SÉRIE: #1 Emmi & Leo
AUTOR: Daniel Glattauer
EDITORA: Suma de Letras
PÁGINAS: 188
LANÇAMENTO: 2012
CONCEITO: 3 estrelas
“Ah, está bem, ok, eu desisto!
Querido Leo, psicólogo da linguagem, observador do ser humano: EU SOU REALMENTE UMA DAS TRÊS. Mas três mulheres que calçam o mesmo número não podem ser mais diferentes do que as que você descreve. Fico impressionada como você pode achar todas as três igualmente interessantes e atraentes. Mas os homens são assim mesmo.
Espero que você tenha uma noite agradável. Vou fazer uma pausa-do-Leo. Tenho novamente que cuidar de outras coisas, mais essenciais
Tchau,
Emmi.” (pág. 53 )
O livro me chamou a atenção pelo formado inovador, ele não tem narração apenas a troca de e-mail entre Leo e Emmi; e também pelo tema, afinal quem nunca teve uma paixão virtual? No livro nós não temos acesso a vida pessoal dos personagens, tudo que sabemos deles é o que contam através dos e-mails, dando uma visão totalmente diferente para o leitor - afinal, em qual livro nos somos privados de visão global e da visão do personagem ao mesmo tempo?!
Tudo começa com um e-mail que Emmi manda por engano para Leo querendo cancelar a assinatura de uma revista, e com isso ele fica salvo nos contatos dela. Nove meses depois ela manda um e-mail de final de ano para os seus clientes e acaba encaminhando pra ele sem querer e a partir daí eles começam a trocar uma série de e-mails. Muitas vezes carregados de ironia, os diálogos são interessantes e envolventes, e foram evoluindo conforme o contato deles ia se tornando mais frequente!
Emmi é uma web designer, casada e feliz no casamento; Leo é pesquisador e professor de linguística, solteiro e com uma recente desilusão amorosa. Eles começam a se envolver e ir contando cada fez mais sua vida um para o outro. Eu confesso que não simpatizei muito com nenhum dos personagens e comecei a pegar um ódio profundo da Emmi conforme o livro foi chegando ao final. Quer dizer, conforme o livro vai chegando ao final tudo vai mudando, os personagens nos dão mais detalhes, e ele vai ficando muito mais intenso. O inicio dele é bem morninho e confesso que o formato diferente acaba pó ser tornar um obstáculo nos primeiros capítulos.
Preciso dizer que eu quase surtei com o final do livro e passei uma semana reclamando com todos os meus amigos. Uma amiga me disse que isso é porque eu não gosto de finais que não sejam felizes, mas não é isso, o final é revoltante, e ele tem um terço da responsabilidade pelo conceito que dei ao livro.
Eu não posso dizer que a aguardo ansiosamente pela continuação, mais preciso muito saber o que aconteceu. Senão eu enlouqueço de vez. Com o título de Emmi & Leo – a sétima onda, a continuação será um lançamento de Junho da Suma de Letras, o primeiro capítulo vocês podem ler aqui. Confesso que não gostei do título, ele me deixou sem idéia do que esperar do livro, mas a capa é bem bonita *-* eu só fiquei triste – leia-se revoltada – porque eles vão relançar o primeiro livro com uma capa que combine mais com essa edição, e como eu tenho a primeira edição eu vou ficar com livros com capas nada a ver e eu odeio isso!
Voltando a @mor, sugiro que vocês leiam e tirem suas conclusões porque das pessoas que eu conheço que leram eu fui a única que não gostei! rs
Eu estou louca para ler esse livro. Adoro a premissa do enredo e amo livros que contenham trocas de emails, torpedos, coisas assim.. fiquei assustada com esse ódio que você teve pelo final do livro e ao mesmo tempo louca de curiosidade para saber porque você tanto detestou. Vou ler assim que puder. Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
Leia siim Mi!
Excluirgosto muito das suas resenhas e quero saber a sua opinião sobre ele!
eu já li um pouquinho do primeiro capitulo disponibilizado pela editora e confesso que foi diminuindo minha raiva. mas ela permanece! rs o final é totalmente compreensivo. mas é revoltante =/
Adoro esse livro.
ResponderExcluirConfesso que tive dificuldades em me adaptar com o formato diferente de narração.
A continuação é melhor ainda! Vale a pena ler.
Marcela Biehl