Livro: Sem Volta
Autor(a): Charles Burns
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 176
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
A trilogia épica de Charles Burns reunida num só volume. Sem volta é uma jornada delirante pelo território, incerto e sombrio, da memória. Uma história em quadrinhos que nos mantém visualmente eletrizados com sua atmosfera de sonho e realidade distorcida. Enquanto se recupera de um trauma devastador, o jovem Doug tenta juntar as peças do seu passado. Sua paixão por Sarah, uma estudante de artes brilhante e atormentada; a doença do pai. O que de fato aconteceu? Entre homenslagarto, ovos verdes gigantes e a cena punk do final dos anos 1970, a história vai sendo montada e desmontada. Como se Hergé encontrasse Burroughs num pesadelo de David Lynch, Charles Burns funde ação e mistério e mantém o leitor num estado de constante tensão nesta que é a reunião de sua célebre trilogia — X'ed Out, The Hive e Sugar Skull. Em que medida podemos confrontar o passado e conhecer a nossa própria história? É possível voltar atrás?
Enquanto tenta encontrar respostas, Doug mergulha em suas lembranças e em seus pesadelos, nos permitindo acompanhar vislumbres de eventos traumáticos e decisões impensadas e irresponsáveis de sua juventude. Nessa viagem alucinógena sem ordem cronológica, a graphic novel explora momentos importantes da vida do personagem, como por exemplo sua paixão por Sarah, seu relacionamento com o pai, sua aspiração artística e traumas relacionados a violência e covardia.
Inicialmente tanto a ordem cronológica como as criaturas existentes no universo explorado por Doug pode causar estranheza e confusão ao leitor, no entanto no decorrer da leitura vamos encaixando cada peça da história e descobrindo o real motivo das alucinações do personagem e do peso que sua consciência suporta.
Nesse enredo perturbador e caótico criado pelo autor a mensagem não poderia ser mais clara. Decisões e arrependimentos podem gerar um peso impossível de carregar e nem sempre existe um caminho de volta, muito menos o tão sonhado final feliz em toda história.
Abordando assuntos importantes como problemas psicológicos, aborto, relacionamento abusivo e família, Sem volta está longe de ser uma leitura leve, mas com certeza é uma ótima recomendação para quem curte um estilo de obra mais psicodélico.
Em relação a edição gráfica, a editora Quadrinhos na Cia está de parabéns pela qualidade e pela beleza do exemplar.
Esse foi meu primeiro contato com o trabalho de Charles Burns, mas foi o suficiente para me absorver em sua história e me fazer ansiar por conhecer mais de suas obras.
Falar que não conheço muito o trabalho da Editora e nem sei muito da obra de Charles. Mas pelo que li acima, é tudo muito fantástico e até certo ponto, nostálgico.
ResponderExcluirEste buscar respostas pode muito cair se encaixar perfeitamente a cada um de nós e talvez esta seja a jogada.
Vai para a lista de desejados.
Beijo
Eu simplesmente adoro esse GN, muito bom e a gente fica desesperado pra tentar encaixar tudo, mas algumas ilustrações são levemente perturbadoras.
ResponderExcluirhttp://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
Oi Glaucia,
ResponderExcluirConheço o personagem por comentários de amigos, mas nunca li nada sobre ele, e sendo sincera, não é uma leitura que me atrai tanto.
Acredito que seja voltada para um público mais juvenil, principalmente pelas mensagens, e temas abordados, e até acho bacana.
Enfim, não tenho vontade de ler, mas admiro a obra.
Beijos
Glaucia!
ResponderExcluirTenho achado fantástico as editoras trazendo HQs, acredito que tem conquistado muito leitores jovens.
E ver uma HQ que traz o sentimento interior e as diversas emoções é simplesmente fantástico, além de ser uma trilogia, acredito que é a primeira em HQ que vejo falar.
cheirinhos
Rudy
Realmente não conhecia esse personagem ou autor, mas também não sou uma leitora de hq's, mas consigo imaginar facil pelo que descreveu, essa história em algum tipo de desenho animado.
ResponderExcluirNão conheço o quadrinho e nem o trabalho da editora e também não sou uma leitora de HQ por isso eu acho que vou deixar sugestão de lado por enquanto uma das minhas metas para o próximo ano é começar a ler mais Graphic novels e quadrinhos
ResponderExcluir