29 maio 2017

Resenha - Mais do que isso, Patrick Ness





Livro: Mais do que isso
Autor(a): Patrick Ness
Editora: Novo Conceito
Páginas: 333
Adquira: Saraiva | Buscapé
Livro cedido através da parceria com a editora
Um garoto se afoga, desesperado e sozinho em seus momentos finais. E morre. Então ele acorda. Nu, ferido e com muita sede, mas vivo. Como pode ser? Que lugar é este, tão estranho e deserto? Enquanto se esforça para compreender a lógica de seu pior pesadelo, o garoto ousa ter esperança. Poderia isto não ser o fim? Poderia haver mais desta vida, ou quem sabe da outra vida?


Em algum momento da vida em meio às dificuldades você já se perguntou qual seria o motivo de passar por tudo aquilo? Qual seria a recompensa final ou o seu papel no mundo? Qual o significado de nascer, viver e morrer? Seria o resultado da nossa existência apenas aproveitar o pouco que nos é oferecido ao longo da vida? Então se prepare para adentrar no romance de Patrick Ness e descobrir que existe muito mais do que isso.

Você nunca sentiu que deve haver mais? Como se houvesse mais em algum lugar distante, pouco além do alcance, se ao menos você pudesse chegar lá?

Narrado em terceira pessoa e dividido em quatro partes, o livro narra a história de Seth, um jovem de dezessete anos que está passando por dificuldades em sua vida e desesperado encontra uma única solução para sua dor, cometer suicídio para escapar da dolorosa realidade a qual está vivenciando atualmente. Entregando-se as ondas congelantes do mar, Seth só quer apagar sua dor, mas o pânico que sente das ondas que o jogam de um lado para o outro sem piedade o faz clamar por um milagre, uma ajuda que o salvaria de sua decisão e de seus problemas. Em um caminho sem volta ele padece em meio à correnteza e morre.

Ele estava ali. Tinha chegado até ali. Havia tão pouco para percorrer, e ele mesmo se trouxera até ali. Estava quase no fim. Ele estava quase lá. Nunca, em toda a sua vida, se sentira tão poderoso.

Sem compreender o que aconteceu, Seth acorda nu, faminto e cheio de bandagens em meio a uma calçada de um bairro que parece ter sido abandonado. O lugar está longe de ser sua casa, mas nosso protagonista tem a leve impressão de já ter estado naquele lugar, ele só não consegue se recordar quando e como.

Desorientado e sozinho, ele sai em busca de reconhecimento do local onde está, mas quanto mais ele tenta entender o que está acontecendo, mais sua mente parece bloquear qualquer lembrança. E somente quando ele percebe que casas, supermercados e loja estão vazios e desabitados, é que Seth começa a questionar se não estaria no inferno, vivendo um verdadeiro pesadelo ao qual não pode se livrar.

Tentando sobreviver em meio à solidão que o abraça em todos os momentos, Seth começa a vagar na cidade em busca de qualquer alimento ou água que possa saciar sua fome e sede. Mas seu desespero aumenta quando ele descobre onde está, sua conclusão é que certamente ele está no inferno.

É tudo familiar, sim, apesar da floresta, mas o que significa familiar?, ele se pergunta. Este lugar parece uma versão de sua casa de infância parada no tempo, mas isso não quer dizer que seja, na verdade, o mesmo lugar.

E como se seu sofrimento não fosse o suficiente, ao dormir Seth tem pesadelos relacionados a sua antiga vida, fazendo-o relembrar bons e maus momentos que o fazem sentir-se ainda mais atormentado. Mas qual seria o motivo de passar por tudo isso? Até quando ele vai suportar “viver” assim? Em meio a sua angustia e uma nova tentativa de fugir de seus problemas, algo inusitado acontece, e Seth descobre que não está sozinho, seria isso bom ou ruim? Só lendo para saber...

Quando a Editora Novo Conceito informou o lançamento de Mais do que isso e eu li a indicação de John Green na capa, minha vontade de ler esse livro foi imediata. Além de possuir uma proposta diferente e atraente, a trama de Patrick Ness desperta curiosidade no leitor já no primeiro momento, sem contar os elogios a sua escrita que também são um ponto alto.

No entanto tenho que confessar que minha experiência com esse livro não começou de forma fácil e no início da leitura me peguei pensando se essa era realmente uma história para mim. Ee para minha felicidade a resposta foi sim. A verdade aqui é que a introdução do livro que acontece durante toda a primeira parte da história pode desestimular o leitor, mas se você conseguir chegar a segunda parte pode ter certeza que a leitura se tornará muito mais empolgante, misteriosa e energizante.

Acompanhar a trajetória de Seth e seus questionamentos em meio ao que estava vivenciando foi aterrorizante e maravilhoso. Patrick Ness soube introduzir bem em sua trama uma gama de sentimentos e acontecimentos que tornou a leitura por vezes insana e surpreendente.

Com uma pitada de drama, suspense, terror e ficção científica, Ness nos brinda com uma história repleta de dramas reais, nos fazendo refletir e questionar a importância que damos a nossa vida e a vida daqueles que estão a nossa volta.

Para quem busca um livro que o faça sair da zona de conforto, essa é a dica certa, leiam!


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de O Sol Também é Uma Estrela.

12 comentários

  1. Pedi este livro para a Novo Conceito e estou esperando a chegada dele com ansiedade! Já li algumas resenhas e parece que a maior parte das pessoas tem uma experiência parecida com a sua. Espero gostar <3 Um beijo: *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Que livro interessantíssimo, fiquei tão curiosa e abismada com a trama do livro que agora quero ler só para conhecer o desfecho dessa história é saber como terminar, se realmente o personagem morreu ou não. Vale a pena sair da zona de conforto e embarca nessa aventura misteriosa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Glaucia,
    Fiquei bem intrigada quando vi o lançamento desse livro, e pelo jeito a história é alem do que eu esperava. Que trama mais surpreendente e misteriosa, achei uma história muito curiosa. Deve ser uma leitura cheia de questionamentos ao acompanhar a jornada de Seth, com dramas reais e que traz algumas reflexões, adoro livros nesse estilo. Quero conhecer o desfecho das escolhas desse personagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi oi Glaucia ;)
    Não conhecia o livro ainda, só de vista, mas a capa sempre me chamou atenção.
    Gostei da premissa e na maioria das vezes gosto de livros que me tiram da minha zona de conforto... se foi bem escrito não tem como não gostar!
    Obrigada pela indicação ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Puxa...
    Em uma era onde a palavra suicídio tem ganhado tanto espaço na mídia e na vida de todos nós, se deparar com um livro assim, enche os olhos!
    Não conhecia o livro, mas já quero muito saber sobre Seth e seus questionamentos e os mistérios que envolvem sua vida/morte!
    Quantas e quantas vezes só queremos fugir?
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Me surpreendi com sua resenha, já que não conhecia esse livro, e percebi que mesmo tendo uma introdução lenta, que as vezes pode levar o leitor a desistir da leitura, ainda consegue aborda uma trama bem construída, e descrita, pois possui um misto de gêneros, que deixa a estória instigante nos despertando curiosidade. Acredito que vou amar sair da minha zona de conforto quando começar a ler essa obra.

    ResponderExcluir
  7. Hummm, esse livro até que parece ser bem legal. Gostei do jeito da história e ver um Seth desorientando e buscando respostas para entender o que aconteceu deve ser bem instigante, vai dando vontade de ler, fazendo a gente criar teorias e refletir pelo visto.
    A dose de drama e ficção científica dá um tom interessante para história.
    Me deu vontade de conhecer melhor.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conheço a escrita do autor mas pelo visto é super bem falada, gostei da historia desse livro e achei bem reflexivo, o protagonista também me conquistou.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  9. Que livro mais interessante! E ainda com indicação do Jonh Green? Maravilhoso! Achei a trama muito envolvente e agora estou com mais vontade de ler, pq minha amiga já leu e falou que adorou muito. Estou esperando o meu chegar!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei interessada em ler, tem misterio e suspense que adoro, além de abordar o suicídio aborda também questões sobre a vida. Fiquei intrigada em saber onde o personagem foi parar, que ligar é esse, a leitura parece ser bem envolvente.

    ResponderExcluir
  11. A capa não chamou a minha atenção e se não fosse pela sua resenha não teria me importado em saber mais, fiquei muito curiosa em saber se ele esta morto ou que realmente aconteceu. É com certeza uma ótima dica que pretendo ler. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Glaucia!
    É justamente por fazer os questionamentos que citou que acredito na outrina espírita, afinal, para que viver e lutar tanto nessa vida se não for para nosso aprimoramento espiritual para as próximas?
    Independente disso, fiquei bem intrigada e curiosa por saber onde e por que o protagonista está nesse lugar e o que aconteceu com ele.
    Desejo um mês cheio de prosperidade!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥