08 janeiro 2014

Resenha - Cidade das Cinzas, Cassandra Clare


SÉRIE: Instrumentos Mortais #2
AUTOR: Cassandra Clare
EDITORA: Galera Record
PÁGINAS: 406
CONCEITO: 4 estrelas

Adicione no SKOOB.



- Ouça. – O coração de Jace estava acelerado, mas ele tentou falar com calma. A mulher tinha que acreditar. – Eu sei que você me odeia. Sei que acha que eu sou um mentiroso como meu pai, mas eu estou dizendo a verdade agora. O meu pai acredita piamente no que está fazendo. Você acha que ele é mau, mas ele acha que está certo. Ele acha que está fazendo o trabalho de Deus. Não vai abrir mão disso por mim. (pág. 280)


CUIDADO ESSA RESENHA POSSUI SPOILER DO LIVRO ANTERIOR
LEIA A RESENHA DE CIDADE DOS OSSOS.


Cidade dos ossos termina com uma Clary inconsolada. Ela descobriu que seu pai não morreu, que a pessoa por quem ela é apaixonada é na realidade seu irmão e para piorar as coisas sua mãe está em um como magicamente induzido e ninguém sabe quando, como ou se ela vai voltar. Diante dessa situação e com sua antiga casa destruída, ela vai morar com Luke, a quem ela tem como pai e o único que conhece o suficiente do mundo de um Caçador de Sombras para protegê-la. Ele só não consegue protege-la do seu próprio coração! Tentando levar uma vida normal - sem vampiros, fadas, lobisomens e demônios – ela se aproxima cada vez mais do seu melhor amigo Simons, que como já sabemos, é apaixonado por ela. Ela só não esperava – ou talvez, no fundo do coração, ela até quisesse – que Jace não fosse desistir tão fácil assim do que sente por ela.
Fora desse mundo particular, as cosias estão ficando cada vez mais feias! Primeiro a Clave decide mandar a Inquisidora Imogem para investigar o que está acontecendo e averiguar o estrago causado por Valentim. Quando a Espada da Alma - segundo instrumento mortal entregue pelo Anjo ao primeiro caçador de sombras – é roubada, Jace tem o azar de está no lugar errado na hora errada. As coisas que acontecem na Cidade das Cinzas são realmente assustadoras... A Inquisidora tem certeza que Jace ajudou o pai no roubo e também que ele é um espião de Valentim! Não adianta o que o garoto possa dizer, nada mudará a certeza que ela tem sobre a índole de Jace... e os motivos que a levam a isso são até tristes. Confesso que senti pena dela no final das contas. Com tudo isso acontecendo, não poderia existir oportunidade melhor para os irmãos Morgenstern descobrirem seus dons! Que além de serem interessantes, são uma vantagem e tanto na luta contra Valentim e sua horda de demônios.

Cassanda Clare mais uma vez conseguiu me prender do inicio ao fim, com sua mitologia complexa e escrita incrível. Às vezes paro para pensar de onde ela tirou tudo isso.. Tudo bem que sua base já é conhecida por todos nós! Mas a forma como os membros do Submundo interagem com todo o resto é única. A história é narrada em terceira pessoa, o que nos permite uma visão completa de tudo! E acredite isso faz muita diferença na história, pois se ela fosse contada apenas por Clary as coisas seriam muito chatas, repetitivas e confusas. Percebam que eu não gosto muito da Clary, mas até que nesse livro ela amadureceu um pouco e está melhorando.

Jace continua lindo e irônico, mas ele está dentro de um triangulo amoroso então sempre vai ter alguma coisa que ele faça que vá me irritar muito! Simons melhorou consideravelmente, e apesar de toda minha torcida ser para o Jace – apesar do incesto –ele é o mais digno dos três. Pontos para ele! Magnus foi um personagem que teve bastante destaque também, e está me conquistando; o destaque que Alec teve junto a ele foi sutil e eu gostei muito que fosse assim, para que nada parecesse forçado. Minha queridinha Izzy ficou tão apagada que nem tenho o que falar dela. Muitos outros personagens foram apresentados, alguns já eram nomes conhecidos outros não. É muito bom poder ir descobrindo mais coisas sobre o Ciclo. Como era o tratamento entre eles, quem fez parte e o fim que eles vieram a ter. Para mim, a mais interessante desses novos personagens foi a Imogem. Ela foi muito importante na história e burra burra burra! Nos ensina uma boa lição... mas eu tive compaixão por ela. Alguns odiaram, eu simplesmente tive pena.

A diagramação segue o mesmo padrão que Cidade dos Ossos. Dividido em partas e capítulos. Não sei por que, porém dessa vez achei que os capítulos estavam meio grandes demais e eu muitas vezes tive que parar no meio de um – o que eu particularmente não gosto. Outra coisa que eu reparei – e achei engraçada - foi o ritmo do livro. A história não é corrida, mas ao mesmo tempo é, conseguem entender? Depois de uns 5 capítulos já estamos no clímax da história e logo depois o livro acaba! Não sei se foi pela intensidade com a qual eu li o livro, mas achei realmente estranho isso. Isso não é uma reclamação! Nada é atropelado e as lacunas que ficam são porque isso é uma série e mais a frente elas serão respondidas mas.. É só uma observação, risos.

O final do livro foi tranqüilo, mas o último capítulo me deixou bufando de raiva... Qual o problema das pessoas falarem o que realmente querem/precisam falar?! Enfim, enfim. A indicação do próximo livro que ele deixou não foi nada que impacta-se, mas fiquei bem curiosa.. o suficiente para ter problemas em me concentrar na minha leitura atual! É que, apesar de ter todos os livros já publicados da série, decidi não lê-los em sequência para não sofre muito quando acabar!

14 comentários

  1. Adorei a resenha! Já li esse livro, e é um dos meus preferidos! Estou ansiosa para ler o terceiro, Cidade de Vidro..

    Estou começando com meu blog, se vc puder fazer uma visita e seguir, se gostar..
    Amei seu blog, e já estou seguindo :D

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ainda não me conquistou a esse ponto. mas estou morrendo de curiosidade de iniciar o terceiro rsrs
      Beijos

      Excluir
  2. Oiee Dreh =)
    As capas da série são uma mais linda que a outra.
    Gostei muito da tua opinião, quer dizer que mexeu com teus sentimentos a ponto de deixar com raiva? rsrs
    pra ser sincera, só irei ler se os ganhar, não pretendo comprar.
    Feliz 2014 e Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo.
      haha livros costumam mexer comigo, é assim que eu gosto ;D
      Beijos

      Excluir
  3. Ah eu não senti pena da Inquisidora não! kkkkk cheguei até a entender seus motivos, mas minha raiva por ela falou mais alto. Odeio quando perseguem meus queridinhos, e foi o que ela fez com o Jace, então peguei uma birra danada. Simon é realmente o mais digno nesse triangulo. Eu torço pro Jace ficar com a Clary, mas gosto mais do Simon como personagem. Concordo com o que voce disse sobre o final, das pessoas nao falarem o que querem, me deixa p*** da vida. Prepare-se para Cidade de vidro, é o melhor de todos os cinco, pelo menos pra mim.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Almond!
      Também não consegui sentir pena da Inquisidora, ao contrário senti raiva por morrer antes de esclarecer (vou parar antes de falar spoiler). Gosto do Simon, mas não consigo imaginar Clary com ele. E SIM! O Cidade de Vidro é o melhor da saga (bem, só li até ele por enquanto).

      E desculpa por tornar isso aqui um bate-papo, Dreeh.

      www.enfimepilogo.blogspot.com

      Excluir
    2. haha que isso. eu adoro essa troca de ideia.
      Pensei que só eu tivesse prestado atenção nessa parte.. Ela morreu e não falou algo que eu tenho certeza que era muito importante!
      A terceira pessoa - em menos de 24hs - falando que Cidade de Vidro é o melhor?! Vocês vão me fazer surtaar! haha

      Beijos.

      Excluir
    3. Mandy, Cidade de Vidro é o melhor?
      Vou infartar!

      Excluir
  4. Oi Dreeh *-*'
    Poxa, tenho super vontade de ler essa saga *-*
    Ainda não tive a oportunidade porque eles ainda tão bem carinhos =/ kkkk
    Mas espero ler em breve :) Li sua resenha pulando uns pedaços para não pegar spoiler do livro anterior .. kkk
    Sei como é não querer ler os livros em sequência .. se despedir depois de uma saga é dificil .. rs

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo!
      Eu peguei uma promoção e comprei todos pela metade do preço. Só assim!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Dreeh!

    Acabei de conhecer o blog, mas me conquistou logo de cara. Primeiro pela postagem que encontro logo de cara, In love por Instrumentos Mortais o/

    Fico feliz em saber que alguém também se pergunta de onde ela tirou um universo inteiro e tão encaixadinho. Não falta nem uma peça. Me pergunto também se ela já começou a escrever Cidade dos Ossos com todos os outros livros em mente... por que os enredos são muito quebra-cabeça.

    Também fiquei com raiva do último capítulo, mas corri para uma livraria e comprei o Vol. 3! hahah
    Leia assim que puder o Cidade de Vidro e resenhe para nós, ele é muito envolvente.

    Seu blog é lindo, e o conteúdo é muito bom. Já estou seguindo, muito sucesso pra você, viu?
    Beijão!
    www.enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me pergunto isso com relação a várias séries. Harry Potter e os filmes de Velozes e Furiosos são o que eu tenho maior curiosidade. Porque eles são p-e-r-f-e-i-t-o-s quando se encaixam.
      Eu estou me controlando, mas acho que inicio a leitura de Cidade de Vidro ainda esse meês rsrs
      Obrigado flor ♥
      Beijos

      Excluir
  6. Muito boa a resenha.

    Estou tendo dificuldades para começar a ler este livro porque quase ninguém fala bem.

    To seguindo o blog.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu vejo muitos elogios. Acho que nunca nem lí uma resenha negativa.
      Beijos

      Excluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥