24 abril 2017

Resenha - Mitologia Nórdica, Neil Gaiman


Livro: Mitologia Nórdica
Autor(a): Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Adquira: Saraiva | Submarino
Livro cedido através da parceria com a editora
Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte. Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador. Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher - difícil com sua barba e enorme apetite - para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir - o mais sagaz dos deuses - se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas. Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente.


Mitologia Nórdica foi um livro de “primeiras vezes” pra mim. Sim, foi meu primeiro contato com a escrita de Neil Gaiman e meu primeiro contato com o mundo da mitologia nórdica. E pasmem, – não mais do que eu, claro! – eu me encantei por este mundo.

Neil Gaiman nos mostra em 15 contos, todos de sua própria autoria, - como ele mesmo faz questão de nos alertar já nas primeiras páginas - os ricos detalhes da história dos deuses. Claro, quem nunca tinha ouvido falar em Thor? O todo poderoso Thor e seu martelo? Sim, eu já. Mas pouco sabia da história desse deus, mal sabia que ele possuía um humor sarcástico, e mesmo sabendo que era forte, não imaginava o quão forte era.

 “Não me atrevi a revisitar as narrativas dos contadores de mitos nórdicos cujo trabalho eu tanto gostei de ler como Roger Lancelyn Green e KevinCrossely-Holland. Em vez disso, decidi esmiuçar as diversas traduções da Edda em prosa, de Snorri Sturluson, e ler os versos da Edda Poética, esquadrinhando palavras de mais de novecentos anos atrás a fim de selecionar as histórias que queria recontar e definir como queria contá-las, misturando versões dos mitos em prosa e em poesia.” [Neil Gaiman] 

Dito isso, devo então agradecer a esse rico material sobre a mitologia nórdica com o qual Neil Gaiman nos presenteia. Entre os tão bem escritos 15 contos, vamos conhecendo os deuses e seu mundo, desde o início, desde antes da criação até o Ragnarok, que é - para os deuses - o fim de tudo, como o nosso tão conhecido apocalipse.

“Odin estará à frente de seu exército, com armadura brilhante e elmo dourado. Thor cavalgará a seu lado, empunhando Mjolnir. Eles vão chegar ao campo de batalha, e a batalha final terá início.” 

Conhecemos então Odin, o pai de todos e sua história, como se tornou tão sábio e poderoso, conhecemos Thor e como também ganhou seu inseparável e temido martelo e a origem de sua força, conhecemos também Loki, o deus da trapaça. Conhecemos também - embora não tão a fundo - outros deuses, como os irmãos Freya e Frey, e Beldor, o belo, filho preferido de Odin pelo qual todos choraram. Mas as histórias giram principalmente em torno dos três primeiro citados. Odin, Thor e Loki.

Thor é um show a parte sempre, e se tornou o meu favorito, com seu jeito brigão, bruto, rabugento, porém com um humor negro e sarcástico. Sempre disposto a uma boa matança pra aliviar a tensão, como ele próprio diz.

Ao longo das páginas e dos contos, vamos viajando pelo mundo dos deuses, desde o reino de Hel – o mundo dos mortos – até os tão desejados portões de Valhalar onde se reúnem os maiores e mais dignos guerreiros mortos em batalha. Conhecemos gigantes, os maiores e mais poderosos, como os do fogo e do gelo.

“Valhalar era um salão enorme. Tinha quinhentos e quarenta portões, e cada um permitia a passagem de oitocentos guerreiros lado a lado. Abrigava mais pessoas do que a mente podia conceber.” 

Estas páginas são tão ricas e repletas de uma história há muito esquecida, mas que com sua escrita espetacular, Neil Gaiman consegue nos transportar para outros tempos, e nos faz habitar aquele mundo com tamanha riqueza de detalhes que colocou em cada página, em cada conto.

Pra mim, até então leiga em mitologia nórdica, foi um grande aprendizado, rico e muito prazeroso. Ao longo dessa aventura deliciosa, eu ri, chorei, torci e vibrei com cada um desses deuses espetaculares e ás vezes atrapalhados e vingativos. Acredito que não poderia ter escolhido livro melhor para me tornar fã do autor.

Pra quem já é fã dele, ou pra quem é apenas fã da mitologia nórdica, é uma leitura que indico sem medo. Não decepciona em nenhum quesito!






4 comentários

  1. Neil tem uma escrita única. Não há como ler um livro dele e não se encantar pela forma que ele conduz suas histórias!!!! Este novo livro ainda não conheço,mas como amo contos, claro que este está na lista de desejados tem um bom tempinho e não vejo a hora de poder conferir!
    A capa é belíssima!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Jaque!
    O mais bacana é poder adentrar no mundo nórdico de forma a entender, porque tem muitas raízes, toda uma teia envolvendo os fatos e acontecimentos e o autor consegue mostrar de forma tranquila e simples, onde o leitor de primeira viagem, como você, possa entender direitinho.
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do autor e pretendo, pois é muito elogiado. Esses contos devem ser muito interessantes, pois na leitura vamos aprendendo sobre essa mitologia e conhecendo melhor seus deuses e como surgiram, fiquei curiosa sobre o martelo de Thor em como apareceu, ele também é meu favorito rs.

    ResponderExcluir
  4. Deve ser uma leitura incrível! Acabou de entrar para a lista de desejos de 2017.... :D

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥