29 setembro 2015

Resenha - Prometo Falhar, Pedro Chagas Freitas


Livro: Prometo Falhar
Autor(a): Pedro Chagas Freitas
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Adquira: Saraiva | Submarino | Buscapé
Livro cedido através da parceria com a editora
Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa.


Narrado em forma de crônicas, Prometo Falhar, escrito pelo autor Pedro Chagas foi lançamento de agosto da Editora Novo Conceito, e veio prometendo encher o coração dos leitores de muita poesia.

Quando iniciei a leitura desse livro não sabia exatamente o que esperar, mas me surpreendi já na primeira página quando me peguei suspirando com a poesia de Pedro, que nos mostra que o amor não é perfeito e não precisa de lugar, data ou hora marcada. Ele simplesmente irá aparecer quando menos esperarmos, e quando abandonarmos essa armadura de super humanos, que nos exige perfeição em cada movimento, que nos cega e não nos permite enxergar que todos estão sujeitos a falhas, porém o importante é não deixarmos de acreditar no amor.

De tudo o que amo é você o que mais me apaixona. (pág.9)

Em suas crônicas, Pedro fala de todo o tipo de amor existente, seja ele o amor romântico, o amor de pai e mãe, filhos e amigos. E como é de se esperar quando o assunto é amor, o autor ainda fala sobre perda, medo, insegurança, saudade e qualquer sentimento relacionado ao tema.

A vida é pequena demais para perdermos tempo gastando energia em algo que não envolva amor. (pág.42)

Durante as crônicas, que são curtas e não possuem títulos, entramos na história de personagens apaixonantes e nos identificamos com muitos casos de amor, perda e superação, onde descobrimos que na vida, todos temos problemas e nos sentimos pequenos, sozinhos e até mesmo vazios, e sinceramente é impossível não haver identificação com personagens e histórias tão reais.

Não quero trajetos sem pedras, pessoas sem problemas, muito menos glórias sem lágrimas. Não quero o tédio só de continuar, a obrigação de suportar, andar na rotina só por andar. (pág.46)

Com uma escrita leve é fluída, a obra segue um ritmo contagiante, com mensagens que falam e emocionam o leitor de maneira cativante e única.

10 comentários

  1. Oláá, tudo bem??
    Amei a resenha, eu me apaixonei por esse livro assim que vi a premissa e agora com sua resenha fiquei ainda mais curiosa apesar de você ter avaliado como 4 estrelas mesmo assim quero muitoooo kkkk
    Gente que quote linda é essa?? "De tudo o que amo é você o que mais me apaixona. (pág.9)" já no comecinho? Quero muito ler haha
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  2. Olha quando eu recebi esse livro de surpresa pela Editora Novo Conceito
    eu comecei a dar uma folheada, mas eu não terminei de fazer a leitura. Estou super ansiosa para ler assim quando tiver mais tranquila. Provavelmente vou pegar alguns livros para as férias de fim de ano sabe? Mas eu ainda não sei o que esperar desse livro. Só sei que os textos nos faz refletir bastante pelo que percebi nos primeiros capitulos. Espero gostar bastante, porque gosto disso.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-vou-lhe-mostrar-o-medo.html

    ResponderExcluir
  3. Um livro que apesar de ser de crônicas está na minha lista de desejados, parece um bom livro para reflexão e o autor está fazendo muito sucesso com isso, adorei a resenha, muito bem construída e as quotes sempre me deixam mais curiosa.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    O Pedro estava na Bienal e não consegui vê-lo, estava muito cheio e consequentemente não comprei o livro!
    Já li resenha sempre positivas sobre o livro. É o tipo de livro que me conquista e arranca um sorriso enquanto leio, com lindas frases que sempre nos fazem refletir! Quero muito ler esse livro!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu não sabia que esse livro era nacional, e nem que era de crônicas, eu supercurto crônicas, acredito que são meu nicho nacional favorito quando falamos de clássicos.
    E amei essa questão de o livro "conversar" conosco.

    Bjs Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  6. Ganhei esse livro da NC e estou esperando chegar pra ler também, mas estão dizendo que o livro desse português é ótimo, e só fico com mais curiosidade de ler também.
    Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  7. Amo esse livro.
    Lindo e sensacional!
    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie! :D
    Estou com esse livro aguardando aqui para ser lido, sempre que pego ele para iniciar acabo não me envolvendo na leitura e acredito que isso aconteça por não estar acostumada com crônicas... :/
    Bem, em breve irei ler e espero amaaaaaar! <3

    Beijinhos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Uma amiga resenhou esse livro no blog e fiquei apaixonada com a proposta dele. Um livro de crônicas é algo que curto muito e esse autor parece que soube trabalhar isso bem em Prometo Falhar. A escrita dele parece ser bem cativante e envolvente.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não curto livros de crônicas, mas amei o tema que ele aborda. Talvez eu dê uma chance por conta disso, e porque estão falando muito bem do mesmo. Achei a capa linda, e as mensagens que vi por aí bem inspiradoras.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥