01 dezembro 2022

Resenha - Ariadne, Jennifer Saint



Livro: Ariadne
Autor(a): Jennifer Saint
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 288
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Ariadne, a princesa apaixonada pela luz da manhã e pela beleza da dança, cresceu ouvindo histórias de deuses e heróis. Mas essas histórias, contadas pela aia do castelo do grande rei Minos, não eram os únicos sons que ecoavam pelos corredores do palácio dourado: abaixo, muito abaixo das opulentas galerias, vindos dos cantos mais obscuros de um labirinto, os urros de um monstro demandavam sangue. E esse monstro era seu irmão, o Minotauro. Quando Teseu, jovem guerreiro e príncipe de Atenas, chega disposto a derrotar a terrível criatura, Ariadne enxerga uma saída nos belos olhos verdes do herói. Desafiando a ira dos deuses, traindo a própria família e arriscando sua vida por amor, Ariadne ajuda Teseu a matar o Minotauro. Em um mundo em que mulheres parecem ser meros peões nas mãos de homens poderosos, será que a decisão de Ariadne a levará ao final feliz que ela tanto deseja? Ou a ambição de seu amado a conduzirá à ruína?



Nos últimos tempos, recontos de histórias da mitologia tem ficado bastante em alta. Após o sucesso de Lore Olympus, A Canção de Aquiles e Circe, Ariadne chegou prometendo um enorme sucesso. E já posso dizer que entregou tudo que propôs.

O livro narra a história de Ariadne, filha do rei Minos e princesa de Creta. Na cidade onde ela vive existe o labirinto, habitado pelo temível Minotauro. Todos os anos, Atenas envia sacrifícios para serem jogados à mercê do monstro, que é metade homem, metade touro.

Ariadne sofre todos os dias com um sentimento de justiça. O grande Minotauro é seu irmão, que nasceu após sua mãe ter sido amaldiçoada. O pai nunca superou esta situação e se tornou um homem frio e cruel, governando Creta através do medo e do poder. A única companhia da garota é a irmã, Fedra, que lhe dá um pouco de suporte.

Eis que então surge na vida de Ariadne o herói Teseu. Ele é enviado por Atenas como sacrifício, mas ele foi um voluntário. O príncipe deseja entrar no labirinto e acabar de uma vez por todas com o Minotauro. Contudo, a única pessoa que pode ajudá-lo a escapar com vida é Ariadne e ela só o fará sob uma condição: que ele a leve embora quando partir.

Eu estava com altíssimas expectativas para esse livro e todas elas foram superadas. Confesso que não sabia muito sobre o mito real de Ariadne e do Minotauro, já que essa história é pouco abordada nos livros e minha maior referência sobre o assunto estava em Percy Jackson. Mas gostei muito de conhecer mais sobre estes personagens tão marcantes e acompanhar suas aventuras.

A escrita de Jennifer Saint é completamente viciante! Desde a primeira página eu me vi preso na narrativa e li mais da metade do livro num piscar de olhos. Sério! Cada final de capítulo deixa um gancho para o seguinte e é impossível de largar o livro.

Se engana quem pensa que este livro é apenas uma romantização da história da mitologia. Aqui, Jennifer lança questionamentos importantes sobre as intenções de Teseu e seu real papel na batalha do labirinto. Será que ele é realmente o herói aqui?

Ariadne é uma personagem muito bem construída. Levando em consideração que o livro é baseado em um mito grego, é claro que as mulheres não têm voz e são sempre subjugadas. Desde sua primeira aparição, Ariadne sofre com diversos infortúnios apenas por misoginia, enfrentando certos percalços como um mau agouro. Ela não tem um momento de paz e eu senti muita pena dela.

O final foi devastador. Conforme fui lendo, fui percebendo pra onde Jennifer Saint estava levando a história, mas não quis acreditar. A tensão do livro só aumentou no desfecho e eu fiquei nervoso aguardando a conclusão. Há tempos não me sentia assim lendo uma história e amei ter essa experiência novamente.

Ariadne é um livro bem escrito, com narrativa fluida e personagens bem construídos. Amei a história e já quero mais obras da autora sendo publicados por aqui. Com certeza é um livro que vai ficar na minha memória para sempre!






Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥