23 setembro 2021

Resenha - Notas sobre o luto, Chimamanda Ngozi Adichie


 
Livro: Notas sobre o luto 
Autor(a): Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das letras
Páginas: 144
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Escrito por uma das maiores vozes da literatura contemporânea, esse livro é um relato não apenas sobre a morte de um pai amado, mas também sobre a memória e a esperança que permanecem com aqueles que ficam. Escrito após a morte do pai de Chimamanda Ngozi Adichie em junho de 2020, durante a pandemia de covid-19 que mantinha distante a família Adichie, Notas sobre o luto é um poderoso relato sobre a imensurável dor da perda e as lembranças e resiliência trazidas por ela. Consciente de ser uma entre milhões de pessoas sofrendo naquele momento, a autora se debruça não só sobre as dimensões familiares e culturais do luto, mas também sobre a solidão e a raiva inerentes a ele. Com uma linguagem precisa e detalhes devastadores em cada capítulo, Chimamanda junta a própria experiência com a morte de seu pai às lembranças da vida de um homem forte e honrado, sobrevivente da Guerra de Biafra, professor de longa carreira, marido leal e pai exemplar. Em poucas páginas, Notas sobre o luto é um livro imprescindível, que nos conecta com o mundo atual e investiga uma das experiências mais universais do ser humano. “Era tão próxima do meu pai que sabia sem querer saber, sem saber inteiramente o que sabia. Uma coisa dessas, temida durante tanto tempo, finalmente chega, e na avalanche de emoções vem também um alívio amargo e insuportável. Esse alívio se torna uma forma de agressão, e traz consigo pensamentos estranhamente insistentes. Inimigos, atenção: o pior aconteceu. Meu pai se foi. Minha loucura agora vai se revelar.”



Emocionante e doloroso. Notas sobre o luto foi escrito pela autora Chimamanda Ngozi Adichie em um dos momentos mais difíceis de sua vida, quando perdeu seu querido pai durante a pandemia do covid-19 e precisou lidar com o luto e todos os sentimentos que essa fase acarreta na vida do ser humano.

Por ser de descendência angola, a obra também fala sobre as tradições para lidar com funerais, bem como sobre a importância das mesmas para a sua família. Tudo isso no contexto do período de covid ao qual todos estão inseridos.

O livro apesar de pequeno mostra a imensidão de sua dor, é um verdadeiro relato que certamente tocará e emocionará todos aqueles que já enfrentaram tamanha perda. Comecei essa leitura acreditando que seria fácil termina-la, no entanto, eu não poderia estar mais enganada. Por diversos momentos precisei parar de ler para respirar, tamanha a carga emocional que encontrei aqui.

Com uma escrita fluida, sentimental e expressiva, Chimamanda entrega um texto que nos rasga por inteiro ao falar de um tema que todos sabemos que um dia conheceremos de perto, mas que ainda assim não é fácil de compreender e conviver.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥