24 julho 2014

Resenha - A Vida do Livreiro A. J. Fikry, Gabrielle Zevin

Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Gabrielle Zevin
EDITORA: Paralela



EDIÇÃO: 2014
CONCEITO: 5 estrelas



PÁGINAS: 192
Livro cedido de parceira com a Editora Paralela
ADQUIRA: Buscapé | Submarino | Saraiva
Adicione no  SKOOB


Antes de iniciar mais uma resenha, gostaria de dizer para os amantes da literatura, que este livro foi feito carinhosamente para todos nós. E que não devemos apenas lê-lo com os olhos abertos, mas também com o coração.

 Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de A. J. Fikry, que apaixonado por literatura, abandonou o doutorado para abrir uma livraria em Alice Island, uma pequena cidade onde sua esposa cresceu. Porém como nem tudo na vida é como planejamos, A. J. perde sua esposa em um trágico acidente, e junto desta grande perda, o livreiro de 39 anos perde também a alegria de viver e o encanto pelo seu trabalho, tornando-se assim uma pessoa amargurada e isolada socialmente.

Mas a vida reservara coisas inesperadas para a vida do dono da Island Books, que com os negócios a beira da ruína e após roubarem seu valioso exemplar de Tamerlane, (um livro raro que seria vendido no futuro e garantiria sua aposentadoria) decide certa noite que já não há nada de valor dentro de sua livraria, e que portanto nem precisa tranca-la. Mas o que ele menos esperava, seria que ao invés de levarem algo de sua loja, deixariam algo aos seus cuidados. Após essa noite a vida do livreiro nunca mais será a mesma.

[...] Acho que minha nova reação está relacionada a necessidade de encontrarmos histórias no momento certo de nossas vidas. Lembre, Maya: as coisas que nos tocam aos vinte não são necessariamente as que nos tocam aos quarenta, e vice-versa. Isso é verdade para livros e para a vida. (pág. 37)

O livro passa uma mensagem muito bonita, e podemos entender que as coisas para A. J. só começam a mudar, quando ele decide se abrir para a vida e aceitar vivê-la. A partir do momento que essa escolha foi feita, oportunidades começaram a surgir e a mostrar para o livreiro que assim como nos livros, coisas boas acontecem quando estamos dispostos a recebê-las.

Às vezes, os livros só nos encontram no tempo certo (pág. 72)

O livro é recheado de mensagens literárias e de lições de vida, e podemos acompanhar como A. J. vai crescendo como pessoa e se permitindo ser querido e amado por aqueles que estão a sua volta, e essa mudança de postura influencia não somente em seu humor mas também nos resultados de seu negócio e no tratamento dado a Amelia Loman, a representante de vendas da Pterodactyl, que em sua primeira visita a Island Books para apresentação do catálogo de livros da editora, é tratada com um pouco de descaso pelo livreiro. E tanto ela, como o detetive Lambiase, contribuíram de forma positiva na vida de A. J. Fikry.

“É o medo secreto de que não é possível sermos amados o que nos isola”, diz a passagem, mas é apenas porque estamos isolados que pensamos não sermos amáveis. (pág. 115)

Inicialmente tive um pouco de dificuldade para compreender a diferente escrita da autora e a história do livro, pois a cada início de capítulo, a autora introduziu memórias que se passavam entre passado e futuro, mas que após algumas páginas ficaram claras e deram  um sentido todo especial para cada capítulo do livro. Esse livro é indicado para todo e qualquer amante de literatura. Acredito que a história e as mensagens descritas nele, emocionarão a qualquer um que ler.

Para quem tiver a curiosidade, a editora disponibilizou um quiz onde o leitor irá descobrir qual personagem da trama ele é. Vale a pena conferir e ter uma experiência completa com A Vida do Livreiro A. J. Fikry.




- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA,
Veja como participar aqui.

53 comentários

  1. Eu já tinha visto o livro por conta da capa, ele me chamou muita atenção em alguns sites e blogs. Gente, jamais conseguiria entender o desapego de deixar uma livraria aberta! Entendo a dor do Fikry, mas deixar a livraria aberta :(
    Estou num momento legal para ler esse livro, me identifiquei muito com a temática, posso esperar bons quotes pelos os que vocÊ separou aqui =)

    E depois com certeza, farei o quiz. AMO/SOU esses testes ajajaja

    ResponderExcluir
  2. Nesse livro cabe a frase " Não julgue o livro pela capa" eu não tinha dado créditos a ele pela capa ai vi que você deu 5 estrelas e li e realmente parece ter uma bela história
    Te espero no blog
    POST NOVO SORTEIO
    Um beijo flor

    ResponderExcluir
  3. A capa é bonitinha, mas não me chamou a atenção à primeira vista. Mas quando li a sinopse fui arrebatada. Depois minha vontade só se confirmou lendo as resenhas mais que positivas sobre ele. Quero muito por tudo que o livro tem, pelos vários elementos contidos nele. Sou fã de livros sobre livros. ♥
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  4. Oi Glaucia,
    Gostei muito da sua resenha. A capa do livro nunca me chamou a atenção, então eu nunca tinha lido nada a respeito, decidi arriscar com sua resenha e eu adorei. Com certeza vou ler.
    Beijos
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  5. Eu não gostei da capa achei sem graça, mas a sinopse me encantou de cara, é o tipo de livro que quero ler uma duas e até dez vezes, pois como fala de livros eu me apaixono fácil assim!!!

    ResponderExcluir
  6. Que linda a mensagem! Fiquei super interessada em ler! Ja coloquei na minha listinha dos proximos livros!
    Beijos
    www.salada-frutas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Parece ser uma história emocionante e minha amiga disse que todo blogueiro e amante dos livros precisa ler. Fiquei mais curiosa e espero ler em breve.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quando vejo alguém dizer que devemos ler o livro com o coração é porque o livro é bom ein.
    Ainda não tinha visto nenhuma resenha dele, mas gostei da descrição.
    Gostei de saber que tem lições de vida.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro. Estou me programando para comprá-lo na Bienal de São Paulo. Li muitas resenhas positivas, e o livro parece ter um enredo no estilo de leitura que eu gosto.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Como leitora apaixonada por livros , com certeza vou querer ler de coração aberto como você disse e sentir todo o livro e suas emoções . Engraçado como é bem verdade a frase "As vezes os livros nos encontram no tempo certo " quanto vezes lemos um livro na hora que mais precisamos e tiramos deles grandes lições . Adorei a resenha e indicação. beijos

    beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  11. Li várias resenhas sobre esse livro, e em todas as criticas foram positivas, assim como a deste blog, será o primeiro livro com a temática livro que irei ler(literalmente haha), ansioso pela leitura :)

    ResponderExcluir
  12. Essa foi a primeira resenha que li desse livro e fiquei completamente interessada, o livro tem uma capa tão fofinha, mas ela não me chama tanto a atenção, mas depois de ler a sua resenha, eu passei a ver o livro com outros olhos, a história deve ser muito bonita, fico imaginando o que deixaram na livraria, o que será em? kkkk Enfim, adorei a sua resenha, ficou ótima *o*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  13. Olá Galucia
    Não conhecia o livro, mas pelo que você relatou, a história parece ser emocionante, linda. Fiquei curiosa em conhecer melhor.
    Amei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Quando fui à livraria e bati o olho nesse livro, pensei: Preciso ler agora mesmo. Mas como todo bom leitor viciado em livros, não tinha dinheiro, então coloquei ele na minha estante de "Desejados" do Skoob. Agora que li resenhas em vários blogs estou com mais vontade de ler. Parece ser exatamente o que você disse no começo "este livro foi feito carinhosamente para todos nós. E que não devemos apenas lê-lo com os olhos abertos, mas também com o coração." Só pela resenha da pra ver que o livro traz muitas mensagens entre linhas.

    ResponderExcluir
  15. Quando eu vi esse livro na pagina inicial do skoob eu fiquei MUITO curioso. Li varias resenhas e todas só falaram coisas positivas sobre ele..... Espero ler esse livro em breve

    ResponderExcluir
  16. Olá, Glaucia!
    Eu adoro livros que nos fazem refletir acerca da vida, que são profundos e nos fazem sentir mais do que satisfação ao lê-los, esse parece ser um livro assim. Arrebatador, como li no comentário de alguém por aqui. Espero ter a oportunidade de lê-lo muito em breve, fiquei bastante interessada depois de ler a sua resenha.
    Beijos!
    http://cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Quando vi A Vida do Livreiro A. J. Fikry na livraria, me apaixonei, principalmente pela capa maravilhosa e tão delicada e a historia parecer ser incrível, fiquei muito triste de ter indo embora sem ele. Pretendo lê-lo em breve. Ótima resenha, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece trazer uma mensagem bonita ao mostrar um personagem que decide se abrir para a vida, aproveitá-la e ver que ela vale a pena. E, não sei se minha impressão é acertada, mas me parece que a trama foge um pouco de alguns clichês que sempre encontramos neste tipo de história - espero mesmo estar certa. E, juntando-me aos que amaram a capa... pois é, não tem como passar por uma lindeza dessa na livraria e simplesmente ignorá-la; essa capa é uma graça!

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  19. Adoro livros cheios de lições de vida! *-* Com certeza vou ler de coração aberto, acho que não tem como ele não me conquistar. Já tinha ficado louca pra ler só de ver a capa e a sinopse, e com sua resenha fiquei ainda mais fascinada por ele! Vou deixar pra fazer o quiz depois de ler, pretendo fazer isso na próxima semana! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Além desta capa me chamar muito a atenção, é simplesmente uma história incrível.
    Totalmente envolvente e, pelo que vi na maioria das resenhas, um livro muito bom.
    Ele contem questões simples como até mistério (por querer saber o que há no pacote).
    Possui vários quotes incríveis como, o meu preferido, que está na capa...
    Quero muito ganhar!!!
    joseph_luis09@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Flor!
    Falou em paixão por literatura falou conosco mesmo! Tadinho dele, perder a mulher assim, eu acho que pelo que falou o livro é muito bonito e traz uma bela mensagem! Fiquei bem curiosa, a capa é linda! E amei a sua resenha! Arrasou! Vou lá participar da promo dele!
    Um beijão!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiee!
    Eu estou com esse livro aqui e será uma das minhas próximas leituras. Quando vi o lançamento do livro adorei e como é dedicado a nós, amantes da literatura, eu tinha que ler. Espero que a narrativa me encante como você. Depois de ler o livro eu vou fazer o quiz.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não gostei da capa, achei muito simples e sem graça e a história não me prendeu.
    A sua resenha estava maravilhosa.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Glaucia, tudo bem?
    Já tinha lido antes suas resenhas, mas essa ficou linda. Amei essa história, não conhecia e tive a impressão que vou ganhar um presente com essa leitura. Fiquei super curiosa para saber o que foi que deixaram na livraria para ele.
    Por isso vou correndo lá participar do sorteio.
    beijinhos.
    cila
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá Glaucia, olha eu já estava interessada neste livro, por ter visto mita indicação sobre ele, contudo nunca parei para ler uma resenha sobre o mesmo. E como esta é a minha primeira resenha lida, fiquei totalmente boquiaberta e mais ansiosa para a leitura.
    Acredito que o livro, ou melhor, a leitura que nos mostra algo, ou nos dá uma oportunidade de sentir e refletir, merece com toda certeza a nossa atenção.
    E este livro com toda certeza estará em primeiro a minha lista imensa de leituras.
    Parabéns pela resenha, e os quotes são maravilhosos!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  26. Nossa, eu não conhecia esse livro e estou surtando agora que conheço! Preciso dele, parece ser sensacional <3
    Já coloquei na minha wishlist (obrigada pela indicação) e vou participar da promoção, tomara que eu ganhe, hehe.

    Coral,
    Universe for Words

    ResponderExcluir
  27. Esse livro tem uma capa muito bonitinha e parece ser muito interessante. O título me chamou atenção, talvez por remeter diretamente à livros kkkk
    E agora sei que realmente vou ler esse livro! Gosto de livros assim, que passam mensagem bonitas pela história, por isso amei tanto Eu Sou o Mensageiro <3
    Bom, não vejo a hora de ter uma oportunidade de lê-lo. Um dia, quem sabe, mas já está na minha lista kkk

    ResponderExcluir
  28. Gente, amei demais esse livro. Foi uma das minhas melhores leituras do ano. E adorei o quiz.. kkk para mim saiu o Lambiase.. kk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  29. Eu amo livros sobre livros e esse sem dúvida foi um ótimo livro lançado esse ano, uma boa dosagem de comoção! Já quero!

    ResponderExcluir
  30. Oieee, achei o livro bem diferente, adorei a temática da história, apesar de não ter gostado da capa acho que leria com certeza, achei bem interessante quando você citou que devemos ler o livro com o coração, enfim, fiquei muito curioso sobre o livro rs, valeu pela dica, Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Acho que é impossível um amante de livros não parar para ler a sinopse de um livro com esse título!
    Assim como em sua resenha, encontrei várias opiniões positivas sobre a história e ficou muito curiosa para saber um pouco mais sobre esse homem casca grossa e o que ele tem a dizer sobre os livros e sobre sua própria vida.

    ResponderExcluir
  32. Oi
    Eu estou desejando muito esse livro, por esse motivo: envolve o universo literário. Não há como um bookaholic não querer ler um livro com essa temática, gostando dele ou não. Ao contrário de muitos, eu acho a capa linda. Em outras resenhas que li, também se falava de como o livro é tocante e da bela mensagem que passa, quero lê-lo o mais rápido possível. Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Livros que falam de livros, do nosso amor por eles ou qualquer coisa que os envolva é must read! Não há nem mais o que dizer, quero, quero e quero!
    Curti a capa, e mais ainda de saber que o autor tem uma narrativa diferenciada =D

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  34. Já vi ótimas resenhas do livro pelos blogs e, confesso que a cada resenha, fico com mais vontade ainda de ler o livro.
    O enredo muito interessante..... e a capa tão singela!
    espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  35. Oi!
    Vi esse livro em uma livraria (por ironia do destino) e gostei tanto do título quanto da capa. Logo peguei para ler a sinopse e me apaixonei eternamente pela premisse, logo anotando o nome para adicionar na lista dos desejados. Ando vendo ótimas resenhas (e a sua é uma delas) sobre esse livro, julgando-o ser bom, e todas me deixaram cada vez com mais vontade de ler.
    "Às vezes, os livros só nos encontram no tempo certo."
    Adorei esse quote! Lindo, vou deixar anotado ♥
    Sempre procurei um livro que falasse sobre livros, parece que encontrei, hahahaha
    Abraços!

    Beatriz Belo
    http://hey-bookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Eu nunca desejei tanto ler um livro como estou agora... Confesso que o desejei à primeira vista pela capa, depois que a resenha, vi que os meus olhos tinham feito a escolha certa!

    ResponderExcluir
  37. Confesso que a primeira vista não tinha me interessado por esse livro. Apesar de o título do livro remeter a literatura que é algo que eu amo, a sinopse do livro não me cativou. Porém, após ler a sua e outras resenhas fiquei com uma vontade enorme de ler. Um livro que trás tantas mensagens bonitas sobre a vida de um livreiro realmente deve ser lido. Parece um livro simplesmente fantástico e to morrendo de vontade de ler!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  38. Puxa, depois de ler a resenha sinto que é o tipo de livro que ficarei apaixonada por uma semana inteira e que ganhará um lugar especial na minha estante hahaha <3 Ler um livro em que a temática é alguém que gosta de livros é mais que perfeito, super emocionante e pessoal!

    ResponderExcluir
  39. Oi Gláucia, tudo bem?!
    Adorei a tua resenha, e esse livro já está na minha listinha de favoritos que preciso comprar. A história parece ser uma fofura, e representa bem o que nós, leitores, sentimos ao ler um livro. Vou participar da promoção com certeza, e tomara que eu ganhe, pois estou louca pra conhecer de perto essa história.
    Beeijos! =)

    ResponderExcluir
  40. Esse é um livro perfeito para nós que adoramos uma livraria!
    Estou ansiosa para poder lê-lo e por isso participarei da promoção!
    Muito boa resenha e parabéns pelo blog!
    Uma boa semana para você! =)

    Verônica Felisberto

    ResponderExcluir
  41. Oie :3
    Adorei tudo neste livro. Desde que o vi lá no skoob, soube que seria esse livro 'para nós', especialmente; apaixonados tão quanto o personagem principal, por literatura.
    A capa é linda, a sinopse é encantadora e a proposta é tão tentadora quanto... eu adorei!
    E ah, adorei também a sua resenha! Acho que um livro com 'lições de vida' e mensagens tão bonitas quanto você citou não deve ser ignorado e deixado na prateleira de uma livraria.
    E ah, adorei também as citações!

    Abs,
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Adorei a resenha!!

    Esse livro já está na minha wishlist faz tempo, estou looouca para lê-lo e a cada nova resenha que leio essa vontade só aumenta. A história parece ser ótima, e espero tê-lo em breve em minhas mãos *-*

    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  43. Simplesmente linda a resenha.
    Adorei a sinopse do livro e sua resenha apenas complementou a minha opinião, é realmente um livro para os amantes da literatura. Gosto de livros que nos desafiam, e pelo que disse bem no final da resenha, a mescla de passado e futuro que autora faz o torna um desafio a compreensão, e, é ainda mais fantástico quando se trata de um livro que aborda o paraíso na terra: livraria. E tudo se complementa quando o protagonista é o dono dessa livraria, alguém que é apaixonado pela leitura, um livro que li e chamado As Vantagens de Ser Invisível possuía a seguinte frase: “Sempre acho que um livro é meu favorito até eu ler outro.”
    Acredito que todos devíamos ver os livros assim, tornar aquela leitura atual a sua favorita, mergulhar de cabeça na história, viver a vida do personagem. Bom o que quero dizer é que por se tratar de um dono de livraria que ama livros, tenho a certeza do nível que é o livro, pois, aquele que ama literatura tem a alma doce e singela.
    Acho que fugi um pouco do que realmente queria dizer, mas não importa, a vida é uma constante divagação. O que importa é que amei a premissa do livro e acredito que todo livro que te faz pensar possuir seu valor, acho que toda leitura deve deixar um pouquinho que seja no leitor.
    Parabéns pela excelente escrita.
    Julielton Souza

    http://dialeticaproposital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Eu provavelmente teria que fazer uma resenha pra explicar os motivos que me fazer ter curiosidade de ler A Vida do Livreiro J. Firkry. A verdade é que faz pouco tempo que tenho percebido que a literatura contemporânea tem demonstrado qualidade na sua estrutura literária. Geralmente adero à literatura clássica como predileta. E talvez A Vida do Livreiro J. Firkry parece ter tudo para virar um clássico para as futuras gerações. Um enredo que desperta a curiosidade, uma estrutura sólida, envolvente e interessante, bases para ser um livro inesquecível para seus respectivos leitores.

    milenabatalhafernandes@outlook.com

    ResponderExcluir
  45. Olá! Estou mega interessada nesse livro agora. Simplesmente amei os quotes dele e estou louca para tê-lo em mãos pra poder marcar todos que eu gostar com meu marca-texto! hahahahaha
    Não tinha me interessado pelo livro de primeira, mas agora, irei comprar assim que puder!

    Beijos
    dudawimmer@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Se fosse apenas pela capa jamais leria esse livro, mas com a resenha me interessei demais! Sou mais que apaixonada por romances, e sem dúvida vou me apaixonar por esse... Sem contar as lições que podemos levar pra vida... Já adicionei na lista dos próximos a ler...

    ResponderExcluir
  47. Adorei o quiz! Meu resultado foi: Amelia
    "Você é otimista, acredita que é melhor ficar só do que com alguém que não compartilha de suas sensibilidades e interesses. (É, não é?) Nunca mente sobre livros, nunca diz que amou um livro se não é verdade. Normalmente consegue achar algo positivo pra dizer sobre o livro, e quando não, sobre a capa, e quando não, sobre o autor, e quando não,
    sobre o site do autor. Ama descobrir algo novo. Alguns podem achar que é um viajante no tempo, por seu gosto eclético. Alguns te acham uma pessoa durona, mas a verdade é que muitos são capazes e provavelmente irão te machucar. Mas sempre vai achar um bom livro para te animar!"

    ResponderExcluir
  48. Ahhhhh, to muito apaixonada por esse livro! Amei os quotes e amei mais ainda a história. Espero ter a oportunidade de ganhá-lo no sorteio daqui do blog!

    Beijos,

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Oieee
    O livro deve ser maravilhoso,espero não ficar muito confusa no começo com esses flashbacks inesperados.Já estou esperando fazer várias marcações nas paginas,só esses quotes já me encantaram.
    E concordo com o que você disse,as coisas boas só acontecem em nossa vida se nós a deixarmos entrar,ainda bem que A. J. conseguiu entender isso.Ps:Meu sonho é ter uma biblioteca.
    bjs

    ResponderExcluir
  50. Oie,

    Comecei a me interessar por ese livro depois que a resenha da Jessica, fiquei louca pelo livros, os quotes são muito lindos, já fiz o quiz e me indentifiquei muito com o resultado, agora só falta eu descobrir lendo o livro, e ocnhecendo essa historia incrível.

    Mayla

    ResponderExcluir
  51. Eu conheci este livro através de uma resenha em outro blog.
    Fiquei bastante curiosa pela leitura, parece ser uma trama bem legal, além do que, essa capa é realmente linda!!
    Sou daquele tipo de leitor que a capa conta muito pontos a favor.
    Espero conseguir lê-lo brevemente.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  52. Nossa esse livro parece ser ótimo, interessante e bastante emocionante, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  53. Oi,
    Eu achei a história simplesmente linda e um personagem que possui uma livraria é algo tão difícil de se encontrar. Quero muuuito lê-lo.
    Beatriz Carneiro.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥