12 novembro 2018

Resenha - As Mil Partes do Meu Coração, Colleen Hoover


Livro: As Mil Partes do Meu Coração
Autor(a): Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Para Merit Voss, a cerca branca ao redor da sua casa é a única coisa normal quando o assunto é sua família, peculiar e cheia de segredos. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali. Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu. Mas seu plano não sai como o esperado e ela deve decidir se pode dar uma segunda chance não apenas à sua família, mas também a si mesma. As mil partes do meu coração mostra que nunca é tarde para perdoar e que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca.




vida de Merit Voss começou a se tornar um fardo aproximadamente aos 11 anos, quando sua mãe que sofria de câncer foi isolada em um porão enquanto o marido retomava a vida com sua ex-enfermeira e um novo filho no andar de cima. Como se não bastasse lidar com a traição do pai, Merit passou por uma situação traumática com o irmão mais velho Utah e aos poucos se distanciou também de sua gêmea idêntica Honor, a quem ela considera a irmã mais bonita, amada e querida por todos.

Aos 17 anos e cada vez mais distante de seus familiares, Merit coleciona troféus que nunca ganhou, comprando um novo sempre quando algo dá errado em sua vida. Integrante de uma família disfuncional e cheia de segredos, nossa protagonista vem se enterrando em sentimentos que já não consegue guardar, e o grande problema é que Merit não possui amigos ou se sente próxima de alguém da família para poder se abrir.

Para se fazer notar, Merit decide abandonar a escola e ficar dias sem falar dentro de casa esperando que alguém note sua presença ou ausência, no entanto cada vez mais ela se sente invisível e desnecessária em meio aos Voss e talvez se ela desaparecesse ninguém notaria.

Certa vez vi uma citação que dizia: “Não torne sua presença conhecida. Torne sua ausência notada.” Ninguém nessa família nota minha presença ou minha ausência. Todos eles notam Honor. Eu nasci depois, e isso faz de mim uma cópia desbotada da original.

E é tentando lidar com esses sentimentos que a sufocam e premiando com troféus suas derrotas que Merit conhece o misterioso Sagan, um garoto tatuado e dono de uma arte sombria que a encanta. O único problema é que Sagan está envolvido com sua gêmea, o que o torna indisponível, mas de longe indesejável.

Enquanto tenta lidar com essa paixão proibida e com os novos segredos que irão surgir na casa Voss, Merit percebe que já não consegue suportar tudo o que tem guardado no peito e toma uma decisão que colocará em risco sua vida e mudará o destino de sua família. Mas será que suas atitudes impensadas serão o melhor caminho para resolver dilemas tão delicados? Vocês terão que ler para saber!

É como se nem tivéssemos pais. Temos uma mãe morando no porão e um pai que vive no próprio mundo. Ninguém tem ideia do que acontece com qualquer um por aqui.

Quem está acostumado a ler os livros da autora e suspirar com seus romances, se prepare, pois esse livro é diferente de tudo o que CoHo já escreveu. E embora o romance esteja incluso nesse livro, ele é apenas pano de fundo para todo o desenrolar da história de Merit e da família Voss que é muito mais profunda e necessária.

A escrita da autora continua fluída e a construção dos personagens e suas características foram primordiais para sentirmos empatia por cada um deles e compreendermos a representatividade que tinham para a história. E assim como qualquer família comum que possui problemas, os Voss acreditavam que manter segredos era a melhor forma de proteção para seus integrantes, mas será que esse excesso de proteção não impediria que os filhos crescessem e aprendessem a se defender?

Sofri e me emocionei com essa família disfuncional e com as decisões de um pai que se equivocou demais enquanto tentava proteger os filhos. CoHo nos permite vislumbrar a humanidade em cada personagem e perceber o quanto somos falhos e as vezes necessitamos de ajuda profissional para lidar com nossos problemas.

E novamente, Colleen Hoover demonstra que não tem medo em abordar assuntos delicados como depressão, suicídio, problemas mentais e familiares em suas obras como um alerta. Merit estava sofrendo de depressão e mesmo com todos os sintomas, nem ela ou sua família conseguiam perceber seu pedido de socorro. E nós? Será que estamos prontos para perceber os sinais de pedido de socorro de alguém em nossa própria casa?

As Mil Partes do Meu Coração é um livro com temas atuais e delicados que precisam ser lidos e discutidos cada vez mais, principalmente entre jovens. Precisar de ajuda psicológica não nos faz diferentes ou inferiores a ninguém e pode ser a resposta necessária para aliviar nosso fardo nos momentos em que os problemas parece nos engolir. Então não hesite em procurá-la se necessário.


- Nem todo erro merece uma consequência. Às vezes a única coisa que ele merece é o perdão.

7 comentários

  1. Olá Glaucia,
    Faz algum tempo que venho esperando um lançamento da autora nesse estilo. Mesmo ela sempre focando bem em relações familiares, o romance acaba sendo o principal, aqui é diferente, a família de Merit não é só disfuncional, mostra uma realidade, como você mesmo citou, as falhas do ser humano, e claro, todas as suas facetas, boas ou ruins.
    Gosto dos temas que são presentes em suas obras, acho que devem, sempre que possível, serem discutidos.
    Mais um que entra na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amo as letras da autora!!!! Mas realmente a gente está acostumada a ler seus romances problemáticos e nunca uma história familiar tão pesada! Mas é gostoso ver que Colleen pode passear sorrateira em vários gêneros e mesmo assim, continuar diva!
    Ainda não pude ter e nem ler esta obra,mas por tudo que li acima, quero demais conhecer toda esta tristeza. A resenha demonstra o quão pesada é a história desta família inteira.
    Temas fortes, só pra variar né?rs
    Vai para a lista de desejados com certeza!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Glaucia!
    Nunca tive oportunidade de ler nenhum livro da autora, embora leia sempre boas resenhas sobre os livros dela e desse, é a primeira resenha que leio.
    Gostei de ver que ela mudou um pouco a abordagem de apenas romance, para se aprofundar mais sobre os segredos e dramas da família Voss e das consequencias que advem de toda super proteção.
    Um final de semana pleno de luz e paz!
    “Oh, faz-nos felizes, e nos terás feito bons.” (Robert Browning)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Desde É assim que Acaba essa autora me conquistou completamente, tenho vontade de ler tudo que ela escreve. Estou sentindo que ela tá vindo com uma carga emocional mais pesada nas histórias, principalmente em quesito familiar. O que só aumenta a minha vontade de entrar nesse universo que so a CoHo sabe montar. E essa história parece ser um pouco diferente do que ela escreve, voltando mais para o drama familiar. Gostei bastante da resenha, não vejo a hora de comprar o meu exemplar.

    ResponderExcluir
  5. Gente, que livro maravilhoso. Li o tempo todo com a garganta travada, segurando a emoção. O time do livro é perfeito.. Li algumas pessoas comentando que ficou "inacabado" , não concordo, acredito que a autora teve a luz de terminar o livro da melhor maneira possível, assim como os outros problemas ligados a vida de Merit. Obg pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Deborah! Obrigada você por comentar e deixar sua opinião. Também li algumas opiniões negativas, mas discordo, achei "As mil parte do meu coração" um livro muito necessário e bem escrito.

      Bjs, Glau.

      Excluir
  6. Eu não conseguia ver nada que essa altura já tem escrito mas eu tenho medo dela em casa e todas as minhas amigas falam muito bem a respeito da escrita dela Pretendo começar a ler em breve e comprar esse livro para poder viver nesse ano eu achei a temática Proposta no livro algo bem interessante é muito complicado quando você perde alguém que você ama para uma doença como câncer

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥