25 junho 2020

Resenha - Feitos de Sol, Vinícius Grossos


Livro: Feitos de Sol
Autor(a): Vinícius Grossos
Editora: Faro
Páginas: 256
Adquira: Amazon | Submarino | Shoptime
Livro cedido através da parceria com a editora

E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio? Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar. A Faro Editorial lança em julho “Feitos de Sol”, o novo romance de Vinicius Grossos, um dos mais amados autores nacionais de YA. Vinícius incluiu nesta obra cenas que ele próprio viveu: a luta por aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo. Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo. Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.


Aos quinze anos, Cicero não tem muitas preocupações. Sua mãe é sua melhor amiga e a relação deles é a melhor que qualquer um poderia desejar. Sua amizade com Karol - uma amizade com benefícios, por assim dizer - segue fluindo normalmente e sua série de quadrinhos favorita, Under Hero, está prestes a lançar o seu volume final.

O ano é 1999 e Cícero acredita que o Bug do Milênio está prestes a acontecer, com a virada para o ano 2000. O garoto tem a certeza de que isso trará o fim do mundo, já que os computadores não entenderão a nova data e dispararão todos os mísseis existentes, destruindo tudo ao seu alcance.

Quando Cícero conhece Vicente, as circunstâncias não são as melhores. Os dois se encontram em frente a Taverna do Dragão, para comprar o último volume de Under Hero e descobrem que o lugar, referência para os nerds da cidade, fechou por falta de verba. Como eles vão ficar sabendo o que aconteceu com seu herói favorito?

Frustrados, os dois meninos saem sem rumo pela cidade e a partir daí um belo laço de amizade começa a nascer entre os dois. Vicente possui muito em comum com Cícero e acredita que a virada do milênio trará o arrebatamento, levando aqueles que são dignos para o reino dos céus.

Com tanto assunto para discutir, os dois meninos vão se tornando cada vez mais próximos e, aos poucos, Cícero vai percebendo sentimentos diferentes pelo novo amigo, que colocam em conflito tudo aquilo em que ele acredita. A partir daí, os dois meninos entram em uma jornada de autodescoberta onde tudo é possível, mas as consequências podem ser destrutivas.

Feitos de Sol é o último lançamento do autor LGBTQIA+ Vinicius Grossos, um fenômeno da literatura jovem. Há tempos ouço as pessoas falando bem desta obra, mas fui deixando a leitura para depois. Meus amigos, se arrependimento matasse, eu estaria mortinho agora mesmo!

A escrita de Grossos é leve, fluida e muito envolvente. Iniciei a leitura sem pretensão, só para dar uma folheada no livro, e não consegui mais largá-lo. O autor criou uma premissa interessante, descreveu os cenários muito bem e construiu personagens incríveis, pelos quais é impossível não se apaixonar.

Cícero foi meu favorito. O jeito leve como ele lida com as coisas fez com que eu me identificasse bastante com ele. Além disso, gostei muito do seu jeito protetor e leal com Vicente, mesmo quando seus próprios sentimentos estavam em jogo. Ele me fez sorrir e chorar, num pico de emoções, diversas vezes.

Vicente também é incrível. Ele é filho de pais religiosos e muito intolerantes, tendo em sua avó - uma personagem brilhante, diga-se de passagem - sua única parceira. Quando ele conhece Cícero e permite se envolver com o menino, é perceptível que aquilo é um passo enorme para ele, mas que o deixa muito feliz.

Eu sabia que esse livro ia me destruir, afinal, Vinicius Grossos é bem conhecido por deixar o emocional de seus leitores em frangalhos. Porém, eu não sabia que passaria horas a fio com lágrimas escorrendo, mesmo depois de tudo ter se ajeitado e a leitura ter finalizado. Meu coração ficou completamente despedaçado e eu só queria abraçar os dois meninos e dizer que tudo ficaria bem.

Feitos de Sol é um livro lindo, emocionante e sensível que traz a belíssima história de amor entre dois meninos do jeito mais puro e inocente possível. Terminei a leitura completamente encantado e sei que muitos vão se identificar com essa história. Leiam e permitam-se apaixonar por uma trama muito bem construída e personagens cativantes, pois vale cada segundo.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥