08 fevereiro 2015

Lançamentos Fevereiro/2015 - nVersos


Machado de Assis: do folhetim ao livro, de Ana Cláudia Suriani
Publicado originalmente no formato de folhetim na revista de moda A Estação , o romance Quincas Borba, de Machado de Assis é considerado um dos mais importantes da obra Machadiana e um dos que definem seu estilo de narrativa, realista e irônica. Último romance publicado por Machado no então tradicional formato de publicação seriada em periódico, foram as dificuldades enfrentadas pelo autor durante a publicação e sua transição para a obra como volume completo que definiram pontos importantes do estilo de escrita do mais relevante autor brasileiro. São essas diferenças entre as obras, seus pontos de encontro e distanciamento e suas consequências que são estudados por Ana Cláudia Suriani da Silva, em seu livro Machado de Assis: do folhetim ao livro. Produzido como projeto de doutorado da autora e originalmente publicado em inglês, a obra analisa o processo criativo do romance Quincas Borba em seus dois momentos distintos: sua publicação original como folhetim num periódico, e como esta dialogava com os outros elementos da revista, seus anúncios, gravuras e colunas, e sua publicação como volume único, e como as dificuldades da publicação em folhetim influenciaram a produção da obra definitiva, sua narrativa global ao invés de progressões episódicas lineares. Além disso, Ana Cláudia busca mostrar como o enfoque da revista, dedicado à moda e aos interesses da elite contribuíram para marcar no autor sua narrativa realista e irônica, dedicada a criticar os costumes e a situação política de seu tempo com mordacidade. Uma análise da coisificação do indivíduo, do homem tornado objeto pelo homem e como os vencedores tendem a ficar com os tubérculos.

- - - - - 
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA, 
Veja como participar aqui.

10 comentários

  1. Nossa, adorei! Amo Machado e com certeza vou querer este livro. Terá resenha dele aqui? Espero que sim!
    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Oi Dreeh, tudo bem? Do Machado de Asis já li "Dom Casmurro" e gostei bastante, e tenho muita vontade de ler "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Nossa, nunca sabia que "Quincas Borba" foi escrito primeiramente em um folhetim, e de moda, bem interessante isso. Fiquei curiosa com esse estudo, parece ser bastante interessante.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Nossa digo eu, hahahaha as obras de Machado de Assis foram obrigatórias para mim no período escolar.
    Saí de lá odiandooooooooooo as obras.
    Não curto clássicos, esse é o problema

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca gostei muito de Machado.. acho que devo isso a escola.. eu odeio ler por obrigação..
    mas eu adorei Dom casmurro, acho que agora que sai do colégio vou tentar voltar a ler esse tipo de livro..

    ResponderExcluir
  5. Minha ex professora de literatura precisa saber do lançamento desse livro, SUAHSUHAUS! ELA AMA MACHADO DE ASSIS!
    Afinal, quem não gosta desse grande ícone?
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu normalmente não gosto muito de livros de Mário de Andrade ou Oswald De Andrade mas Machado de Assis tem uma escrita muito boa e eu realmente adoro!
    http://heartbyheartfic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. No colégio, a professora de literatura costuma indicar livros assim, e bem que ela poderia ter indicado esse ano passado, quando estudávamos os folhetins. Eu leria esse do Machado de Assis pois ao contrário dos outros da literatura brasileira, Machado de Assis, é o que tem a escrita mais gostosa para se ler.

    Beijinhos

    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir
  8. Li tanto na escola que aprendo a amar Machado de Assis, sou apaixonada por literatura, sempre lia os livros que eram indicados pelos professores. Que legal, a escrita destes escritotres sao unicas.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Esse livro não contém o tipo de gênero textual que eu goste, mas eu leria mesmo assim. Leria por ser do Machado. Acho importante.

    abs

    ResponderExcluir
  10. Oi Dreeh!

    O livro não faz meu estilo, não gosto dessas coisas muito teóricas/acadêmicas, nem se tratando de Machado de Assis fiquei com vontade de ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥