07 outubro 2015

Resenha - A Espada do Verão, Rick Riordan


Livro: A Espada do Verão (Magnus Chase e os Deuses de Asgard #1)
Autor(a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 438
Adquira: Saraiva | Submarino | Americanas | Buscapé
A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph – um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico. As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.

Desde a morte da mãe, Magnus Chase vive nas ruas de Boston. Fugindo da polícia e das assistentes sociais, recuperando objetos descartados pelas pessoas mesmo estando em perfeito estado, reciclando comida do lixo ou usufruindo da boa vontade de alguns comerciantes. Enfim, ele se vira como pode. Nos dois anos que se passaram desde a explosão misteriosa em seu apartamento e ele pensou várias vezes em procurar seu tio abastado, mas desde a última vez em que a família se reuniu (um natal dez anos antes), sua mãe sempre foi enfática ao dizer que ele deveria manter distancia do tio. Então assim ele fez.

Não pode-se dizer que é possível fazer grandes amizades morando na rua, mas Magnus tem um apresso especial por Hearth e Blitz. Um dos dois sempre está acompanhando o garoto. Não é ato a que os outros mendigos se referiam a eles como seu pai e sua mãe. Foram eles que tentaram salvar sua vida naquela manha de janeiro. O dia em que ele reencontrou seu tio, descobriu quem era seu pai e morreu.

Disseram que todo mundo sonha, que eu só não lembrava dos meus. Mas afirmo: dormir para mim sempre foi como estar morto. Até eu estar mesmo morto. Aí, sonhei como uma pessoa normal.

Ou não, depende do ponto de vista. Magnus acordou em Valhala, um hotel pós-vida destinado a recepcionar os heróis que morreram em batalha, escolhidos a dedo pelas valquírias, que são semideusas escolhas por Odin para montar o exercito que lutará ao seu lado no Ragnarök, o Juízo Final da mitologia nórdica. Para o resto de sua vida, ou até o Ragnarök, tudo que Magnus precisa fazer é morrer diariamente nos campos de treinamento, comer a carne de uma animal que ressurge todos os dias para lhes servir de jantas e aproveitar seu quarto super personalizado com uma área verde, uma cama confortável e todos os consoles desejáveis por um garoto de dezesseis anos. Mas isso é uma história de Rick Riordan, não poderia ser tão fácil assim!

Finalmente, paramos em frente à porta onde estava escrito MAGNUS CHASE.
Ao ver meu nome gravado em ferro, rodeado de runas, comecei a tremer. Minhas últimas esperanças de que tudo aquilo fosse um erro, uma pegadinha de aniversário ou uma confusão cósmica evaporaram. O hotel estava me esperando. Tinham escrito meu nome corretamente e tudo.

No dia em que morreu, Magnus resgatou um artefato que pertenceu ao seu pai e que estava desaparecido a muito tempo. Um gigante muito poderoso está querendo acabar com os nove mundos, mesmo que isso o destrua junto, a Espada do Verão é o elemento principal para por seu plano em prática. Adivinhem a missão de Magnus? Exatamente, evitar que isso aconteça. Porém, ele conseguiu a incrível façanha de perder a espada momentos depois de tê-la recuperado. Azar o dele que só terá mais trabalho pra cumprir sua missão.

Depois de cinco livros falando sobre mitologia grega e mais cinco mesclando ela com a romana, Rick Riordan decidiu trazer mais conhecimento aos seus leitores, abordando uma mitologia pouco explorada até então: a mitologia nórdica. Se a primeira experiência foi incrível, essa foi ainda mais pois tudo foi muito novo para mim. Minha única referência eram os filmes do Thor e eles não são nada ao lado dessa cultura tão rica. Daquele jeito único, os elementos são inseridos na história junto com os personagens e os acontecimentos, de forma que não fica confuso para o leitor.

[...] A questão do destino, Magnus, é a seguinte: mesmo que não possamos mudar o cenário, nossas escolhas podem alterar os detalhes. É assim que nos rebelamos contra o destino, como deixamos nossa marca. Que escolha você vai fazer?

O Magnus é o personagem preferido do autor e está quase roubando esse posto do Percy em minha vida. Ele é super engraçado, mas sem ser um pastelão e ao contrário da história Grego-Romana, nenhuma das confusões nas quais se mete parece forçada. Não quero me repetir, mas é impossível não comparar as três sagas. Há elementos que existem em ambos como uma moeda própria, uma definição para a criação do mundo, profecias... Acredito que a culpa está muito mais nas mitologias em si do que na história que o autor criou, mas os subterfúgios mais explorados deveriam ter sido deixados de lado dessa vez né?!

Seus companheiros de batalha são Samirah, sua valquíria, e seus amigos de rua que, obviamente, mostraram ser muito mais do que simples mendigos. Eles viajam entre vários mundos, encontram deuses e gigantes e tem uma ajuda (?) bem improvável. O livro é introdutório e por isso pode se tornar um pouquinho lendo as vezes, mas é coisa rápida. Não quero falar muito sobre a história para que você possam aproveitar o livro em sua plenitude, mas já digo que a nossa queria Annabeth Chase aparece sim e o livro termina prometendo mais participações especiais. Será que ainda veremos o cabeça de alga?!

Muitas histórias nórdicas pareciam carregar a mesma mensagem: saber das cosias nem sempre valia o preço. Infelizmente para mim, sempre fui curioso.

Mas uma vez o autor conquista com o seu jeito de contar história, mesclando referências atuais com tradições tão antigas. Se você gosta de uma boa aventura, precisa conhecer Magnus Chase!

E para finalizar, mais uma frase da série 'quotes que merecem ser marcados' 
A espada pulsou, quase como se tivesse rindo. Imaginei-a dizendo: Uma caneta que vira uma espada. É a coisa mais idiota que já ouvi.

16 comentários

  1. Dressa para uma amante de fantasia como eu só tenho a dizer: preciso desse livro. Menina que premissa interessante, e adoro mitologia nórdica, Jordan sai um pouco da habitual Mitologia grega e nos presenteia com a nórdica. Amei a capa. Essa com certeza vou comprar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Eu estava "MÉÉ OUUUUUTRO livro do Riordan". Mas agora li sua resenha e BAAAM! Preciso ler! Parece ser muito interessante! A cultura nordica é super rica, vou me enfiar em mais uma saga do autor e ver no que dá!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dreh!!
    Tenho muita vontade em ler algo do Rick mais ainda não tive a oportunidade!!
    Confesso que não tenho lido muita fantasia ultimamente, mas me agrada essa abordagem de mitologias que o autor faz e a mitologia nórdica é algo que sou totalmente leiga e me deixou bem interessada!!
    Que capa linda *-*
    Espero mesmo conhecer em breve a escrita desse grande autor!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oláá!

    Dre, não costumo ler nada do genero, o que é horrivel pois eu gosto muito de mitologia e acho que cada obra aborda de um jeito diferente e sempre agrega mais valor.
    As capas e a diagramação são excelente o que atrai muito!

    Gosto de livros introdutórios assim,espero que mantenham a qualidade nas proximas obras!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Ola tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, porem não me chamou atenção para a leitura do livro.a capa é bastante atraente mais não gosto de mitologia portanto nao leria o livro rs
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Dre, adorei a resenha desse livro, gosto de livros assim que envolve mistério e essa sensação de que algo vai acontecer, nunca li nada de mitologia nórdica ou grega, e Rick é um autor que sempre leio resenhas positivas.

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa!
    Sou uma grande fã de Rick e esperei ansiosa por esse livro! Uma pena eu não o ter ainda, mas pretendo comprar em breve. Por falar dos nórdicos estou ainda mais curiosa com o que o tio Rick fará rsrs Adorei a resenha!
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andressa! Tudo bem? :)
    Imagino que algumas citações só façam sentido para quem já leu o livro de onde elas foram tiradas, e é justamente o caso da última citação que você colocou na sua resenha. Menina, to por fora!
    Não pretendo ler o livro porque ele não me chamou tanto a atenção, mas sua resenha me convenceu de ele é bom, então indicarei para o meu primo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Os únicos livros que li do autor foi a série Percy Jackson. Mas essa capa é muito muito linda. Mas devo dizer que essa série eu tenho vontade de ler, pois trabalha com uma mitologia que ainda não li só vi nos filmes do Thor, assim como você. Você falou tão bem que quero ler. E agora como faz? hahaha. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do Rick Riordan, mas sou louca para conhecer a escrita dele. Estou lendo uma outra série que aborda a mitologia nórdica e achando fascinante, então claro que fiquei com vontade de conhecer essa também. De quebra, adoro histórias em que as personagens viajam para vários mundos! Espero ter logo a oportunidade de conhecer essa.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, sua linda, tudo bem
    Eu vi a editora falando sobre esse lançamento, a capa ficou linda e a história é uma aventura em tanto!!!!!Tinha que ter algum mistério quando a mãe dele não o deixava chegar perto do tio, só quero saber agora quem é o pai dele e porque ele morreu ou não quase depois dessa informação. Adoro mitologia e acho o máximo quando o autor coloca seus outros personagens dentro das outras histórias, para quem é fã, isso não tem preço.
    Não vejo a hora de ler o livro!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi flor... fiquei interessada nessa leitura.. apesar de não curtir muito a temática fantástica, eu sou muito interessada na cultura nórdica que conheço pouco e além de amar assistir os filmes de Thor, tive o prazer de ler Starling que retrata um pouco essa cultura... pela descrição de sua resenha podemos encontrar bastante coisa dessa cultura por aqui e que fez meus olhinhos brilharem... claro que o livro foi para a minha listinha... xero!!!!

    ResponderExcluir
  13. existwe uma outra saga do rick riordan de deuses egipicios e são quatro universos diferentes e nao 3

    ResponderExcluir
  14. Ah, que complicado. Sou apaixonada por Percy Jackson, marcou minha pré-adolescência e até hoje os livros da série estão nos meus favoritos. Porém, em Os Heróis do Olimpo (que ainda não terminei) fiquei cansada, sabe? Parece que tava repetitivo... Então, não tô muito animada pra ler essa série de mitologia nórdica. Pelo menos, não por agora.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Andressa, tudo bem?

    Nossa, to me mordendo pra comprar esse livro...já li as sagas do Percy Jackson, Heróis do Olimpo e Cronicas dos Kane, e todas são muito legais, mas confesso que a mitologia grega é minha favorita!

    Mas to bem curioso com essa nova aventura baseada em mitologia nórdica. A propósito, pra quem não é muito familiarizado, recomendo o livro "O Anel dos Nibelungos", não me recordo o autor, mas nele você encontra as mais importantes lendas folclóricas nórdicas, com seus personagens e talz, ajuda a entender um pouco mais esse mundo.

    Andei lendo pela internet que o Tio Rick (já tô íntimo do cara hehe) pretende futuramente escrever algo mesclando as 4 culturas diferentes: grega, romana, egípcia e nórdica. Aí eu vou a loucura!

    ResponderExcluir
  16. Virei fã do Rick Riordan!
    Comecei a acompanhar ele pelo "Heróis do Olimpo". Agora pretendo ler "Os Olimpianos". Eu particularmente adoro mitologia grego-romana. Sobre a mitologia nórdica não sei nada. Mas pretende ler esse série dele algum dia para aprender um pouco sobre a mitologia nórdica. Aprendi muito sobre gregos e romanos lendo "Os Heróis do Olimpo" :D

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥