23 agosto 2018

Resenha - A Princesa Prometida, William Goldman


Livro: A Princesa Prometida
Autor(a): William Goldman
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Buttercup é uma camponesa que se apaixona perdidamente por Westley, o jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa.
Em poucos anos, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e acaba sendo pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. Mas nada, nem um poderoso príncipe amante da caça, é capaz de separar esse amor, e o destemido Westley volta para resgatar sua princesa que foi prometida a outro. Em uma paródia aos épicos clássicos, William Goldman escreve um divertido romance com direito a tudo que o gênero tem a oferecer: piratas, duelo de esgrima, traições, tramas políticas da realeza e um romance apaixonante. Esta edição de luxo em capa dura traz os textos extras que William Goldman escreveu para as edições comemorativas de 25 e 30 anos da obra original - que misturam ficção e realidade e ajudam a compor o universo emblemático que transformou a obra em um fenômeno.



Willy cresceu encantado pela história de a Princesa Prometida contada por seu pai. Durante a infância, o garoto tinha dificuldades de encontrar seu talento, mas na idade adulta se descobriu um grande escritor. Casado com uma psicóloga e pai de um menino de 10 anos, ele decide presentear o filho com o clássico que o pai lia em sua infância, no entanto o livro não surte o mesmo efeito no menino, algo que o desanima muito depois do esforço para conseguir um exemplar do livro já fora de catálogo.

Sem querer desperdiçar a chance de ter aquela antiga história de aventuras em mãos, ele decide revisitar seu romance favorito, porém ao iniciar a leitura, fica evidente que seu pai pulava as partes sérias da trama (onde o autor fazia uma versão satírica da história de seu país e do declínio da monarquia da civilização ocidental), direcionando a trama para as cenas de ação que o filho tanto amava. Então Willy tem uma ideia, relançar o livro apenas com as "partes boas" da história, e é assim que conhecemos a história de amor da bela camponesa Buttercup e de seu criado Westley.

Completamente apaixonados, Buttercup e Westley nem imaginam que uma tragédia está prestes a separa-los. A notícia deixa o coração de Buttercup em pedaços e com a certeza de que jamais amará outro homem. Porém com o passar do tempo, a jovem de beleza singular se destaca entre as vintes mulheres mais lindas de todos os reinos, o que chama a atenção do sádico príncipe Humperdinck que a pede em casamento. Com o acordo de que será um casamento sem amor, Buttercup aceita a proposta, sem imaginar que seu verdadeiro amor ainda vive e lutará para tê-la novamente em seus braços, mas será que Westley chegará a tempo de resgatar sua amada?

A Princesa Prometida é uma paródia aos contos clássicos escrito originalmente por Morgenstern e adaptada para o cinema em 1989. Nessa versão reescrita por Wiliam Goldman, encontramos uma narração mais compacta, sem deixar de lado todo o drama, reviravoltas e personagens inesquecíveis criados na trama original. Tudo é claro com observações cheias de críticas e humor do autor, o que inicialmente agregou a leitura um valor peculiar, mas ao longo de tantas interrupções foi tornando a experiência um tanto cansativa.

Os acontecimentos um tanto inusitados e a narração em alguns momentos “fora de ordem” também foi um fator que me deixou um tanto confusa durante a leitura. Claro que me peguei dando risadas em outros momentos, afinal a trama também é recheada de bordões memoráveis, clichês e fantasia.

Se a Princesa Prometida trata-se de um romance épico? Isso eu tenho a mais plena certeza e compreendo o fato da obra ter sido um grande marco dentro da cultura pop, servindo como base de referência para incríveis produções como Gilmore Girls, Game Of Thrones e tantos outros sucessos.

Caso deseje aventurar-se lendo a melhor história de amor já escrito em todos os tempos, sugiro que o faça sem expectativas, afinal essa é uma história diferente de tudo o que você já leu, mas certamente lhe fará suspirar, rir e se apaixonar por cada personagem inserido ao decorrer dessas páginas.

Um comentário

  1. Acabei "vendo" este livro ontem e de cara, a capa já me encantou!Capas dura são fantásticas e este é lindo demais!!!
    Não conhecia o livro, apesar de ser uma história antiga pra cacilda e de ter um filme bem antigo também(que li que é super bacana e que quero ver em breve)
    Mas a Princesa parece realmente ser um livro bem diferente dos tradicionais e está aí o grande diferencial.
    Com certeza, já vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥