21 novembro 2018

Resenha - Arte & Alma, Brittainy C. Cherry


Livro: Arte & Alma
Autor(a): Brittainy C. Cherry
Editora: Galera Record
Páginas: 308
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Aria Watson era considerada invisível na escola, mesmo com todo seu talento para arte; em casa era uma boa filha e irmã. Mas tudo mudou quando ela anunciou, aos 16 anos, que estava grávida. E a notícia caiu como uma bomba. Agora ela está aterrorizada e se sentindo mais sozinha do que nunca. Levi Myers mudou-se para Wisconsin para ficar com o pai, que não via desde os 11 anos. Ele precisava se afastar um pouco da mãe e passar um ano com o pai parecia uma boa ideia, mas agora Levi não tem mais certeza. Se a mãe tem problemas, o pai é pior. Dois adolescentes passando por momentos difíceis e que, sem querer, encontram um no outro alguém que compreenda o que estão passando. Os dois estão despedaçados por dentro, cheios de cicatrizes. Mas, nas manhãs no bosque, enquanto tentam alimentar cervos, ou esperando o ônibus para escola, eles compartilham seus medos e incertezas. Levi está dividido entre o pai e a mãe e Aria precisa decidir o futuro do bebê que está gerando. Em palavras, e até mesmo no silêncio, os dois fazem um ao outro um pouco mais fortes. Apaixonar-se não era o plano, mas às vezes é difícil resistir quando alguém parece entender tão bem sua dor e solidão.



Aria Watson é uma adolescente de dezesseis anos com grande aptidão em artes abstratas, talento que fica explicito também em sua forma de se vestir ou cortar os cabelos. Embora seu visual um tanto peculiar tenha todo o necessário para chamar a atenção na escola, Aria é a típica garota invisível, mas tudo muda quando após os acontecimentos do último verão ela se vê sozinha e grávida.

A notícia não é bem recebida por sua família, e a imagem da boa e estudiosa filha se torna cada vez mais distante da sua realidade. Com as constantes brigas em seu lar que antes poderia ser considerado harmonioso, a jovem se vê cada vez mais desamparada e perdida.

- Estou com medo – disse minha mãe baixinho quando paramos na frente de casa. – Estou com medo por você. Vejo muitas garotas cujas vidas mudam para sempre por causa de coisas como uma gravidez.

Levi Myres mudou-se do Alabama para Wisconsin para morar com o pai que não via desde os 11 anos de idade. O motivo de sua decisão vem da necessidade de se afastar da mãe e de toda a carga emocional que precisa enfrentar em sua antiga casa, ele queria poder continuar e ajuda-la, porém quem sabe esse tempo longe o ajude não apenas a lidar com os problemas, mas a compreender os motivos que levaram um pai tão amoroso a se afastar do único filho sem deixar explicações.

Contudo mudar de cidade resultou apenas em mudar de problemas, seu relacionamento com o pai não é dos melhores e Levi se pergunta se realmente fez uma boa escolha. Embora se esforce para melhorar o relacionamento com o pai, nada parece surtir efeito, e Levi se sente cada vez mais deslocado e solitário, até descobrir os motivos por trás de tanta grosseria e distanciamento de seu progenitor.

Às vezes era muito fácil esquecer que adultos não passam de jovens em corpos maiores, que os corações deles se partem assim como os nossos.

Esses dois corações quebrados e amedrontados pelas incertezas da vida se alcançam e encontram no outro compreensão, carinho e estímulo para vencer as barreiras que os cercam. A amizade que cresce entre Aria e Levi cria uma conexão em meio a essa dor que precisam enfrentar, ajudando ambos nessa jornada repleta de dúvidas e incertezas.

Enquanto Aria precisa tomar decisões que refletirão em seu futuro, Levi precisa enfrentar o desprezo de um pai que esconde um segredo capaz de machucar ainda mais seu coração e lidar com uma mãe que o sufoca, mas precisa de sua atenção. Como sair inteiro após lidar com tantos problemas, ainda tão jovem?

Pela primeira vez eu mostrei a Aria quem eu realmente era. Eu lhe mostrei a minha verdade. Em meus olhos, ela viu o isolamento que eu nunca mostrava para ninguém. Ela viu o sofrimento em minha alma que eu escondia por trás de sorrisos e mentiras.

Com sua escrita fluída e envolvente, Brittainy C. Cherry nos faz amar esses personagens falhos e sentir na pele suas dores e anseios. Foi impossível não sofrer suas aflições e derramar lágrimas incontroláveis quando a dor se tornou tão forte a ponto de transbordar do peito.

Arte & Alma é um livro sobre cicatrizes e retrata o amor em sua mais verdadeira forma. Nem sempre ele será belo, às vezes te fará sangrar e sufocar, mas no final você compreenderá a vastidão e beleza do amar.

- Às vezes, amar uma pessoa é saber que ela está melhor sem você por perto.

5 comentários

  1. Só a última frase da resenha já faz o coração ficar apertadinho.
    Brittainy mais uma vez, trazendo um enredo pesado e duro. Gravidez na adolescência, abandono, solidão e marcas de passado.
    Apesar de tão jovens os personagens, já carregando o peso dos pais e o de si próprios.
    Não tinha lido nada a respeito deste novo trabalho da autora, mas com certeza, já quero e muito poder conferir mais esta bomba emocional!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Li dois livros da autora, e percebi que ela tem uma escrita boa, mas um deles eu daria uma nota 2 no máximo, que foi Sr Daniels, achei um livro com uma base clichê mas que ela a cada pagina tentava passar um ensinamento mas esqueceu de desenvolver a história, com mortes desnecessárias e sem trabalhar as perdas delas direito, um dos piores livro que li esse ano. E o outro eu gostei mas não amei, que foi o Ar que ele Respira, achei um livro bom apesar de achar um pouco dramalhao no final. Esse parece ser uma mistura dos dois, por isso tenho um pouco de receio de ter muito drama e da história não funcionar para mim, apesar de tratar de temas que merecem ser discutidos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Glaucia,
    Ah, eu acho incrível como a autora sempre coloca um pouco de arte em seus livros, nesse caso, algo que já vem até no título…
    Sem dúvidas toca o coração, principalmente a vida de Aria, só de ler a resenha, e comparar com a vida real, fico imaginando o que a protagonista passa, nada fácil enfrentar uma gravidez na adolescência, e nós sabemos como as pessoas são maldosas…
    Um ponto positivo é ser narrado pelos dois, adoro livros que seguem essa intercalação, assim conseguimos compreender melhor os personagens.
    Claro que sendo da Brittainy, já estava nos meus desejados, e agora, quero mais ainda, ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estava me segurando pra não comprar esse livro, a capa tinha me conquistado... Mas ler sua resenha falando tão bem dele, agora não resisto! As frases que você selecionou são lindas e tocantes, e eu amo uma história com dois personagens machucados se apoiando!

    ResponderExcluir
  5. O livro pelo que eu percebi é bastante intenso principalmente por abordar a questão da gravidez na adolescência Mas eu não fiquei muito interessada pela história dos protagonistas principalmente porque o Levi não conseguiu chamar minha atenção mas vou tentar repensar isso e quem sabe eu leio o livro

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥