06 dezembro 2017

Motivos para você assistir (e ler) Extraordinário

Amanhã chega aos cinemas uma das adaptações literárias mais aguardadas por mim. Em 2013, quando iniciei a leitura de Extraordinário, da autora R.J. Palácio, eu imaginava tudo, menos que iria encontrar umas das histórias mais lindas que tive o prazer de conhecer. Eu vibrei quando anunciaram que ele seria adaptado para o cinema e também com cada informação ou foto que saiu nas mídias desde então. Por isso, agora que chegou o momento crucial, não posso deixar de listar alguns motivos para incentivar todos a conhecerem o August (dentro e fora dos cinemas).


Motivo nº1: as crianças
Crianças são um ser único! Não é raro nos depararmos com situações onde ficamos admirados com sua fofura, ingenuidade, pureza, sinceridade e inteligência. Elas sempre causaram essa reação nos adultos e agora com a internet, até quem não convive com esses pequenos consegue ter vislumbres desses momentos em diversos vídeos que viralizam por ai. Acontece que tudo isso pode ser muito cruel também. Provavelmente não para um adulto que não levaria um comentário feito por uma criança tão a sério, mas imagina ser uma criança diferente. Ela com certeza sofrerá com toda a sinceridade dos amiguinhos.



Motivo nº2: os preceitos
Todo mundo teve um professor memorável em sua longa vida estudantil. Para August, esse é o Sr. Borwne. Na realidade, até para mim ele se tornou memorável. Ele é o professor de inglês e quem introduz os preceitos na vida daquelas crianças. Em suas palavras, preceitos são regras a respeito de coisas muito importantes e pode ser uma simples frase ou citação. O importante é que as crianças reflitam e debatam o preceito do mês para depois fazer uma redação sobre ele. A ideia dos preceitos foi tão incrível que a autora montou um livro com 365 preceitos, mas ela não fez isso sozinha. Crianças de vários lugares do mundo puderam contribuir com suas frases.


Motivo nº3: August Pullman
Crianças são incríveis, isso nós já sabemos, mas o August é um exemplo para muitos adultos. Com apenas cinco anos ele é muito consciente de quem ele é. Ele faz coisas comuns como qualquer outra criança, mas também provoca reações que nenhuma outra é capaz, como assustar os outros no parquinho. Ele sabe que precisa ser forte nessa nova jornada que será o colégio, por ele e por seus pais. E ao mesmo tempo em que aprende, ele ensina tanto a todos que estão a sua volta. Superação e lealdade são apenas algumas palavras que poderiam ser inseridas entre August e Pullman



Motivo nº4: os quotes
Não há muito o que falar sobre isso, apenas que esse livro possui os quotes mais lindos que conheço. Nunca marquei tanto um livro como esse, e se você procurar encontrará muitos outros creditados a essa história. Para ilustrar um pouquinho, vou citar alguns dos meus preferidos.

"A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força... Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."

"Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós."

"É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante."

"Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós."

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

"Vamos criar uma nova regra de vida... sempre ser um pouco mais gentil que o necessário."

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."


Motivo nº5: as emoções
Há uma série de publicações que complementam as aventuras narradas por Auggie, seus amigos e familiares. Cada livro tem algo a mais para acrescentar e juntos eles despertam uma gama de emoções no leitor. Você irá transitar por situações descontraídas, cotidianas, algumas com assuntos mais sérios, incansáveis sequencias inspiradoras e algumas que irão te levar as lágrimas.

 


EXTRAORDINÁRIO ESTREIA NOS CINEMAS NACIONAIS DIA 5 DE DEZEMBRO

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Um beijo a meia-noite.

7 comentários

  1. ah tenho curiosidade em ler esse livro ha anos já e recentemente vi o trailer e com certeza quero ver o filme e fiquei ainda com mais vontade de ler o livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de poder ver a adaptação no cinema, já que o livro é sem sombra de dúvidas um dos meus favoritos!
    Aliás, prometi a mim mesma que na próxima brecha, vou reler a vida deste garoto, que não, não dá pena, mas sim, ânimo para que nossas pequenas dificuldades sejam superadas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Dreeh.
    Extraordinário é um livro incrível. É um dos meus favoritos.
    Adorei os seus motivos para ler ou ver o filme.
    Eu preciso ter 365 dias extraordinários. Deve ter frases incríveis que nos faz refletir ou que vá nos motivar para continuar seguindo em frente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Dreeh!
    Sei que motivos não faltam tanto para ler (porque ainda não li nenhum dos Extraordinário), como para assistir o filme, porque a história parece muito cativante e a mensagem ainda mais...
    “A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler, e antes de assistir o filme, é claro!

    Eu já conhecia o livro, mas por causa da capa, sempre achei que ele era um simples livro bobo para crianças! Até que, vi o título dele e a sinopse (nunca li a sinopse antes) dele na versão em português de Portugal, e fiquei fascinada!

    Já garanti o meu, só tô esperando chegar!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu praticamente estou ansiosa para ler esse livro, já obtenho meu exemplar que ganhei. Tem uma história muito maravilhosa e bem intrigante, livros que aborda história criança é algo puro então com certeza irei ama!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu sou louco por esse livro, porém nunca tive a chance de ler ele. Mas creio que vou olhar a adaptação primeiro para depois dar uma olhada na leitura. Obrigado pelas dicas que foram ótimas!
    OBS: Todo mundo fala que o personagem principal é uma gracinha e eu concordo totalmente!

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥