21 outubro 2013

Especial Halloween - Jack O'Lantern


Gente, desde já peço desculpas pelo post não estar tão elaborado! Eu passei o final de semana de cama e realmente só liguei o computador para escrever este post para vocês! Este trecho foi retirado do site Beauty and Brains.

---------------------------------------------------------------------------------------------

O "Jack, O’lantern" é o apelido da abóbora iluminada feita de enfeite no Halloween. Durante três dias, os Celtas acendiam velas dentro de uma abóbora para indicar o caminho àqueles que eles acreditavam serem visitados por seus parentes e receber o perdão daqueles que eles haviam feito sofrer.
Segundo a história do folclore irlandês, um homem alcoólatra e mal educado chamado Jack (“Jack Miserável”, como foi apelidado), em um dia 31 de outubro, bebey excessivamente e o diabo veio levar a sua alma. Desesperado, Jack implorou por mais um copo de bebida e o diabo concedeu, mas o “Jack Miserável” não queria pagar a seu último trago, então convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. O diabo concordou, e Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-lo em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Demônio de mudar em sua forma original. O diabo implorou para que Jack o deixasse sair, mas Jack só aceitaria sob a condição de que ele não o incomodaria durante um ano e que se ele morrese, ele não pediria a sua alma.
No ano seguinte, Jack o enganou de novo fazendo o  Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu ao Jack que não iria incomodá-lo por mais dez anos.



Pouco tempo depois, Jack morreu e, como ele era um homem muito repugnante, não permitiram a sua entrada no céu. O demônio também não aceitou a sua entrada no inferno, mas, para sacaneá-lo, enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra desde então. E é daí que os irlandeses começaram a se referir ao fantasma como “Jack da Lanterna” ou simplesmente “Jack O’ Lantern”.
As pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O’Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas e colocando-as em janelas para afugentar o Jack Miserável e outros espíritos malígnos. Na Inglaterra eles usavam beterrabas. Mais tarde, as pessoas descobriram que as abóboras eram ótimas para fazer as lanternas.

8 comentários

  1. Nossa!! Que conto!
    Não gostava antes de Dia das Bruxas, mas aos poucos estou entendendo essa nova cultura.
    Angela Lira
    https://www.facebook.com/ahistoriadejulia
    http://meusensaiosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Eu acho super bacana.
      pena que no Brasil ele não chega nem perto do que é no EUA não é?!
      Beijos

      Excluir
  2. Ih, passou a semana de cama? Você tá bem? Eu peguei um resfriado, fiquei com febre o fim de semana todo, PQP! Nossa, eu sempre vejo essas abóboras e tal, mas nunca soube a história por trás da tradição. Muito interessante! Esse Jack foi querer ser esperto demais, se ferrou!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o final de semana, e já foi o suficiente rs To um pouco melhor, mas ainda me sinto mal =/
      Estamos bem heein! hehe Melhoras pra você =)
      haha foi exatamente o que eu pensei. Achou que ia se dar bem...
      Beijos

      Excluir
  3. Muito interessante o post. Não conhecia essa curiosidade... Parabéns pelo especial.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Flor.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Continue acompanhando até dia 31/10 =)
      Beeijos

      Excluir
  4. Oie sua linda, melhoras!
    aaah, mesmo não estando bom, como falou :P
    amei o conto tua palavra, a abobora está linda, mas sou medrosa, meu coração iria disparar de alguém contasse para mim isso no escuro. sr
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que mórbido, adorei conhecer essa lenda.. aliás, adorooo lendas! Bem que eu queria que no Brasil tivéssemos esses hábitos que nem o pessoal de fora. Sei que temos muitos folclores, mas sinceramente, nenhum deles me atrai. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥