20 janeiro 2018

Resenha - Um encontro de Sombras, V.E. Schwab


Livro: Um Encontro de Sombras (Tons de Magia #2)
Autor(a): V.E. Schwab
Editora: Record
Páginas: 560
Adquira: Submarino | Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Kell e Lila estão de volta nesta sequência de Um tom mais escuro de magia Quatro meses se passaram desde que a pedra sombria caíra nas mãos de Kell. Quatro meses desde que seu caminho cruzara com o de Delilah Bard. Quatro meses desde que Rhy fora ferido, que os gêmeos Dane foram derrotados e que a pedra fora enviada com o corpo moribundo de Holland, pelo portal, de volta para a Londres Preta. Em diversos aspectos, as coisas quase voltaram ao normal, apesar de Rhy ficar mais tempo sóbrio e de Kell estar sempre assolado pela própria culpa. Inquieto e tendo desistido dos contrabandos, Kell é frequentemente visitado por sonhos sobre acontecimentos mágicos de mau agouro, acordando apenas para pensar em Lila, que desapareceu no píer como sempre desejara fazer. Conforme a Londres Vermelha finaliza as preparações para os Jogos Elementais (uma competição de magia internacional e extravagante com o intuito de entreter e manter saudáveis os laços entre os países vizinhos), certo navio pirata se aproxima, trazendo velhos amigos de volta ao porto da capital. Mas, enquanto a Londres Vermelha está absorta em bajulações e nas emoções dos Jogos, outra Londres está gradualmente voltando à vida, e aqueles que se pensava estarem perdidos para sempre retornaram. Afinal, uma sombra que se esvai no meio da noite reaparece pela manhã, e tudo indica que a Londres Preta se ergueu novamente. Sendo assim, para manter o equilíbrio da magia, outra Londres deve perecer.

A história se inicia quatro meses após os acontecimentos de Um Tom Mais Escuro de Magia. Delilah Bard juntou-se ao capitão Alucard Emery e tornou-se uma corsário, realizando seu sonho de navegar pelos mares. Além disso, a jovem garota da Londres Cinza descobriu uma aptidão para magia e está cada vez mais dominando seus elementos.

Enquanto isso, no castelo, Kell está lidando com as consequências de seus atos. O rei e a rainha perderam completamente a confiança nele enquanto Rhy ainda se culpa pelo laço de vida que os une. Agora, a única forma de Rhy morrer é matando Kell, e isso faz com que o Antari deixe sua vida de lado, para não correr o risco de ferir o irmão por acidente.

O que quer que eu seja, que seja o suficiente.

Esse ano, Arnes vai sediar a nova edição do Essen Tasch - Os Jogos Elementais. Trinta e seis competidores tanto de Arnes quanto dos reinos vizinhos, Vesk e Faro, lutam entre si e o vencedor ganha um prêmio fantástico. Quem está organizando o torneio é Rhy e ele vê nos Jogos a chance de Kell extravasar seus poderes, desde que disfarçado.

O capitão Emery vai participar dos jogos também e quando Delilah fica sabendo dessa competição, decide que também precisa entrar. Mas será que ela vai conseguir? E, retornando para a Londres Vermelha, como será seu reencontro com Kell?

Enquanto isso, na Londres Branca, um mal está retornando aos poucos. Um inimigo do passado de Kell está se reerguendo e com planos que ameaçam não só o Antari, mas também o destino de todas as Londres. Será que Kell conseguirá detê-lo sem ferir seu irmão?

As pessoas só podiam te machucar se você se importasse o suficiente para deixar que elas o fizessem.

Um Tom Mais Escuro de Magia foi uma das minhas melhores leituras de 2017 e eu estava extremamente empolgada por sua continuação. Então, quando surgiu a oportunidade de lê-lo, não hesitei em passá-lo na frente de toda a lista de leituras. Contudo, o livro não foi bem o que eu esperava, mas mesmo assim não deixa de ser bom.

Um Encontro de Sombras segue a narrativa do livro anterior, alternando em terceira pessoa as perspectivas de Kell e Lila, além de acrescentar um personagem. As primeiras cem páginas foram bem morosas e eu fiquei me perguntando qual o objetivo de V. E. Schwab em iniciar essa continuação de forma tão lenta, comparando-se com o final do livro anterior.

A verdade é que esse segundo volume não é bem uma continuação direta de UTMEDM. Aqui temos o foco no Essen Tasch, enquanto aguardamos o clímax se desenvolver, para então ser trabalhado e finalizado no último volume da trilogia. E vou confessar que amei essa experiência.

Com esse estilo de narrativa, Schwab teve a chance de desenvolver melhor os personagens e suas características mais marcantes. Comparando-os com o primeiro livro, temos protagonistas mais maduros e experientes. Isso fica bastante evidente em Delilah e Rhy, que com certeza roubaram a cena neste segundo volume e mostraram ser tão protagonistas quanto Kell.

O final foi eletrizante. As últimas 100 páginas foram lidas por mim com uma avidez que há tempos não encontrava em uma trama. Conforme a autora foi construindo o desfecho e fui percebendo para onde as coisas se encaminhariam, meu queixo caiu e ficou assim até eu virar a última página. Não o bastante, Schwab finalizou a obra com um cliffhanger daqueles, que me deixou extremamente ansiosa pelo último livro, que deve ser lançado este ano pela Record.

Um Encontro de Sombras é uma obra sensacional que apesar de ser considerada por muitos inferior ao seu predecessor, tem seus grandes méritos e me arrebatou de um jeito excepcional. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação a todos. E que Victoria Schwab domine o mundo logo!

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Lady Whistledown Contra-Ataca.

6 comentários

  1. Me recordo muito bem da resenha do primeiro livro e de como os personagens foram praticamente jogados nesse universo.
    E esta semana é a segunda resenha que leio deste segundo livro e ambas falam dessa morosidade inicial da leitura.
    Mas pelo menos,ninguém desistiu no meio do caminho, afinal pelo que li acima, a história se desenrola com avidez e parte para um final dos bons!
    Este crescer dos personagens me agrada muito e tomara que a trilogia se encerre à altura!
    Lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dreeh.

    Bom, com certeza essa separação do casal serviu para mostrar a capacidade da Lila em se sobressair sozinha em diversas situações, sem precisar recorrer a ajuda do Kell.

    E com certeza foi isso que a autora quis destacar e diferenciar no livro!

    ResponderExcluir
  3. Pretendo ler esta série Tons de Magia, pois gosto de livros do gênero literatura fantástica. Que bom que apesar deste livro não ser bem o que você esperava, ele não deixou de ser bom, e que o final de Um encontro de Sombras foi eletrizante. Sua resenha sobre este livro me deixou muito curiosa para começar a ler esta série Tons de Magia.

    ResponderExcluir
  4. Dreeh!
    Essa é a primeira resenha que leio dessa continuação e bem como falou, como não li o anterior, fiquei um tanto confusa, mas deu para entender que toda a ambientação em Londres ou as várias Londres, é um ponto importante do livro e que o casal protagonista, agora separado, tenta tocar sua vida para frente como pode...
    Bom ver que as últimas 100 páginas causam uma leitura eletrizante e instiga a continuar a leitura da série.
    Desejo um ótimo domingo!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dreeh
    Concordo com você esse livro também foi uma das minhas melhores leituras de 2017 esse e o primeiro livro eu fiquei muito impressionada porque todos os cenários se passando na Inglaterra me chamou muito atenção e foi a única coisa que me deu vontade de ler no livro mas a cada página e ficava impressionado com universo que o autor criou e com toda a criatividade dele pelo que eu soube vai ter mais um livro eu espero que voltou Não cague com a história naquela maldição do terceiro livro sempre ser ruim

    ResponderExcluir
  6. Oi Dreeh!
    Confesso que o ponto mais interessante para mim do livro é a magia, e talvez conhecer um pouco de Londres, já que gosto do lugar, e a idéia de criar mundos paralelos é bem interessante, mas li alguns comentários que muitas coisas banais são acrescentadas no enredo. Lendo a resenha só consigo pensar que o lado bom é a personagem Lila evoluir sem ajuda de Kell, irei ler o primeiro para ver se gosto.
    Beijos

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥