05 agosto 2015

Primeiras Impressões - Dez Coisas que Aprendi Sobre Amor, Sarah Butler

Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?



Recentemente a Editora Novo Conceito enviou uma degustação do livro Dez Coisas que Aprendi Sobre o Amor, para termos uma primeira impressão da história. De cara quando li a sinopse já me interessei, mas a verdade é que eu não imaginava que pouco mais de 20 páginas já me deixariam com o coração na mão.

A história inicia com uma lista intitulada: Dez coisas que direi para meu pai. Esse título e todo o conteúdo da lista já me emocionaram, pois o que senti foi que aquela lista possuía palavras e sentimentos talvez nunca expressados, mas que por conta da atual situação, precisavam ser lançados para fora em algum momento.
São onze passos até a casa do meu pai. No fundo, duas árvores parecendo doentes em vasos azuis. Uma enorme árvore obscurece boa parte da janela da frente, mas ainda procuro por ele sentado no sofá, um cigarro virando cinza numa das mãos. Ele não está lá. Meu estômago dói; minha boca tem sabor de pó e sono. Tiro uma folha de uma das árvores dos vasos — pintadinha de amarelo — e a rasgo.
O livro possui duas histórias acontecendo alternadamente. Por um lado temos Alice, uma mulher de trinta anos que parece encontrar a felicidade sempre o mais longe possível de casa e de suas irmãs Tilly e Cee. Mas com a doença do pai, a moça precisa retornar para o lar, para quem sabe se despedir. Em poucos páginas já é possível perceber que a convivência entre Alice e Cee não é algo fácil. Por outro lado temos Daniel, um senhor de sessenta anos que vive mendigando pelas ruas de Londres e sofrendo pela filha que não conhecera. Durante a narrativa vamos conhecendo mais sobre o passado e as perdas de Alice e conhecendo mais sobre a vida de morador de rua através de Daniel. 
Sou um velho de coração meloso, não há outra maneira de descrever. E a verdade é que me sinto mais em casa aqui — à beira do rio, onde há lama e confusão — do que nos quarteirões chiques como o do Tube, com suas telas reluzentes e seus seguranças.
A escrita de Sarah Butler é delicada e cativante. Levando o leitor a se emocionar já de início com a história de seus personagens. Em cada alternância de narração, encontramos uma lista dos protagonistas com dez coisas tristes ou felizes. E para entrar no ritmo do livro, deixo aqui a minha lista para vocês.


Dez coisas que aprendi sobre o amor...

1. O amor é o sentimento mais puro;

2. Não escolhe raça, cor, religião ou classe social;

3. O amor machuca com a mesma proporção que cura;

4. O amor nos faz pessoas melhores;

5. Quando ele está presente, tudo se torna mais belo;

6. Mesmo quando não somos capazes de expressa-lo através de palavras, podemos fazê-lo através de gestos;

7. Independente de qualquer situação, o amor sempre prevalecerá;

8. Pode ser dono tanto dos nossos sorrisos, quanto de nossas lágrimas;

9. Pode nascer em forma de filhos, mães, pais, maridos e amigos;

10. Podemos encontrá-lo onde e quando menos esperamos.


Nas poucas páginas que li, fiquei completamente presa a história. Então o que posso dizer é que estou  com as expectativas lá em cima e super ansiosa para saber o que irá acontecer com cada personagem. 

Para quem se interessar em ler a degustação, é só clicar aqui


14 comentários

  1. As páginas que a editora liberou meio que me deixaram com o coração na mão também, achei de cara as histórias muito tocantes e fiquei curiosa para conhecer o restante do enredo. Amei a capa, e adorei sua lista!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Eu também recebi essa prova e eu gostei do que li. Achei o inicio um pouco confuso sabe? Mas eu achei a escrita bem direta e simples.
    Adoro quando há essas listas antes dos capitulos e gostei muito da sua!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Glau eu amei os capítulos enviados e a escrita da autora vem carregada de emoção. Já estou com a caixa de lenços a postos . Capa linda e um tema muito interessante a ser abordado como a reaproximação entre pai e filha em uma fase difícil. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Glaucia. Tudo bem? Ainda não peguei o ebook da prévia para ler, mas só tenho visto elogios nos blogs. Sinceramente não é o tipo de leitura que eu procuro no momento, mas provavelmente seja aquela que eu preciso no momento. Ainda não sei se estou preparada, mas vou dar uma chance em breve.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Já li várias primeiras impressões desse livro e infelizmente nenhuma delas me motivou a ler. Achei a história até bacana e meio fofa, e a capa é bem bonita, mas esse tipo de história não é pra mim, a começar pelo fato de que na minha lista teriam apenas os nomes dos meus pratos de comida favorito (comer é amor HAHAHAHAA). Adoro livros ambientados em Londres, mas vou passar dessa vez.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Glaucia, tudo bem?
    Eu li a degustação de Dez Coisas que Aprendi Sobre o Amor é já fiquei com o coração não mão, realmente a escrita da autora é cativante. Já sei que esse livro vai me emocionar e já estou roendo as unhas para receber meu exemplar.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Oi Glaucia,

    Quem criou esta estratégia de divulgação da editora realmente está de parabéns, pois já li diversas opiniões frutos da degustação e achei bacana o desafio do leitor adotar a mania dos protagonistas e elaborarem suas listas com as 10 mais. Adorei as suas 10 reflexões sobre o amor.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Glaucia, tudo bem??
    Infelizmente já peguei antipatia por esse livro, ou eu estou mega chata ou não sei... ele está sendo muito falado e consequentemente a minha irritação. Não pretendo ler o livro.... não faz muito parte da temática que curto ler... as únicas coisas que gostei foi a capa... que é linda e porque fala-se de amor... independente de tudo e de qualquer rótulo, mas eu não pretendo ler o livro e concordo com a sua listinha principalmente a de número "3. O amor machuca com a mesma proporção que cura; " Xero!

    ResponderExcluir
  9. Oi Glaucia, sua linda, tudo bem
    Achei lindo o seu texto, super sensível. Co pode algo tão belo e tão infinito machucar e ao mesmo tempo curar, sabemos que é verdade, mais parando agora para refletir é no mínimo curioso. E esse livro parece trazer um pouco disso, pelo o que você contou, Já li uma resenha que disse que o livro é maravilhoso!!!!! Não vejo a hora de ler também.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Glaucia! Sua opinião é bem parecida com a da Suzi, que leu lá pelo blog. Pelo visto é um livro lindo que promete arrebatar corações. Resta esperar pra ver se o final não decepciona.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Glau, tudo bem?

    Legal a ação da NC. To nem curiosa para o livro. Achei a capa linda e as primeiras impressões estão sempre bem positivas. Nunca é demais falar sobre o amor. Com certeza ele é o sentimento mais puro de todos.

    Beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Glau, tudo bem?

    Legal a ação da NC. To nem curiosa para o livro. Achei a capa linda e as primeiras impressões estão sempre bem positivas. Nunca é demais falar sobre o amor. Com certeza ele é o sentimento mais puro de todos.

    Beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiiii
    Eu li a degustação também e adorei! Preciso urgentemente saber como vai se desenrolar a história.
    Adorei a sua lista!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom? Eu também li a degustação e realmente vai ser uma história cativante :3 Adorei a sua listinha. Eu também fiz uma o/ Realmente o amor pode machucar na mesma proporção de cura.
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥