu já li resenhas positivas e negativas sobre o livro to meio em duvida sobre ele... já aconteceu muito de eu parar o livro pq ele não me "encanto" fico com uma sensação tão ruim..

    ResponderExcluir
  16. Não li o livro ainda, mas sei que o tema acaba sendo pesado. Acho que eu não encararia numa boa, como você disse é uma atitude entre irmãos proteção e etc, eu mesma tenho 2 irmãos mais velhos, perdi meu pai cedo, e apesar de ter uma mãe maravilhosa, eles foram minha referência de homens - e jamais nessa vida os veria de outra forma! Acredito que o que leva os dois a essa atitude é a carência, e a necessidade de brincar de papai e mamãe pros irmãos, e confusão de sentimentos... Acho que não me convenceria.

    ResponderExcluir
  17. Oiii,

    Eu tinha visto varias resenhas sobre o livro, mas não sei se leria, é um tema meio pesado... Enfim, não tenho muita curiosidade, mas gostei do seu ponto de vista


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  18. Sabe que eu fiquei de mal contigo porque tu falou sobre o livro, né? kkkkkkkk Como nosso gosto nem sempre bate, eu quero ler esse livro mesmo você falando mal dele, até porque quero ver o nível de uso de drogas alucinógenas da autora pra criar um enredo desses... Sei lá, não consigo entender esse tipo de coisa, mas tem louco pra tudo nesse mundo, né?
    A idiota aqui esteve na livraria, mas não pegou o livro pra ver. Sempre gosto de observar os detalhes dos livros da Valentina, eles dão um show no projeto gráfico. ♥
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  19. Você começa a ler "com um pé atrás" por curiosidade e tals...quando termina está completamente envolvido com a estória e todas suas sólidas convicções se desmancham ao final das trezentas e tantas páginas!

    ResponderExcluir
  20. A capa e a diagramação realmente estão fantasticas, mas a sinopse já não mexeu muito comigo e lendo a resenha tirei a conclusão que realmente não é o meu tipo de livro... Pode ser que eu leia mais pra frente pra tomar as minhas conclusões, mas por enquanto eu passo...

    ResponderExcluir
  21. Olá

    Deve ter sido bem triste pra você que estava curtindo a narrativa até chegar neste momento crucial, eu acho que acabaria abandonando, não sei, talvez seguisse adiante pra ver se mudaria alguma coisa. Não me interessei pela história e não gostei muito da capa, então já não iria ler, com sua resenha aí que eu nunca daria uma chance pra ele.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  22. Oláaa!!!
    Eu estou super curiosa para ler esse livro, principalmente pelo fato de que ele COM CERTEZA vai dividir muito as opiniões. Eu não sei bem se a história será capaz de me convencer, afinal, é uma relação repulsiva (alguém pode negar esse fato?), mas estou disposta a ler, pois minha curiosidade é ainda maior que meu receio.
    Essa é a primeira resenha mais 'realista' do livro, não sei... parece que as pessoas têm medo de criticar, de dizer que não gostaram do livro para não parecerem preconceituosas e conservadoras demais, mas... gente, eles são irmãos! É natural que a primeira (e talvez única) reação seja de pura repulsa! Quero muito ler para saber se a escrita da autora e o modo de desenvolver a história vão calar minha boca e me fazer enxergar um casal ao invés de dois irmãos sofridos.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Outra vez me deparo com esse livro e me surpreendeu alguns detalhes que você mostrou. Me fez lembrar de algo que vi essa semana, uma mãe que namora com a própria filha, sim isso na vida 'real'. Hoje em dia, há coisa que foge os limites da sanidade, uma vez já conversei com uma menina que estava nessa situação, mas ela falou em anonimo, disse que amava o irmão o querendo como namorado, foi difícil encontrar palavras para aconselha-lha, ainda mais quando a pessoa se convence que realmente é 'amor'. Pensando na historia e nos casos que eu presenciei, as pessoas tem que entender que a escritora falou de algo que acontece, acho que isso deveria alertar os pais pra prestar mais atenção nos filhos. Não tenho nada contra o livro, muita gente tem que saber que isso acontece quando menos esperamos.
    email: fro_thielly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Oie,

    Eu comecei endo a resenha e não me sentir muito chamada e atraída pela historia,m e no meio eu falava, mas eles são irmãos e pela descrição parece mesmo mais amizade do que amor, mas só lendo pra poder um pouco sobre o livro não é mesmo então não posso falar muita coisa.

    Mayla

    ResponderExcluir
  25. Pena que o livro não foi uma leitura legal pra você, Dreeh, mas pelo menos o final mexeu com você, já é alguma coisa, tanto que salvou uma estrela, né? Essa será uma das minhas próximas leituras, e estou curiosa para saber o que vou achar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi, Dreeh,
    Eu acho o enredo desse livro bem delicado; tocar no amor entre irmãos que foge a fraternidade é algo que impacta o leitor mas o faz abrir a mente também, como você falou.
    Eu tenho vontade de ler para poder tirar minhas próprias conclusões, mas eu gostei de saber sua opinião e os pontos relevantes. Pena que o livro não tenha sido tão agradável para você. ;s

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, Andressa!

    Estou com muita vontade de ler esse livro por se tratar de um tema tão polêmico: amor entre irmãos. Eu, particularmente, sou à favor de qualquer forma de amor, sem descriminação. Porém, gostaria de saber como a autora fez para expôr essa relação, esse sentimento para os leitores. Quero tirar minhas próprias conclusões e estou bastante curioso!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaraletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, Dreeh, sua resenha é a segunda que leio do livro, tenho evitado ficar lendo muitas, porque tenho muito interesse em adquirir o livro. Por mais que a leitura não tenha te convencido eu vou ler, e espero gostar. Acho que Proibido vai me abalar!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  29. Oiii
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, e eu fiquei muito surpresa! Não sou de ler sinopses, só se o livro me chama muuuito a atenção, e esse não foi diferente, não li a sinopse, mas a capa me agradou e me achou muita a atenção. Agora que li sua resenha, não sei se leria o livro, o tema é muito forte e não é bem aceito. Talvez eu dê uma chance ao livro algum dia!
    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Eu quando vi esse livro pela primeira vez não me interessei muito, sei lá, ele não chamou a minha atenção, mas de uns tempos para cá venho vendo vários comentários positivos e fico pensando se esse livro me agradaria, talvez eu gostasse dele mesmo que o mesmo trate sobre um tema forte *-*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  31. Acho a capa do livro muito linda, mas acho que a não vale muito a pena ser lido .

    ResponderExcluir
  32. Oi Andressa, eu não e nem vou ler, acho um absurdo esse tema e não vou compartilhar e nem olhar para ele... Calma!
    Eu só não gostei de como a autora quis renovar com um tema bem diferente e inaceitável para mim. Acho que vou parar por aqui mesmo... rsrs

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  33. Esse tema é polêmico mesmo. Eu encontrei grandes amigos, parceiros, irmãos e confidentes nos personagens principais...
    O amor dos dois é difícil de compreender, dependendo do conteúdo e do conceito que a pessoa que lê o livro, possui.
    Uma mistura de altos e baixos. Uma família tensa, desestruturada e fragilizada pelos acontecimentos, transforma o casal, ao meu ver, em pessoas com atitudes mais responsáveis que outros adultos do livro. Além de que os dois são unidos, possuem problemas de sociabilidade e estão convivendo com problemas complexos para adolescentes.
    Valeu o tempo investido no livro.

    Marcelo.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥