22 janeiro 2016

Resenha - Os Bons Segredos, Sarah Dessen


Livro: Os Bons Segredos
Autor(a): Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 408
Adquira: Saraiva | Submarino | Livraria da Folha
Livro cedido através da parceria com a editora
Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

Os Bons Segredos gira em torno da história de Sydney e sua família, e mostra as dificuldades do dia a dia para a adolescente lidar com seus pais. Sydney cresceu à sombra do irmão mais velho - Peyton, que mesmo tendo tudo o que sempre quis ainda conseguiu se envolver com bebidas, drogas, furtos e tudo o que um adolescente no auge da rebeldia é capaz de fazer. Porém Peyton agora está preso por atropelar e deixar um jovem paraplégico, e mesmo com todos os erros do irmão e com a tragédia que mudou para sempre a vida da vítima, seus pais não medem esforços para trazer Peyton novamente para casa, negando o fato de que o filho realmente precisa de uma punição e deixando Sydney novamente em segundo plano.

Sydney então se vê sozinha dentro de sua própria casa e seus pais que deveriam ajuda-la a lidar com uma das fases mais difíceis para uma jovem que é a adolescência, focam toda a sua atenção, esforço e dinheiro para garantir a liberdade de Peyton.

Vivendo e presenciando todas as dificuldades financeiras dos pais para pagar advogados e tantas outras coisas para melhorar a situação do filho mais velho, Sydney resolver deixar a escola particular e pedir transferência para uma escola pública, ajudando como pode no orçamento da família e aproveitando também para recomeçar sua vida, afinal ser lembrada apenas como a irmã de Peyton no antigo colégio não está ajudando a menina a seguir em frente.

Eu era a irmã do delinquente da vizinhança, do cara que usava drogas e bebia. Não importava que eu não tivesse feito nada disso. A vergonha, como uma epidemia, contaminava quem estava por perto. (Pág. 77)

Sydney então começa uma nova fase mudando-se para o novo colégio, e é nessa mudança que nossa protagonista conhece Os Chathan, uma grande família que já de início lhe acolhe e compreende seus medos e seus traumas, lhe dando o apoio e o amor que tanto lhe falta em casa.

Nada estava bem havia muito tempo. E sempre que eu achava que as coisas estavam perto de se ajeitar, como tinha pensado momentos antes, algo acontecia para lembrar o universo que eu não merecia, não ainda. (Pág. 269)

Nunca havia lido nada da Sarah Dessen e por esse motivo não imagina encontrar uma história tão carregada de emoção, reflexão e aprendizado. Um dos pontos altos da leitura foi perceber e acompanhar o crescimento de Sydney que aos poucos vai vencendo as barreiras impostas por tantos medos e inseguranças que a vem acompanhando há tanto tempo. Outro ponto muito importante foi a construção da relação entre Sydney e Peyton que foi evoluindo muito devagar, mas que ao final mostrou a Sydney quem era de verdade seu irmão e dessa forma a ajudou a derrubar a imagem que ela vinha construindo para ele. Mostrando que nem tudo é o que parece ser.

Quando nos vemos diante da coisa mais assustadora, só queremos voltar atrás, nos esconder no nosso lugar invisível. Mas não podemos. É por isso que o importante não é apenas sermos vistos, mas ter alguém que nos veja também. (Pág. 388)

Os Bons Segredos
trás uma história comovente, com uma carga de trauma, mas também a importante mensagem de como é necessário recebermos e darmos apoio a nossa família e amigos.

Sydney passou por dificuldades, mas encontrou bons amigos dispostos a ouvi-la e ajuda-la. Nesse meio tempo descobriu também como é apaixonar-se por alguém e a importância de ter amigos verdadeiros. Durante a leitura entendemos o motivo de o carrossel estar presente na capa do livro e eu particularmente achei a mensagem muito significativa, mas só lendo para descobrir.

Se você busca uma história para refletir e se emocionar, certamente esse livro é para você.


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Beleza Perdida


18 comentários

  1. Oi Glaucia, que livro interessante, eu acho que o tinha visto apenas uma vez mas não dei tanta importância pra ele. Pelo que li na tua resenha, parece que tem sim, uma carga emocional forte e que deva ser uma leitura muito boa, eu ando meio chorona com livros e acho que esse seria um que iria me fazer chorar. Não estou procurando livros assim, até estou fugindo desses, mas fiquei realmente interessada nesse livro

    ResponderExcluir
  2. Oi Galucia, só li um livro da Sarah, parece que o estilo de escrita que ela adota é esse mesmo uma história carregada de emoção, reflexão e aprendizado. Com temas atuais... Li Just listen e gotei bastante, acho que você tbm irá gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ei tudo bom? não conhecia a autora. Mas por sua resenha pude perceber que o tipo de escrita dela me atrai, vou procurar para ler, obrigado pela indicação.
    Um xêro.
    Lydi - http://vinteeumaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha estou querendo muito fazer a leitura desse livro.
    Uma das minhas colaboradas recebeu da Companhia das Letras e adorou.
    Eu espero poder ler, porque a trama me atraiu bastante.
    Gosto de livros assim, até porque é muito bom saber sobre os relacionamentos familiares em geral. Espero poder ler em breve, mas vou pegar em ebook =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-os-segredos-de-emma-corrigan.html

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Eu gostei tanto desse livro quando o li ♥ Ficava doida da vida quando os pais da Sydney a tratavam como criança por conta dos erros do irmão dela, e mais doida ainda quando ela aceitava tudo de boas, sem nem retrucar. Adoro os livros da Sarah Dessen ♥ Estou doida para ler mais obras dela, e espero que sejam tão boas como essa :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/nova-parceria-philippe-alencar.html

    ResponderExcluir
  6. Olá Glaucia,
    Essa leitura é uma das minhas metas desse ano.
    Todos falam mesmo que a escrita da Sarah é carregada de emoção e sentimentos e que Os Bons Segredos é uma história comovente.
    Estou muito curiosa para fazer a leitura e cheia de expectativas, espero gostar.
    Amei sua resenha e fiquei bem curiosa.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hello :)

    A história me parece bastante emocionante e reflexiva, mas o número de páginas e as citações fizeram parecer que ele passa muito lentamente, então imagino que ele contenha muitas descrições e tal, e no momento eu estou fugindo um pouco disso. Quem sabe no futuro, né? Mas valeu a indicação.

    Beijinhos e que a Força esteja com você.
    www.catinhocult.com
    www.galerageek.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esse livro é <3 e estou morrendo de vontade de ler ele, mesmo nunca conhecendo a escrita da autora.
    Achei super importante essa evolução da personagem, quando sai da sombra do irmão mais velho, e mesmo que ela não tenha muito apoio consegue se erguer e ser uma pessoa boa.
    Realmente é um livro cativante que te faz refletir muito, e com certeza não posso deixar passar essa dica <3

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acho que se fosse eu no lugar de Sidney, me sentiria da mesma forma... mas hoje, vejo o quando somos imaturos (demais) na adolescência. Realmente, só lendo... pois eu tentei deduzir qualquer coisa aqui para o
    carrossel e não consegui rsrs. Lerei ele esta semana, estou super ansiosa!!! :D
    -Mari

    ResponderExcluir
  10. Olá :D
    Eu nunca ouvi nada que não fosse elogio para essa autora, acredita? A Pam Gonçalves sempre fala super bem de todos os livros dela e eu sempre fui curiosa. Comprei dois livros da autora, mas ainda não tive a oportunidade de lê-los. Os bons segredos me chama muito a atenção.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Oiie,

    Estou com mega vontade de ler Os Bons Segredos, estou só vendo ótimos comentários sobre ele. Gosto muito de livros que tenham drama familiar, pois sabemos que é algo da realidade. Espero logo poder fazer a leitura dese livro.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  12. Oi Glaucia, tudo bem??
    Realmente a história parece ser bem densa e tocante... eu não costumo ler livros com essa temática, mas depois que li Just Listen, tenho que ler algo a mais dessa autora... e porque não esse livro? Só não sei quando, porque ando sem grana... mas pretendo logo logo... parece que Sidney, conforme vai passando a história, ela vai crescendo e se desenvolvendo mais... fiquei bem interessada na leitura... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Prestando bem atenção na capa do livro ela é bem bonita, fiquei curiosa para saber o significado, tenho muito interesse em ler o livro e sei que ele é altamente recomendando por blogueiros. Gostei bastante da resenha e espero gostar do livro.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Vi esse livro e depois de ler vários comentários positivos sobre o livro fiquei bem curiosa sobre a escrita da Sarah Dessen, a historia parece ser emocionante e falar de temas interessante, mas não foi um livro que gostei, achei a capa linda !!

    ResponderExcluir
  15. Oi Glaucia,
    Sempre me indicam Sarah Densen, mas nunca li nenhum livro dela.
    Esse parece ser uma daquelas temáticas simples, gostosas e que nos deixam uma lição.
    Quero muito ler e sua resenha me deixou com mais vontade,
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Glaucia, sua linda, tudo bem
    Eu não conhecia essa autora, mas tive a oportunidade de ler esse livro e amei!!! A carga dramática é muito grande, eu fiquei muito nervosa e chocada com o comportamento da mãe dela, ela fez uma coisa, que você sabe eu eu não posso falar, que colocou a segurança da filha em risco e ela não enxergava isso. Nossa, fiquei muito tensa. Recomendo para todo mundo. Sua resenha ficou ótima!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ola Glaucia!
    Cada vez leio uma resenha sobre Os bons segredos, recebo uma mensagem diferente... uma nova interpretação. Por enquanto, todas ótimas! Da última vez que li uma o foco não foi tanto na recuperação de Peyton e sim no romance de Sidney que se desenvolve no decorrer da história. Mas o tratamento do irmão dela também me interessou bastante, é uma temática boa pra ser tratada, inclusive a adaptação de Sindey com os pais dela nessa nova fase a qual a família está passando...
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Baixei ele hoje..logo,logo começo a ler.
    Eu amo a escrita da autora,já li alguns de seus livros e posso dizer:são incríveis!!
    Uma amiga tem um blog show. Olhem lá..plis
    http://laureanoisis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥