13 janeiro 2014

Resenha - Por isso a gente acabou, Daniel Handler


SÉRIE: Volume único
AUTOR: Daniel Handler
EDITORA: Seguinte
PÁGINAS: 368
CONCEITO: 4 estrelas

Adicione no SKOOB.

Acreditei em você porque olha só esta áfua, engarrafa num lugar que não parece de verdade, os ícones antigos no rótulo, o gosto que ela tinha, diferente de tudo, mas uma espécie de nada melhor. O que isso quer dizer? De onde vem uma coisa assim? Como você vai encontrar de novo bem o que você queria e na hora certa? Nunca, provavelmente. Agora está fazia e nada, não sei nem por que fiquei com ela, e não vou ficar. Foi por isso que a gente acabou, Ed, por uma coisinha pequena que sumiu ou quem sabe nunca tenha estado de verdade nas mãos.  (pág. 285)


Minerva Min Green esta com o coração partido. Depois de algumas semanas de um relacionamento intenso com Ed Slaterton, tudo chegou ao fim. A ela só restou uma caixa cheia de lembranças agora amargas. Suvenires que a fazem lembrar ele e todos os momentos – felizes ou nem tanto assim, porém únicos – que passaram juntos. O que todos sabiam é que esse relacionamento já estava fadado ao fim antes mesmo de começar. Min não era das artes, mas adorava cinema! Seu sonho era se tornar uma grande diretora. Não de filmes tipo Os Espertalhões III, e sim filmes cult, inteligentes.. daqueles com grandes estrelas  e que – quem sabe - tornariam clássicos no cinema. Ed era um dos populares do colégio: bonito e e integrante do time de basquete, cocapitão para ser mais exata. E o que tinham em comum? Cada. Nem uma aula sequer. Eles resistiram, o amor pode ser maior que qualquer diferença... não no caso de Min e Ed. Para acabar com todo o sofrimento ela decide tirar esse fardo, que são as lembranças, de dentro do seu armário e deixa-los na porta de Ed. Talvez ela faça uso melhor de tudo isso...

Por isso a gente acabou é a carta – quilométrica – que Min escreve para Ed e entrega junto com a caixa. Nela são descritos os momentos em que cada objeto surgiu, e claro, o significado dele juntamente ao motivo daquilo ter influenciado no fim do relacionamento deles... esses objetos bobos que sozinhos não teriam significado algum, mas que juntos contam a história desse casal nada convencional.

Não existem capítulos ou qualquer outro tipo de divisão. Daniel Handler – conhecido como Lemony Snicket, autor de Desventuras em Série – conseguiu pegar uma história já batida e transforma-la em algo inovador. Quer algo mais clichê do que uma garota de coração partido? Ele arriscou e acertou na mosca! E que escrita gostosa ele tem. Desde o inicio a história é interessante. Tiram alguns – para ser modesta – devaneios de Min com relação ao cinema, que é o motivo do livro não ganhar cinco estrelas, a história flui muito bem. O que mais me motivou a comprar esse livro é o fato dele ser todo ilustrado! E são lindas as ilustrações. Parece uma pintura de verdade. Da todo um chame ao lido.. e para fazer jus ao excelente trabalho da Maira Kalman eu irei fazer um post exclusivo mostrando algumas dessas ilustrações, okey?

Ao longo da carta surgem muitos personagens. Amigos, familiares... eu gostei muito da Joan, irmã do Ed, mas pela personalidade que ela inspirava esperei mais dela. Os amigos de ambos ajudam a montar aquele mundo que o colegial e a ilustrar em que nível da pirâmide cada um está dentro daquela hierarquia colegial.

Para finalizar eu preciso falar do Ed. Eu me identifiquei muito a história deles! Não que eu tenha namorado alguém do grupinho de populares do colégio, mas nos éramos de círculos diferentes, e muito muito diferentes um do outro. Enfim, voltando: o Ed é um fofo *-*. Em tudo sabe.. ele sabe que eles são diferentes e isso não o assusta, ao contrario, ele sempre tenta uma maneira de fazer as coisas se encaixarem. Ele faz de tudo para vê-la sorrir porque o sorriso dela é importante para ele! Não da pra falar mais, não quero soltar spoiler.. mas eu me apaixonei pelo jeitinho dele!

O final não era o que eu esperava e isso me surpreendeu! Talvez se eu tivesse lido a sinopse, risos... De qualquer forma é um livro gostoso de ler. Lembrando que ele é um infanto juvenil e tem algumas características desse gênero, então se você não curte muito e mesmo assim quer conferir, não vá com tanta cede ao pote para não se irritar com esses detalhes.

11 comentários

  1. Eu sou doida por este livro, preciso compra-lo urgente!!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. fiquei com vontade de ler esse livro o/ a história parece muito boa.
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que ler esse livro! Já tentei, na verdade, mas na época ele não me prendeu, estava procurando por uma leitura mais "aprofundada", sabe? Acabei largando pra ler outro livro e até agora não retomei a leitura. Ainda não estou no momento certo, vou acabar abandonando de novo. Quando quiser uma leitura mais "romântica", pegarei pra tentar de novo. As ilustrações são lindas mesmo!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Leeh,

    tenho vontade de ler esse livro, mas não acho resenhas muito motivadoras. A galera diz que é bom e só, sabe? Bom saber que vc gostou tanto assim do livro. Ele é escrito em cartas?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler esse livro e larguei, foi em e-book... Nossa, sou uma largadora de livros compulsiva, preciso me curar, haha.
    Na verdade eu achei os personagens meios sem água nem açúcar, mas tenho vontade de começar novamente ;)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dreeh, tudo bem?

    Menina eu amo esse livro! Também acho que o autor soube explorar um tema batido de uma forma incrível! E você sabia que o livro vai virar filme? Pelo menos o que saiu na net é que os direitos já foram adquiridos.

    Eu te entendo, também adorei o Ed. Foi doloroso ler esse livro sabendo que eles não iam ficar juntos, até porque eu me apaixonei por ele da mesma forma que a Min, rsrs

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  7. Oláá!
    Já tinha gostado desse livro por causa das ilustrações, agora com a resenha gostei mais ainda!
    Sou daquelas que sempre torce pra no final os casais ficarem juntos, mas pelo jeito não é o que acontece nesse livro... ou é? Ai, fiquei curiosa agora, acho que vou ter que comprar! hehe

    Beijos
    Rayssa

    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Desde que vi a capa já me interessei, espero poder ler algum dia ^^ Adoro leituras leves!

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Dreeh! *-*'
    Poxa, faz tanto tempo que não vejo um livro cheio de ilustrações. As editoras deviam fazer mais isso, é tão agradável para a leitura <3
    De cara eu adorei a capa e a sua resenha me deu mais vontade de ler! Adoro clichês e este tema (fim de relacionamento) é muito interessante. Quero ler siiim!

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Dreeh, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já ouvi falar bem do autor. Legal saber que apesar de se tratar de um clichê, ele conseguiu desenvolver um texto inusitado. Fiquei curiosa para ler. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  11. Oii.
    Eu já tinha ouvido falar muito bem desse livro e agora tenho certeza de que ele deve ser maravilhoso. E já conhecendo o trabalho desse autor não resta dúvidas de que este é um ótimo livro. Esta na minha lista de metas de leitura. Suas resenhas são simplesmente divinas.
    Beijão.

    http://imperfectfellings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥