02 novembro 2022

Resenha - O Guardião de Nomes, Leonardo Garzaro


 
Livro: O guardião de nomes
Autor(a): Leonardo Garzaro
Editora: Rua do Sabão
Páginas: 476
Adquira: Amazon


Um romance elaborado em torno da primeira das atividades humanas: o nomear. Um barão e sua esposa disputam como deverá se chamar o sétimo e último filho. Um adolescente decide fazer de seu apelido o nome próprio e quer ser registrado como Remela. Um garimpeiro se indigna quando uma marchinha de Carnaval torna-o motivo de escárnio. E um anão planeja roubar a página onde seu nome foi grafado pela primeira vez. "O guardião de nomes" é, nas palavras da crítica literária Thais Rodegheri Manzano, “Uma explosão de criatividade em um romance barroco.”



O PODER DE UM NOME!

A esposa do barão Álvares Corrêa está grávida do sétimo filho e de acordo com um sonho profético, ela decide compartilhar com o marido seu desejo de nomear a criança. Acontece que o barão é senhor de uma vasta propriedade e faz questão de nomear tudo que germina em suas terras, escolhendo desde o nome dos filhos dos empregados até o nome de cada bezerro que ali nasce.

Conhecido como o Guardião de nomes e autoridade em suas terras, o barão acredita que a escolha de um nome está conectada com o destino de quem o recebe, definindo seu futuro e prosperidade. E é por isso que a escolha do nome do sétimo filho precisa ser perfeita, logo, ele desconsidera a decisão da esposa, iniciando um embate no casamento que durará toda a gestação e que acarretará em uma tragédia que manterá o leitor grudado nessa história até a última página.

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos a ira do barão devido aos acontecimentos que se sucederam ao nascimento do sétimo filho. Envaidecido por suas conquistas, posses e títulos e consumido por sua cólera, ele decide não nomear a criança, negando-lhe uma identidade perante a sociedade e um lugar no seio familiar. E sem nome, o menino cresce esquecido por todos.

Ao longo dos anos, acompanhamos três gerações da família Álvares Corrêa e conhecemos o novo Guardião de nomes, procurado por inúmeras pessoas movidas por seus próprios interesses e ambições.

Enquanto a trama se desenvolve, conhecemos a identidade desse novo Guardião e compreendemos sua necessidade de renomear tudo aquilo que já foi nomeado pelo barão. É em meio a esse emaranhado de nomes e histórias que se entrelaçam no decorrer da trama que se faz lembrar o poder das palavras e a necessidade que o ser humano possui de ser reconhecido pelo seu nome.

Para além de um drama com ares de vingança, o romance barroco de @leonardo_garzaro__ é uma história densa e original, sutilmente carregada de doses de fantasia, humor, mas também de críticas sociais pertinentes. A obra fala sobre o peso da escolha de um nome, sobre o ato de nomear e sobre a história que cada nome carrega consigo.



Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥