08 maio 2013

As dependências do Século XXI

Vocês conseguem passar um dia sem internet? E sem o celular? Conseguem se imaginar uma semana inteira sem querer posta em uma rede social? Mesmo naquela viajem pela qual você esperou tanto tempo, onde você está com pessoas que gosta, em um lugar bacana, fazendo coisas divertidas... você sempre quer compartilhar o comento com os seus amigos - ou não - twittar de algo que aconteceu, compartilhar a foto de um local legal por onde você passou, marcar aquelas pessoas que estão ali com você em alguma piada interna que acabou de rolar.

É fato que somos dependentes da tecnologia, para qualquer lugar que olhamos, existe algo 'moderno'.. essa demanda que o mercado criou - e muito bem - e jogou em cima de nós como se fosse uma real necessidade vem nos consumindo cada dia mais! E eu não acredito em alguem que viva sem uma tecnologia.. Ela pode não fazer questão de um Galaxy SIV - como eu não faço -, mas com certeza tem um celular; pode não ter uma Canon profissional com lentes extras e tudo o mais, mas com certeza tem uma câmera digital; e em coisas mais simples do dia a dia como micro-ondas, televisão, computador, carro... Mas nada disso seria possível sem a energia elétrica!

Você pode se privar de algumas tecnologias se  realmente não tiver outro jeito, mais você consegue ficar algumas horas sem energia elétrica?! Okey, isso é um avanço e ninguém aqui é a favor do retrocesso, mas imagine só.

Vou lhes contar porque cheguei a essa reflexão. Visualizem: domingo, 23hs, todos dormindo e você nas páginas finais e um incrível livro e sem aviso... nada, escuro, breu! Muito revoltada e reclamando muito tateei o meu celular a procura de luz. Primeira coisa que constatei foi que meu celular só tinha 10% de bateria - eu precisava que a luz voltasse logo -; segunda coisa é que eu não sabia onde estavam o fosforo - os fogões mais modernos tem acendedor automático -, depois o banho e obviamente estava gelado - alem de alguns prédios e casas no interior você conhece alguem que tenha chuveiro elétrico? - e o pior foi o calor.. sem arcondionado ou ventilador a alternativa era abrir todas as janelas, mas não corria um vendo sequer. Acabei deitando no chão com uma vela e o meu livro esperando pacientemente que a luz voltasse para que eu pudesse dormir.

Não sei se vocês conhecem o seriado REVOLUTION - eu mesma só assisti aos primeiros episódios, por falta de tempo mesmo -, ele acontece justamente nesse cenário: o mundo sem energia elétrica. É muito interessante, eu recomendo a todos. =))

Espero que a minha reflexão possa inspirar a de vocês, afinal o mundo é todos nós. Eu não acredito que um dia vá acabar completamente a energia do mundo, mas nunca se sabe.. nós abusamos tanto do pobrezinho que não seria um espanto se ele simplesmente canse. E bem, nos estamos no Brasil, de desenvolvidos nem o futebol mais nos temos... Se algo acontecer, nem o Chapolin poderá nos ajudar, quanto mais o governo - pelo menos não a nós, pessoas comuns.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥