13 setembro 2021

Resenha - O enigma do quarto 622, Joël Dicker



Livro:
O enigma do quarto 622
Autor(a): Joël Dicker
Editora: Intrínseca
Páginas: 528
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Numa noite de Dezembro, um cadáver jaz no chão do quarto 622 do Palace de Verbier, um luxuoso hotel nos Alpes suíços. A morte misteriosa ocorre em plena festa anual de um prestigiado banco suíço, nas vésperas da nomeação do seu presidente. A investigação policial nada conclui e a passagem do tempo leva a que o caso seja praticamente esquecido. Quinze anos mais tarde, o escritor Joël Dicker hospeda-se nesse mesmo hotel para recuperar de um desgosto amoroso e para fazer o luto do seu estimado editor. Ao dar entrada no hotel para o que esperava ser uns dias de tranquilidade e inspiração, não imaginava que acabaria a investigar esse crime do passado.

 

Uma história ambientada em Genebra, na Suíça. Joel é um escritor que está passando pelo luto após a morte de seu amigo Bernard, seu editor, que acreditou no seu trabalho e o tornou um grande escritor. Joel se envolve com uma moça e, quando o relacionamento acaba, ele resolve tirar umas férias para espairecer a cabeça por um tempo.

O lugar escolhido por ele é o luxuoso hotel nos alpes suíços e, ao se hospedar no Palace de Verbier, Joel fica no quarto 621 Bis. Logo ao entrar no quarto ele estranha a numeração do apto que não segue a sequência correta e isso o deixa intrigado. A numeração também intriga uma outra hóspede, Scarlet, que Joel conhece no restaurante do hotel. Juntos descobrem que houve um assassinato no quarto 622, agora renomeado 621 Bis, há 15 anos atrás.

A vida é um romance que já sabemos como termina: no fim, o herói morre. Por isso, o mais importante não é como nossa história acaba, mas como preenchemos as páginas.


Ao longo da história o leitor é surpreendido por novas revelações que mudam completamente o rumo da história, confundindo sua cabeça, derrubando qualquer teoria de quem seria o assassino e, nas últimas páginas, nos apresenta um super plot twist inacreditável.

Joel Dicker tem uma escrita muito envolvente e fluida. A narrativa da história se divide em primeira pessoa, em uma visão do autor, e em terceira pessoa, que nos conta a história da presidência do Banco e à vida de três pessoas que são o foco de todo o mistério: Macaire Ebezner, herdeiro do banco Ebezner; Anastasia, sua esposa; e Lev Levovitch, banqueiro e amigo de Macaire. A trama envolve espionagem, sabotagem e complôs entre executivos, amor e ainda com uma temática policial.

Um ponto que achei extremamente interessante foi que o autor escreveu esse livro em homenagem ao seu amigo editor, Bernard de Fallois, morto em 2018.






Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥