19 outubro 2015

Resenha - Apenas um Ano, Gayle Forman


Livro: Apenas um ano (Apenas um dia #2)
Autor(a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Adquira: Saraiva| Submarino | Americanas | Buscapé
Livro cedido através da parceria com a editora
Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

Em Apenas um Dia, vivemos momentos mágicos em Paris junto a Alysson HayleyLulu e Willem De Ruiter. E embora tenham passado apenas 24 horas juntos, Lulu e Willem encontraram um no outro algo mais, porém muitas coisas ficaram em aberto quando Alysson se viu sozinha e sem explicação para o sumiço de Willem. Teria ela sido apenas uma diversão de um dia para ele? A noite que passaram juntos não significou nada? E porque ele foi embora sem se despedir? São essas algumas perguntas que ficam em aberto no primeiro volume da duologia escrita por Gayle Forman.


Apenas um Ano nos responde todas as perguntas que ficam em aberto no primeiro livro, mas sob a perspectiva de Willem. Enquanto no primeiro livro conhecemos mais Alysson e como essa ida em Paris a marcou para sempre, dessa vez entendemos melhor os motivos para o sumiço de Willem e algumas atitudes do rapaz. Descobrimos mais sobre a sua família e o porquê de Willem viajar tanto – como se não pertencesse a lugar algum e muito menos tivesse alguém lhe esperando. E assim como aconteceu com Lulu, percebemos que Willem também ficou marcado com a aventura em Paris, mas devido a um azar da vida, não conseguiu voltar para sua Lulu. Agora Willem quer encontrar a menina que despertou tantos sentimentos nele em apenas um dia, quando muitas outras não conseguiram em uma vida. Mas procurar Lulu seria como procurar uma agulha em um palheiro, já que Willem não sabe o nome verdadeiro da menina e nem possui um número de telefone ou endereço onde possa encontrá-la.
Foi apenas um dia e apenas um ano. E talvez um dia seja o bastante. Talvez uma hora seja o bastante. Talvez o tempo não tenha nada a ver com isso. 
Durante a leitura percebemos que Gayle construiu a história dentro do mesmo espaço de tempo do primeiro volume, e como li os dois livros na seqüência, foi fácil identificar onde Alysson se encontrava no exato momento em que Willem a estava procurando. Alguns assuntos importantes foram abordados nesse livro, sendo eles - A busca de Willem por Lulu e a trajetória que nosso protagonista precisará percorrer para enfrentar seu passado, aceitar e perdoar as atitudes de sua mãe e o amadurecimento de Willem, que aos poucos compreenderá que o amor existe de diversas formas e pode também se manifestar de diversas formas.
A grande tristeza me pegou de surpresa. Há uma diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. Uma é decepção. A outra é perda de verdade. Não tinha percebido antes. Mas me dou conta disso agora.
Contudo, acompanhar o amadurecimento de Willem e entender melhor o seu passado foi algo muito importante para compreensão do leitor. Mas confesso que esperei um pouco mais em relação ao final do livro. Quero deixar bem claro que a história foi tão encantadora como em Apenas um dia, mas o que temos em Apenas um ano é a mesma história contada pela versão de outro personagem, e com isso, pouco menos de uma página é reservado para o final que todos estamos esperando, ou seja, isso acaba gerando um pouquinho de decepção para o leitor que acaba criando grandes expectativas para o desfecho da história.
Naquela ocasião, não entendi. O amor não é algo que se protege. É algo que se arrisca.
Porém vale ressaltar que a escrita da Gayle continua extremamente fluída nesse livro e que a história vale muito a pena ser lida. A autora ainda fez um conto chamado “Apenas uma noite”, e estou na torcida para que a Novo Conceito esteja lançando ele aqui no Brasil, e que para que a história nos dê mais sobre o encontro de Willem e Lulu. Se você curte romance, o livro é mais do que indicado.


6 comentários

  1. oi flor, eu tinha várias expectativas e nem todas foram supridas com este livro, então eu não curti tanto quanto esperava, infelizmente
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Gláucia,

    É muito bacana quando sentimos e constatamos que em uma trilogia o livro está bem ligado ao outro através de uma trama bem tecida e neste que penso fazer parte de uma trilogia dá para observar isso já nos títulos, Apenas um dia, Apenas um ano e Apenas uma noite que é o próximo livro.
    Agora, que chato o final frustrar um pouco, não é? Eu normalmente vou com expectativa bem alta torcendo para um final maravilhoso e quando não chega nem perto, me incomoda bastante. Mas, como você colocou terá continuidade e espero que a autora se supere no próximo livro. O negócio é aguardar para conferir.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Glaucia, tudo bem??
    Não sei porque mas acho que se fosse ler o livro iria curtir mais a versão de Willem... sinto isso... mas gostei de saber que a leitura continua fluida e que a autora continua encantando o leitor nessa narrativa apesar do final ter sido um pouco frustrante... fico pra morrer quando isso acontece ainda mais quando estou curtindo pra caramba a leitura do livro... Não pretendo ler, mas curti demais a sua resenha e sua sinceridade.. Xero!

    ResponderExcluir
  4. Bom, não achei a história encantadora como no outro livro não... na verdade, fiquei um pouquinho entediada com esse livro... e concordo quanto ao final, a autora reservou muito pouco para aquele momento e a gente fica querendo mais... também torço para que lancem o conto por aqui e espero que ele nos dê o final que ficou faltando.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oie. Tudo bem?
    Já tinha visto a resenha desse livro em outros blogs. Não é uma obra que me atraia, não curto muito romances. Vou passar essa :)
    Sua resenha esta bem completa, parabéns.
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  6. Oi Glau, eu infelizmente ñ tive a sorte de ler os livros em sequência, entao enquanto lia ficava fiqueium pouco confusa com algumas parte e tentando lembrar em que pé estava a história da Alysson, mas mesmo assim gostei muito do livro . E concordo com vc, o final é meio frustrante, ñ vejo a hr de ler Apenas um noite rsrs

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥