31 outubro 2013

Especial Halloween - Resenha - Drácula, o vampiro da noite


Bom gente, não podíamos encerrar nosso tão especial de Halloween sem o nosso queridíssimo Drácula né..! Afinal de contas devemos a ele muitas histórias adaptadas e idealizadas modernamente a partir do seu próprio conto. Espero que apreciem o  encerramento dos posts especiais neste dia das Bruxas. E Feliz Halloween pra vocês!  

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Bram Stocker
EDITORA: Martin Claret
PÁGINAS: 435
LANÇAMENTO: 2003
CONCEITO: Bom

O irlandês Bram Stoker baseou-se no fabulário húngaro do século XVIII para criar a história do Conde da Transilvânia inspirado num personagem real, o principe e mais tarde conde Vlad Tsepsh Aka Dracula, o Empalador, que se tornou o típico representante do mito vampiresco. Romance de cunho epistolar, páginas de diário, telegramas, cartas e recortes de jornais se misturam criando uma atmosfera verossímil e realista, pano de fundo para a narrativa ficcional repleta de elementos fantásticos.O leitor deste livro deve estar preparado para penetrar num universo completamente misterioso, gótico e envolvido de terror.

Vampiros eram criaturas temidas, porque matavam pessoas, ao mesmo tempo que se pareciam com elas.
Vlad Tsepsh Aka Dracula, ou O Empalador, foi um príncipe que nasceu na Transilvânia em 1431, foi um membro da Ordem do Dragão o que significava uma luta eterna com os Turcos nas Cruzadas. Quando tinha 13 anos Drácula foi capturado pelos Turcos que o ensinaram a torturar e empalar pessoas, onde aprendeu a apreciar piamente este tipo de crueldade.
Mas os atos realmente difundidos como perversos se devem após sua suposta morte-vida.

A história começa quando Jonathan Harker, um jovem advogado, vai para a Transilvânia a negócios. Ao chegar nesse estranho país, Jonathan fica encanto com as diferenças culturais e com as belíssimas paisagens. Entretanto, a maravilhosa viagem começa a se tornar estranha. Acontecimentos no mínimo sinistros na beira das perigosas estradas, além do comportamento estranho do povo daquele País assustam Jonathan. Mas, quando o advogado chega ao seu destino final, um castelo completamente isolado no meio das montanhas, seus temores parecem se dissipar.

Com o passar dos dias e com a convivência com seu misterioso cliente, o conde Drácula, Jonathan começa a se convencer de que algo está terrivelmente errado naquele lugar e todos os seus temores voltam. Mas, já é tarde demais para voltar atrás e Jonathan percebe que se tornou um prisioneiro do Conde antes mesmo de sequer entrar em seu castelo. A única esperança que resta ao advogado é descobrir quais são os verdadeiros planos do Conde e para isso ele terá que entrar no jogo de Drácula, o que pode acabar resultando em uma morte nada prazerosa ou dolorosamente desagradável.

Mina Murray, noiva de Jonathan Harker, percebe alterações no humor e na saúde de sua amiga, Lucy Westenra. Porém Mina viaja para procurar seu noivo desaparecido, enquanto Lucy é cuidada por seus amigos, Artur Holmwood, o dr. Jack Seward e Quincey Morris. Os três se veem incapazes de curar Lucy e são obrigados a recorrer aos métodos poucos ortodoxos do médico e cientista Abraham Van Helsing. Juntos eles tentam salvar a vida de Lucy, Van Helsing então demonstra que Lucy, na realidade, havia se transformado em uma vampira.

Van Helsing, com uma genialidade sem igual, revela seus estudos e demonstra um vasto conhecimento sobre o vampiro. Ele conta que o objetivo do vampiro era permanecer em Londres, onde poderia atacar suas vítimas sem ser notado, uma vez que assassinatos numa cidade grande como Londres eram comuns. Van Helsing relata algumas fraquezas do vampiro, como a impossibilidade se se expor ao sol; a fragilidade diante dos símbolos Cristãos, como um crucifixo; o detalhe de só poder entrar em uma casa se for permitido pelo dono; e afirma ser capaz de assassinar o Conde, demonstrando isso na própria Lucy, ao eliminar a vampira na frente de todos. Começa então uma caçada pela Londes do século XIX em busca do vampiro, que decide retornar para o seu castelo, mas antes compartilha seu sangue com Mina. Através desse fato, Van Helsing descobre que Mina passa a compartilhar da mente do vampiro, e decide tentar obter informações hipnotizando a jovem esposa de Jonathan. Juntos, eles caçam o vampiro enquanto este procura o refúgio de seu castelo na Transilvânia.

 Infelizmente, pelo menos para mim, a narrativa do livro é contado através de cartas, diários, telegramas, etc (coisa que não gosto). Quando um livro é contado através de relatos dos próprios personagens, a intenção do autor é deixar a história com um ar mais verídico. Como são diferentes personagens que narram Drácula, era de se esperar que a narrativa mudasse de acordo com o narrador, só que, para mim, isso não aconteceu. Como tive a impressão de que uma pessoa só que contou a história toda, acabei achando toda aquela narrativa epistolar, muito maçante.

Quanto aos personagens, confesso que me irritei muito com alguns deles. As respostas estavam debaixo dos seus narizes, mas eles simplesmente não conseguiam enxergar! (novidade!). Gosto do personagem do Drácula, Ele é verdadeiramente um vampiro vilão. Drácula não perde a chance de morder uma jugular ou de transformar suas vitimas. Outra coisa que gostei no personagem é que ele tem poderes bem legais e bem bizarros. Como qualquer vampiro ele pode controlar a mente dos humanos e como o Damon (dos livros de Diários de um Vampiro) ele consegue fazer uma nevoa surgir do nada e também se transformar em animais, morcego e lobo no caso. Além de poder se transformar em um animal, Drácula também pode controlá-los. Ah, outras peculiaridades do Drácula é que ele não reflete em espelhos e realmente dorme em um caixão.

Bom gente, "Drácula" é um clássico da literatura mundial e mesmo aqueles que não gostam de vampiros deveriam lê-lo.
 

13 comentários

  1. Resenha muito boa, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o conteúdo e despertando o interesse de quem lê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas observações Andressa... fico lisongeada.
      Bj

      Excluir
  2. Menina, quero muito esse livro.
    Eu o vi num sebo aqui no recife, mas faltava o 1 capitulo :(
    Vou tentar compra-lo ou troca-lo, sei lá qualquer coisa pra te-lo em mãos!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Thais... que bom que ajudei no seu interesse pelo clássico....
      pode deixar que vou seguir sim ;)

      Excluir
  3. Super A-M-O o Drácula de Bram Stoker. Ainda comprarei este livro na versão em inglês pra ser mais emocionante. Por causa dessa história coloquei o nome da minha gata de Mina. >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofo Petra... Obrigado pela visita e volte sempre tá! rs

      Excluir
  4. O filme de Bram Stoker é um dos meus preferidos, pois é muita perfeição e talento dos atores.
    Meu irmão tem o livro, mas eu nunca parei pra ler rs.
    Gosto muito do gênero vampiro, simplesmente é mágico rs.
    Adorei a sua opinião sobre o livro, mas caso vc não tenha visto o filme... não perca tempo!
    Resenha #119 - Lições do Desejo - Rothwell Brothers - Livro 02 - Madeline Hunter.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lauri.. obrigado pelas observações e pode deixar que já fiz minha visita no blog ; )

      Excluir
  5. Ah eu me irrito demais com esses personagens que cegos que não percebem o óbvio, mas a verdade é que sem a mongolice deles a história não ia pra frente né kkkk. É um mal necessário! Eu gostei do livro, achei que o formato iria me incomodar, mas na verdade eu nem senti. A leitura simplesmente fluiu, consegui me conectar com a história. Gostei muito da sua resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RSrsr é verdade Amanda, o que seriam de nossas estórias sem os tolos para nos trazer mais emoção... fico feliz que tenha gostado.
      : )

      Excluir
  6. Muito boa a resenha, gostei muito, bem interessante,continue assim.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Drácula foi sempre um personagem que me atraiu a atenção. Desde pequena fui fascinada pela sua história e passei a ser fã de histórias sobrenaturais de vampiros. Ainda não conhecia esse livro. Valeu pela dica :) Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥