19 dezembro 2018

Resenha - Céu Sem Estrelas, Iris Figueiredo


Livro: Céu Sem Estrelas
Autor(a): Iris Figueiredo
Editora: Seguinte
Páginas: 360
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Um romance sensível e envolvente sobre autoestima, família e saúde mental. Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento.
Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente. “Uma história brilhante sobre encontrar a sua força mesmo quando não há esperanças. Iris escreve com uma sensibilidade incrível e dá voz aos jovens que vivem a busca constante pelo seu lugar no mundo.” – Vitor Martins, autor de Quinze Dias



Céu sem estrelas de Iris Figueiredo narra à história de Cecilia, uma jovem que acaba de completar 18 anos e como ‘’presente’’ de aniversário, é demitida do emprego em uma livraria onde trabalha.

Com receio de comunicar a mãe sua demissão em um período tão conturbado – (ela descobriu que o marido foi infiel e o colocou para fora de casa), Cecilia decide omitir a verdade e fingir toda a rotina de trabalho até conseguir um novo emprego. Mas como a mentira tem perna curta, sua mãe acaba descobrindo tudo e a coloca no olho da rua.

Não que essa seja a primeira vez que Cecilia se vê sem um lar, mas sempre que esteve desamparada, era com a avó que ela buscava ajuda. No entanto, agora ela decide que precisa fazer as coisas diferentes e com o auxílio da melhor amiga Iasmin, ela terá um abrigo até resolver o que fazer com seu futuro.

No novo lar, Cecilia terá mais contato com Bernardo, irmão de Iasmin, por quem sempre nutriu sentimentos. Nesse período de contato mais próximo, eles se envolverão e Cecilia encontrará no rapaz um ombro amigo. Em contrapartida, Bernardo encontrará em Cecília uma garota inteligente, amiga e compreensiva, motivo pelo qual se sentirá cada vez mais atraído por ela. O único problema é que Cecilia é retraída e não consegue se abrir, guardando todos os problemas e anseios para si.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Iris Figueiredo e posso dizer que comecei bem. A autora aborda temas tão delicados e profundos, principalmente para esse período entre fim da adolescência e inicio da vida adulta, onde muitos jovens se veem perdidos e desorientados com as responsabilidades e incertezas da vida.

Além de precisar enfrentar todos os dramas dentro do seu convívio familiar, Cecilia é uma jovem acima do peso e por estar fora dos padrões, precisa lidar também com as regras impostas pela sociedade e com a aceitação do próprio corpo. Motivos pelos quais ela acaba desenvolvendo ataques de pânico, depressão e autoflagelação. Temas esses que precisam ser explorados para conscientizar as pessoas sobre o impacto que essas doenças têm sobre o ser humano.

Eu era grande e gorda, então as pessoas me chamavam de fortinha. Eu não me sentia forte. Demorei muito tempo até encontrar minha própria força.

O livro é narrado em primeira pessoa, alternando as perspectivas de Cecilia e Bernardo, nos permitindo conhecer mais desses personagens e entender suas dificuldades e medos. Ao nos aprofundarmos na história de Cecilia, é nítido sentirmos seu desespero e desejo de se sentir incluída e aceita. Já a vida de Bernardo embora menos complexa, não é nenhum mar de rosas, mesmo assim ele faz de tudo para ajudar Cecilia a lidar com seus problemas. O relacionamento entre eles acontece de forma gradativa, e é lindo o apoio e gentileza dele, sempre a elogiando e demonstrando seu encantamento.

– Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão encobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.

Com personagens bem construídos e uma história envolvente, a autora nos proporciona um romance que foge do esperado clichê, inserindo temas densos e tabus em uma trama repleta de reflexão. A falta de empatia e comentários impensados pode ser o combustível necessário para arruinar a vida de quem só precisa de uma palavra de apoio. Por isso é preciso se colocar no lugar do outro e medir comentários e atitudes que em nada irão contribuir para fazer a vida de alguém mais feliz.

Para quem busca uma história emocionante e reflexiva, Céu sem estrelas cumpre todos os requisitos. Leiam!



3 comentários

  1. Olá, a obra chama atenção por abordar temas muito pertinentes para reflexão, sendo que a autora consegue canalizá-los na trama de Iasmim de uma forma pouco sutil, porém que representa a realidade de muitas pessoas. Gosto desse direcionamento que é feito para os padrões impostos pela sociedade, pois estes infelizmente acabam fazendo com que as pessoas percam o amor próprio. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. A autora foi uma das grandes sensações na Bienal e seu livro alcançou a meta dos mais vendidos e por tudo que li acima, merecidamente!!!!
    Uma história de amor, superação e partilha. Aliás, uma amizade também e esta cumplicidade.
    Acho que o bullyng também é tratado docemente, com personagens muito bem construídos sim e um recuperar a auto-estima muito válido em dias atuais!
    O livro já está na lista de mais desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Glaucia!
    Esse livro já está a minha lista de desejados pois me encantou com uma protagonista que dá vontade de abraçar, um romance fofo e por abordar vários temas sociais relevantes. Sem falar que a autora faz uma boa reflexão sobre autoestima e aceitação, porque existem milhares de jovens vivendo essa situação de insegurança com o corpo, tentando alcançar um padrão "ideal" que simplesmente não se encaixa em 99,9% das pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥