05 fevereiro 2016

Resenha - S., J.J. Abrams e Doug Dorst


Livro: S.
Autor(a): J.J. Abrams e Doug Dorst
Editora: Intrínseca
Páginas: 472
Adquira: SaraivaLivraria Cultura
Livro cedido através da parceria com a editora
Um livro. Dois leitores.
Uma jovem encontra numa biblioteca um livro com anotações de um estranho. As margens repletas de observações revelam um leitor inebriado pela história e pelo misterioso autor da obra. Ela responde os comentários e devolve o livro, que o estranho volta a pegar. Ele é Eric, ela é Jennifer, e o inesperado diálogo dos dois os faz mergulhar no desconhecido. É esse velho exemplar típico de biblioteca - consultado, anotado, manuseado - intitulado O Navio de Teseu, de V. M. Straka, que o leitor encontrará dentro da caixa preta e selada de S. S. está longe de ser um livro convencional. A obra conecta ao menos quatro histórias, que se desdobram ao mesmo tempo, embora não necessariamente em ordem cronológica. É um livro-jogo, que oferece várias possibilidades de leitura e instiga o leitor a decifrar os mistérios, códigos e pistas contidos em toda a obra. Seja nas notas, nas margens ou nos outros itens da caixa, há sempre algo além do que se vê aguardando para ser descoberto.

LEIA MAIS SOBRE A ESPECIAL S.


Antes de iniciar essa resenha vamos entrar em um acordo: O Navio de Teseu narra a história do personagem S, enquanto o livro S narra a história de Jen e Erick. Essa resenha será exclusivamente sobre S.  Para não ficar repetitivo, deem uma olhadinha nos dois primeiros posts do Especial S, onde eu apresento a história dos livros e falo um pouquinho sobre os protagonistas de S.

Como já foi exposto aqui, há mil formas de se fazer essa leitura e eu optei pela que mataria minha curiosidade da maneira mais rápida. Leia-se, de forma menos demorada. Isso porque é impossível fazer uma leitura rápida deste livro. São muitos detalhes e se você não quiser perder nada, precisará de paciência.


Eu comecei a leitura de forma completa, isso é, a cada página d'O navio de Teseu eu lia sua história e também as margens, só que a leitura simplesmente não fluía. Pelo pouco que li, a narrativa me pareceu meio cult, o que foge totalmente da minha zona de conforto. Comecei a ler apenas as margens, e também as partes grifadas, para fazer um experimento e deu super certo!

Tinha medo de que pudesse ficar perdida, mas isso não aconteceu! Os grifos me permitiram conhecer o suficiente de S para evoluir a leitura. Mas o que me ajudou mesmo, foi o fato dos questionamentos de Jen e Erick avançarem mais para o lado pessoal do autor fictício V.M. Straka, como suas motivações para escrever e análises comparativas com outras de suas obras, do que para o mistério desse livro em si...

Ou seja, algumas coisas nessa história existem apenas no mundo criado por nossos autores. O que pode ser frustrante para aqueles leitores mais críticos. Mas quem sabe no futuro a Editora Sapatos Alados possa trazer um box comemorativo com as obras de V.M. Straka ;D



O que me deixou frustrada mesmo foram algumas lacunas da história que ficaram em aberto. Sempre que eu pego um livro epistolar tenho medo de que isso aconteça, e dessa vez aconteceu. Tenho certeza que foi uma decisão deliberada do autor, mas isso não muda minha revolta. hahahaha

O foco da história é o mistério que cerca a vida desse tal autor. E eles fazem referência a tantos materiais de pesquisa que se todos fossem impressos, S seria uma caixa e não um livro. Mas não se preocupem, o essencial é sempre resumido para o leitor.

Para não cair na tentação de contar a história, vou falar um pouquinho da parte gráfica. É perfeito, simples assim. Todos os detalhes de catalogação do livro, até ao primor como os encartes foram impressos. Gente, tem um guardanapo com um mapa desenhado! Acho que isso diz tudo né?




                              Leiam!


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Depois de Você

20 comentários

  1. Oi Andressa!
    A leitura deste livro deve ser uma aventura! Espero ler um dia desses.
    O projeto gráfico ficou mesmo lindo.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Estou simplesmente louca com S!!! Tenho medo de ficar perdida rsrsrs Beijão!!!

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  3. Andressa, que S., J.J. Abrams e Doug Dorst é um livro completo, disto não podemos duvidar.
    Entendo perfeitamente quando disse que ficou perdida na leitura, pois no seu lugar comigo não seria diferente. Mas acredito que uma edição tão bonita, não faz nenhum leitor desanimar, né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Lindo.
    Amei as paginas, a diferença desse livro, me conquistou só pela cpa com certeza, estou muito feliz por que ganhei esse livro em um sorteio no instagram, caiu do céu com certeza, não vejo a hora de começar a ler.

    ResponderExcluir
  5. Estou sem palavras pra esse livro, cada postagem sua o desejo ainda mais. Com esta breve resenha fiquei imaginando a história em si, me coloquei no lugar da Jen e do Erick, simplesmente me encantei com o livro. Pelo fato do livro ser um mistério acho que com certeza o autor ia deixar algumas lacunas para completar, ou cada um completa descobrindo os mistérios do livro.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da capa e tbm não gosto quando fica lacunas abertas.

    ResponderExcluir
  7. Acho que os encartes devem ser muito bonitos, um guardanapo com um mapa desenhado? Um guardanapo de verdade? Inacreditável. Quando penso em ler esse livro, imagino que seria melhor ler primeiro O Navio de Teseu, sem ler as anotações. Depois ler apenas as anotações. E depois, quem sabe, ler o livro e as anotações ao mesmo tempo.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Uma palavra: necessito!!!
    Li os posts do Especial S. e to encantada! Eu preciso desse livro! Parece muito interessantes, acho que nunca li um livro dentro de outro livro...

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ler este livro deve ser um verdadeiro quebra-cabeças!!! rs... E isto não é ruim, pelo contrário, deixa a leitura divertida, embora você tenha citado que este é um livro cult, que não está na sua zona de conforto, deu para perceber que foi uma leitura maravilhosa. E quanto aos detalhes, que perfeição, até um guardanapo...rs... Gostei da resenha e de conhecer um pouco mais sobre a obra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi que sinopse incrível amei o livro parece ser bem interessante daqueles que prendem a gente do começo ao fim já coloquei na minha lista de leitura e como sempre sua resenha está maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá Dreeh,
    Já estava louca pelos dois livros só vendo o vídeo imagine agora depois de conhecer um pouco mais sobre essas obras maravilhosas! Com certeza O Navio de Teseu e o livro S estão no topo da lista de desejados, estou completamente encantada com os livros, não vejo a hora de tê-los nas mãos e folhea-los.
    Acho que nunca li algo parecido,estou ansiosa para me aventurar nessa leitura e decifrar os mistérios, códigos e pistas contidos no livro. E quanto aos detalhes,se tem até um guardanapo com um mapa desenhado,gente que perfeição! Nossa, só tenho a agradecer por apresentar essa obra maravilhosa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Andressa,realmente paciência é a palavra chave para que possam aproveitar verdadeiramente a história e/ou histórias desse livro.Pena que algumas lacunas da história lhe deixou frustrada.Que bom saber que o essencial é sempre resumido para o leitor.Sei do guardanapo com o mapa desenhado é simplesmente lindo e original.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei de sua resenha, fez-me interessar pelo livro, espero q eu goste tanto quanto vc. Parabéns pelo blog estou seguindo!!!

    Abraços e boas leituras!!!

    http://imaginacaodeumablogueira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá. Nossa, confesso que agora eu fiquei ainda mais interessada, sério. Tipo os dois personagens se conhecem através dos rabiscos que um deles fez na margem do livro (confesso, já tive vontade de fazer coisa parecida com algum livro hahaha). Se um dia eu tiver oportunidade de ler, com certeza lerei, mesmo fugindo totalmente da minha area de conforto sabe? E eu tbm teria que descobrir uma forma de ler sem tornar a coisa toda cansativa.

    Beijos e até.

    ResponderExcluir
  15. Adorei, o enredo da historia me chamou bastante atenção, principalmente o trabalho que foi feito nessa edição, é linda! Parece ser uma historia instigante!

    ResponderExcluir
  16. É interessante. A edição é diferente, gostei das coisas que vi nele. Acho que é legal ter essa história que tem tantos detalhes, uma trama dentro da outra, um tipo de jogo. Bem legal e diferente.

    ResponderExcluir
  17. Eu ameeeei essa edição mas acho que o conteúdo não é muito a minha praia. Provavelmente aconteceria o mesmo que aconteceu com você, eu ficaria frustada. E por ser uma escrita mais clássica, demoraria algum tempo para terminar de ler. Meu lado consumista que grita p adquirir só p enfeitar a estante kkkkk

    ResponderExcluir
  18. Quero muito esse livro, e realmente pelas fotos, dá pra ver como a intrínseca teve todo um trabalho de desenvolver o livro, e o resultado disso pode-se ver nesta diagramação perfeita do mesmo. Quero muito ter essa experiência literária com S.
    beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Quando vi esse livro logo fiquei curiosa para ler pois a diagramação me conquistou e lendo a resenha fiquei interessada achei a historia diferente pois ainda não li nada nesse estilo e misteriosa e se tiver oportunidade quero muito ler !!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥