Livro: Biblioteca Gaiman (#1)
Não é novidade que Neil Gaiman já seja conhecido por grandes obras como Coraline, O livro do cemitério ou simplesmente por grandes adaptações como American Gods, sendo assim , ver um lançamento do autor é certeza garantida de que precisarei conferir e incluir na minha coleção, ainda mais se tratando de uma edição contendo alguns contos do autor adaptados por quadrinistas. Eu ansiava por ter Biblioteca Gaiman em mãos e quando recebi meu exemplar da Editora Intrínseca, corri para devorá-lo na primeira oportunidade.
Livro cedido através da parceria com a editora
Sem medo de desbravar novos mundos e com um talento único para construir tramas e universos extraordinários, Neil Gaiman é um dos escritores mais aclamados da literatura. Com a publicação de Sandman, no final da década de 1980, o autor foi catapultado ao sucesso — a HQ revolucionou o gênero e conquistou milhares de leitores. Desde então, Gaiman navegou por inúmeros estilos e formatos, mas até hoje os quadrinhos ocupam posição de destaque em sua vasta e deslumbrante carreira. Para honrar o gênero que o consagrou, a Intrínseca dá início à publicação de um projeto inédito e exclusivo, uma coleção que reúne histórias do autor adaptadas para os quadrinhos por artistas renomados: a Biblioteca Gaiman. Em edição de luxo com capa dura e fitilho, além de ilustração de capa assinada por Shiko, prefácio de Cris Peter e projeto gráfico de Antonio Rhoden, o primeiro volume da coleção traz cinco histórias que contêm a estranheza subversiva tão característica das obras de Gaiman, que ganham vida com as artes dos brilhantes Shane Oakley, Michael Zulli, P. Craig Russell e John Bolton. Na trama que abre a coletânea, As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro, um escritor com bloqueio criativo muda os rumos de sua inspiração após uma visita inesperada e uma conversa sincera com um corvo. Em Criaturas da noite, Gaiman une o mundano ao sobrenatural, uma de suas marcas registradas, em uma história sobre gatos pretos misteriosos, corujas e demônios. Na obra seguinte, Mistérios divinos, um cigarro compartilhado entre dois homens dá início a uma trama sobre o primeiro assassinato do mundo, unindo céu e terra, amor e morte. Em A verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch, uma mulher que não se chama srta. Finch desaparece após participar da atração de um circo estranho, macabro e um tanto quanto feroz. Por fim, subvertendo a clássica história de amor do Arlequim e da Colombina, Arlequim apaixonado tem início quando uma mulher encontra um presente estranho e sanguinolento pregado em sua porta, obra de um admirador invisível e imprevisível. Para o autor de Deuses americanos, Coraline e tantos outros clássicos, escrever envolve quebrar regras, desafiar limites, se render ao inesperado e construir mundos em que o surreal e o cotidiano se unem em narrativas fantásticas, sombrias, poéticas — e assustadoramente reais. Prepare-se para conhecer uma edição especial e inesquecível e mergulhar em histórias que só Neil Gaiman poderia contar.
A obra conta com 05 contos, cada um adaptado por um quadrinista, que possui alguma relação com Gaiman. O primeiro do livro é "As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro", que nos narra as desventuras de um escritor sofrendo de bloqueio criativo, que recebe a visita de um corvo lhe dizendo para escrever fantasia. Com arte de Shane Oakley, essa história possui um traço mais sombrio e deixa o leitor tenso em certos momentos.
Em seguida, vem "Criaturas da noite: O Sacrifício e A Filha das Corujas", onde, primeiramente, temos um gato preto como protagonista. Nessa história, um outro escritor tenta entender o que acontece com seu gato todas as noites, já que ao amanhecer ele está sempre machucado. Esse foi um dos meus contos favoritos. Os traços são mais coloridos e a história é mais envolvente, além do tom de mistério ser muito bom. Em A Filha das Corujas, temos uma criança abandonada que é levada para ser criada por uma ex-freira. A aura sombria desse conto é bem diferenciada e também gostei muito dos traços.
Além dessas obras, temos "Mistérios Divinos", "A verdade sobre o desaparecimento da Srta Finch" e "Arlequim apaixonado". Cada um desses tem sua peculiaridade e seus traços próprios, com histórias irreverentes e misteriosas. O conto da Srta. Finch foi meu favorito, pois traz como cenário um circo, que é um dos meus maiores pavores, haha. Nessa história, uma mulher considerada 'chata' vai a um encontro às cegas em um circo que não é lá muito normal.
O único que eu realmente não consegui gostar foi Arlequim Apaixonado. Primeiramente, porque não entendi muito bem o contexto... Além disso, o traço é como uma fotonovela, que não transmitiu muita emoção. Fora que o protagonista, um arlequim, não é lá muito agradável.
Em suma, Biblioteca Gaiman é uma obra feita para os fãs do autor, mas também para aqueles que curtem HQs ou simplesmente uma bela edição para se ter na coleção. Tenho certeza que não irão se decepcionar.
Nenhum comentário
Postar um comentário