16 janeiro 2018

Resenha - Querido dane-se, Kéfera Buchmann


Livro: Querido dane-se
Autor(a): Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Páginas: 224
Adquira: Subamrino| Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Sara tem muitos sonhos, mas também vários problemas para enfrentar. Para começar, seu namorado acabou de uma hora para outra com ela e por WhatsApp. Pouco depois, ela descobriu que o desgraçado está namorando uma socialite linda e admirada. Parou por aqui? Não: Sara, que é estilista de formação, mas trabalha como costureira, atualmente está de plantão na casa dessa socialite, arrumando as roupas dela. Enquanto lida com o ressurgimento do ex e tenta voltar a achar graça na solteirice, Sara sofre com seu maior medo: fazer trinta anos sem achar a sua cara-metade. Entre lágrimas e muita risada, no entanto, Sara começa a repensar sua vida. E a perceber que está diante de uma pessoa cujos anseios e gostos conhece pouco: ela mesma. Querido dane-se é a primeira ficção de Kéfera Buchmann, que, sem abandonar o bom humor de sempre, fala sobre autoestima, empoderamento e a importância de compreender os próprios desejos para se tornar alguém feliz.


Jussara, que odeia seu 'nome de tia' e prefere ser chamada de Sara, estava progredindo lentamente para a realização dos seus sonhos. Ah, para! Quem ela está tentando enganar? Ela desenha seu próprios modelos há anos e se formou em moda com intuito de abrir seu próprio ateliê. Mas só conseguiu chegar até o ateliê de uma renomada estilista, onde trabalha como costureira.

O plano de casar e formar uma família até os trinta foi abalado consideravelmente quando o babaca do Henrique acabou um namoro de três anos por W-H-A-T-S-A-P-P ! E sua viagem à Paris, que deveria ter acontecido a dez anos, ainda se resume em algumas economias.

Querido diário.
Não. Meu Deus, quantos anos eu tenho?

Ao ser enviada para trabalhar como costureira particular da conhecida Gio Bresser, ela acredita ter nas mãos a oportunidade para alavancar sua carreira e mudar sua vida. Só não esperava que o trabalho fosse exigir tanto de sua paciência e cara de pau! A Gio em si em um amor, mas não da para dizer o mesmo do atual namorado da socialite, que no caso, é o seu ex-namorado.

Foram três meses sofrendo, tentando entender o que havia feito de errado e torcendo pro Henrique voltar, mas descobrir os motivos do termino foram o ponta pé para Sarah querer seguir em frente. Como não ser positiva com a vida, quando ela lhe presenteia com um match? Thiago parece ser um cara incrível, mas a certeza de ter encontrado seu futuro marido começa a fraquejar com os sumiços do cara. Porque seus amigos estão sempre precisando dele com urgência? E qual a dificuldade de conseguirem se encontrar fora de seu apartamento?

Kéfera já é uma velha conhecida do público jovem. Seu canal no YouTube a tornou uma das pessoas mais relevantes da plataforma em nosso país e lhe abriu as portas para fazer sua estreia no teatro, no cinema e nas livrarias. Após dois livros de não ficção publicados, ela decidiu se aventurar em um romance e eu, que outrora acompanhei seu vídeos, achei que já era hora de ler algo escrito por um youtuber (não literário).

Não sei dizer quais eram minhas expectativas, mas gostei muito do que li. A narrativa em primeira pessoa se da através do diário da protagonista e, se nos primeiros capítulos eu tentei segurar alguns sorrisos enquanto torcia o nariz para a narrativa, consegui me jogar na história quando a narrativa engrenou.

Foi impossível ler sobre o dia-a-dia da Sara e não visualizar a Kéfera em cada cena. O jeito de ser, a forma de falar, as reações, usar o Facetime para falar com amigos... Tudo que você pode conhecer sobre a personalidade da autora, está descrito ali em sua protagonista. Isso pode ser um enorme ponto negativo caso ela decida escrever outro romance. Nesse momento eu curti. Me fez rir e tornou Querido dane-se o livro mais visual que já li. Eu conseguia visualizar todas as cenas, sem exceção.

Aliás, a melhor amiga da Kéfera também está nitidamente representada nessa história. O que me faz pensar quais outros personagens e/ou situações são baseados na vida da autora.

O livro não é grande, mas finalizei a leitura surpreendentemente rápido. A história é leve, flui com facilidade e consegue divertir o leitor. Sua trama não chega a ser surpreendente e beirar o clichê, mas o final me surpreendeu. Ela arriscou ao fugir do conto de fadas esperado e encerrou um assunto que imaginei, seria uma falha a conclusão da história.

Era como se eu sempre precisasse de algo para preencher uma lacuna. Como se eu sozinha não me bastasse.

Entre todos os assuntos abordados, o que considerei mais importante foi auto conhecimento. A vida que levamos atualmente mudou nossa concepção sobre muitas coisas, e porque não, sobre nós mesmos? Me identifiquei com a Sara em algumas questões (muito mesmo), mas fiquei aliviada em perceber que não cometi seu maior erro. O pior é que se eu não tivesse conhecido essa história, nunca teria pensado no assunto.

Quem está se preparando para uma viagem, passar por um momento mais tenso ou só está precisando descontrair a mente, Querido dane-se pode ser uma aposta certeira.


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Lady Whistledown Contra-Ataca.

6 comentários

  1. Oi!

    Acho que foi um banho de água fria para a Sara reencontrar o Henrique e ainda como namorado de sua chefe, e ainda ter que lidar com essa vida, digamos, conturbada do Thiago.

    Podemos dizer que foi uma grande aposta da Kéfera em querer se arriscar e escrever um livro de ficção.

    ResponderExcluir
  2. Respeito todo tipo de literatura. Acredito que cada um lê o que gosta e também acho que sair da zona de conforto faz um bem danado.
    Eu não gosto da Kéfera. Não consigo engolir essa moça. Seja atuando, falando ou escrevendo.
    Só de ler alguns trechos deste livro dei uma desanimada.
    Não digo que não lerei, mas quero não.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Dreeh!
    Não é torcer o nariz, pois acredito que temos de ler sem preconceitos.
    Já li um dos livros dela e não gostei muito, porém esse parece ser diferente e quem sabe darei uma nova oportunidade?
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Não acompanho youtubers e ainda não nem um livro de youtuber, já li alguns comentários referentes a este livro, que bom que você gostou da história deste livro, e que a história é leve e flui com facilidade e consegue divertir o leitor, quem sabe futuramente eu leia Querido dane-se.

    ResponderExcluir
  5. Não quero que me chama de fresca mas eu não me interessei muito em ler os livros da Kéfera por serem autobiografias talvez eu te dei uma chance esse livro porque eu tô na vibe de ler muitos livros sobre términos de namoro e superação mas não porque eu me interesso e pelos livros dela porque sinceramente acho que tem mais autores nacionais que realmente merecem atenção

    ResponderExcluir
  6. Oi Dreeh!
    Não vou mentir, não tenho um pingo de vontade de ler o livro por conta de Kéfera. Já sabia que a personagem era bem parecida com ela, e como o pouco que eu sei da Youtuber não me agrada, fiquei com o pé atrás quando vi esse lançamento. É como você disse, esse livro foi pra dar risadas, mas se vier outro provavelmente não será tão bom por manter as mesmas características.
    Que bom que você curtiu a leitura..
    Beijos

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥