17 dezembro 2018

Resenha - Romance Tóxico, Heather Demetrios


Livro: Romance Tóxico
Autor(a): Heather Demetrios
Editora: Seguinte
Páginas: 416
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Uma história contemporânea, comovente e incrivelmente honesta sobre como encontrar forças para se libertar de relacionamentos tóxicos. Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em Nova York… qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente. Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto — controlador e perigoso —, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha.




Romance Tóxico de Heather Demetrios narra à história de Grace, uma adolescente que sofre abusos físicos e emocionais dentro do próprio lar, sendo negligenciada pela mãe que vê sujeira onde não tem e a faz esfregar chão e paredes incansavelmente, e pelo padrasto agressivo que faz questão de diminuir a esposa e a enteada.

Esses abalos emocionais tornou Grace uma pessoa carente por atenção e contato. É notável o quanto seu relacionamento com os pais só fez aumentar sua baixaestima, motivo pelo qual ela se sente inferior em vários departamentos da sua vida. Seu sonho era fazer parte do elenco de teatro na escola, mas como não canta bem e acha que não tem talento, ela se contenta em assumir a posição de diretora de cena das peças, ajudando nos ensaios e apresentações, posição que ninguém quer.

Grace é apaixonada por Gavin Davis há três anos, mas nunca teve uma chance de revelar sua paixão. E somente quando o rapaz se envolve em uma tentativa de suicídio após o término de seu último namoro é que ela vê a oportunidade de se aproximar, enviando uma carta que sem imaginar o ajudaria a sair da triste situação em que se encontrava.

O que ela não imaginava, era que durante essa aproximação, Gavin se apaixonaria tão rápido. E embora tudo no início pareça um sonho, aos poucos Gavin vai monopolizando a namorada, criando regras que a afastam de todos os amigos, inclusive da própria irmã, que de início já saca que ele não faz bem a Grace e muito menos a trata com respeito.

Algo em mim está se apagando, algo que já sei que não vou conseguir recuperar. Mas você vale a pena. Vale, sim. Direi isso a mim mesma por vários outros meses. E, quando perceber que você não vale a pena, vai ser tarde demais.

Gavin é intenso e essa intensidade será elevada durante esse relacionamento, tornando-o cada vez mais tóxico. Com o tempo, a gentileza, o carinho e o cuidado darão lugar a crises de ciúmes e agressões verbais. E sem perceber, Grace se transformará em sua mãe. No entanto, quanto mais tenta sair dessa situação, mais ela se vê imersa nessa prisão emocional.

Nesse quase um ano em que estamos juntos, de algum modo me transformei em minha mãe. Piso em ovos, vidro, brasas — tudo para que você fique feliz.

Narrado pela perspectiva de Grace, acompanhamos o desenrolar da trama como se fosse um diário, onde a protagonista narra para seu opressor todos os momentos conturbados do relacionamento, apontando erros e situações perturbadoras que levaram ao fim desse romance.

Foi impossível não criar empatia por Grace e sentir o coração apertar a cada momento que precisou de uma mãe que simplesmente não estava disposta a estender a mão. Se não fosse pelo apoio das amigas, ela jamais conseguiria suporte emocional para se libertar.

Você é um labirinto, todo cercas altas e voltas infinitas. Não consigo encontrar a saída, não consigo ver por onde passei. Corro, perdida na escuridão. Aprisionada. Independente de para onde viro, encontro um beco sem saída. Fico voltando para o início.

Romance Tóxico foi uma leitura perturbadora, mas muito importante por falar de um tema tão real que atinge tantas mulheres no mundo inteiro. Desde o primeiro momento fica claro que a protagonista se livrará desse relacionamento abusivo, mas assim como acontece na vida real, o caminho não é fácil e por vezes a sensação de incerteza e as sequelas na alma e no corpo serão marcas carregadas nessa jornada.

3 comentários

  1. Olá Glaucia!
    Realmente é uma trama muito impactante com um tema bem difícil de abordar. Nem fazemos noção de quantas mulheres (e homens até) sofrem com essa situação e ver a protagonista viver essa experiência sendo tão jovem é de partir o coração. Porém é um meio de dar voz a essas pessoas e nos fazer entender o que elas passam, encontrando um meio de ajuda-las a sair dessa. Uma leitura densa porém necessária a todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Desde que li a resenha deste livro pela primeira vez, me apaixonei pelo enredo.Um tema forte e dolorido, que infelizmente tem sido tão presente em nosso meio.
    A personagem Grace parece carregar a dor de tantas mulheres que vivem a violência hoje em dia e mesmo assim,não perdem a esperança.
    O livro está na lista de desejados e espero de todo o meu coração, ter e ele em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá, poucos livros conseguem retratar relacionamentos sem que haja uma apelo para chorar o leitor, porém essa obra aborda o tema de uma forma cuidadosa e que não deixa de ser intensa, se formos considerar que a protagonista acaba tendo o seu psicológico abalado de uma forma irreversível. Não ficou claro se os personagens secundários tomam um espaço grande da trama, porém percebi que os amigos de Grace são os únicos que se importam realmente com ela e querem protegê-la. Beijos.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥