15 maio 2015

Resenha - Estudo Independente, Joelle Charbounneu

Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer o que o coração manda.

SÉRIE: O Teste #2
AUTOR: Joelle Charmonneu
EDITORA: Única
EDIÇÃO: 2014
CONCEITO: 5 estrelas
PÁGINAS: 320
Livro cedido através da parceria com a editora
Adicione no SKOOB

ESSA RESENHA NÃO POSSUI SPOILERS DO LIVRO ANTERIOR
LEIA A RESENHA DE O TESTE.

O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é quase tão importante quanto a realidade.

Cia sempre sonhou em entrar para a universidade, para que pudesse ajudar na revitalização do seu pais, assim como seu pai. Mas agora que está prestes a começar o semestre mais importante da faculdade, aquele onde ela será designada para a área na qual trabalhará o resto da vida, ela já não tem tanta certeza se quer seguir em frente. Apesar do Teste ter terminado, a inteligência dos alunos continua sendo testadas a todo momento. A diferença é que os que fracassam são redirecionados para trabalhar nas colônias. Mas será mesmo? Até onde Cia tem conhecimento, fracassos são inaceitáveis...



Se o primeiro livro foi dominado pela ação, aqui encontramos uma tensão constante da primeira a última página. Fiquei vidrada e só larguei o livro quando cheguei na última página. Nem preciso dizer que já quero começar A Formatura, livro que fecha a trilogia. Apenas gostaria que a autora desse uma variada nos acontecimentos. Entendo que é preciso descrever para o leitor as provações pelas quais a personagem passa, mas enquanto algumas são envolventes, outras parecem apenas uma repetição, sem ter muito a acrescentar.

Finalmente os detalhes acerca da estrutura governamental começam a ficar claros. Se antes eu pensava que o governo era conveniente com os absurdos cometidos no Teste, agora sei que governo e educação são totalmente independentes. Uma medida que tinha de tudo para dar certo, se não fossem os pensamentos extremistas do Dr. Barnes. O intuito era que os lideres da Comunidade das Nações Unificadas fossem escolhidos por sua capacidade, sem que o processo sofresse qualquer influencia de pessoas poderosas. Mas bem, deu no que deu.

Porque às vezes os melhores líderes são aqueles que não têm interesse em liderar. Estes são geralmente os que estão mais interessados em fazer o que é certo, não o que é popular.

Determinado momento do livro fala sobre a dificuldade de se governar cidades muito grandes. Quanto mais pessoas dependem de um representante, menos ele conhece as reais necessidades de cada um, tornando mais fácil beneficiar aqueles que lhe estão próximos. Interessante não? Está para ser escrita ou traduzida uma distopia que me faça refletir tanto sobre a atual posição mundial. Mas não pretendo filosofar... apenas digo que não me surpreenderia se muitos dos fatos encontrados aqui virassem realidade.

Outra coisa legal que o livro aborda é a questão da confiança. O pai da protagonista lhe aconselhou a nunca confiar em ninguém e ela tenta levar isso a ferro e fogo, mas sem sucesso. Sua empreitada é árdua, afinal de contas, ela está tentando expor um esquema brutal em que muitas pessoas poderosas estão envolvidas, mas fazer tudo sozinha é quase impossível. A primeira pessoa em quem confiou foi Tomas e os últimos acontecimentos já provaram que ele pode não ser tão honesto assim. Depois veio Michael que, apesar todas as provas de confiança, continua sendo uma agente do governo. Outros personagens mostrando confiança surgem no caminho, mas isso me faz pensar na necessidade que temos em ter pessoas com as quais possamos contar.


Eu já disse que adoro as capas dessa série? Os símbolos, além de criarem uma identidade visual para a trilogia, tem um significado para a história. Tanto O Teste, quanto Estudo Independente tem ligação com a área de estudo de Cia, mas não consigo decifrar o que significa os dois raios do último. Espero descobrir em breve. A diagramação continua a mesma, assim como alguns erros de revisão. Eles não atrapalham em nada a leitura, mas a série é tão queridinha, que eu queria que tudo fosse perfeito

Sempre digo que essa história merecia virar um filme e pesquisando descobri que os direitos foram comprados pelo estúdio Paramount Pictures. Agora resta saber quando eles começaram a produzir, isso se eles realmente forem fazer. Até lá, você tem tempo de sobra para conhecer Cia e o Teste.

13 comentários

  1. Ola tudo bem?
    Adorei sua resenha e a frase " Porque às vezes os melhores líderes são aqueles que não têm interesse em liderar. Estes são geralmente os que estão mais interessados em fazer o que é certo, não o que é popular."
    me chamou muita atenção.
    Um Abraço
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Eu AMO DEMAIS ESSA TRILOGIA. Acho o cenário distopico da Joelle muito digno, até porque diferentemente das outras autoras, ela explora muito mais a ameaça do cenário do que do governo. Mas esse segundo volume foi bem especial, não só pelo amadurecimento desta personagem que tanto adoro (Cia *-*) como tambem a tensão que o enredo ganhou, dando outros ares ao ideal que vem por ai :3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, tudo bem ?
    Só vejo coisas boas sobre esse livro. Uma amiga minha considera a melhor distopia.
    To ficando cada vez mais curiosa.

    Bjin
    Jéssica Brenda
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  4. Oii Dre!

    Eu sou meio parada em distopias, mas essa é uma das quais eu mais quero ler sabe? Acho que o enredo é incrivel! E a autora soube trabalhar bem!
    Tenho a teoria de que toda triloga o segundo livro é sempre mais morno com algumas repetições aposto que o terceiro vai ser de arrancar o folego :D

    Adorei saber da adaptação :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, sua linda, tudo bem?
    Essa é uma das trilogias que mexeu muito comigo. A inteligência dessa autora é de arrepiar!!!! Eu enxerguei, não só política nesse livro, mas visões de administração, liderança e direito. São tantas as questões levantadas, que eu fiquei chocada com as escolhas deles. Volto a afirmar, não vi heróis nessa história, existiam pessoas boas? Sim, mas que na hora em que foram testadas, falharam. Eu não aceito o argumento de termos que fazer algo pelo bem maior. Para mim, todas as pessoas são importantes individualmente, eu não aceito que ninguém seja sacrificado, pela coletividade. Alguém querer se sacrificar por livre arbítrio em nome dos outros, é um gesto de amor e heroísmo, mas não foi isso que eu vi no livro.
    Espero que goste do desfecho. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa!
    Eu sou louca para ler esse livro. Quero muito conhecer essa história. Todos falam muito bem da trilogia. Fiquei feliz em saber que um estúdio comprou os direitos. Espero que seja lançado logo.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa, li os três livros já e esta trilogia me fez pensar muito, contudo achei a escrita da autora muito fria, ela não transmite emoção ao leitor, acho que a melhor forma de descrever é dizer que a autora é direta e prática. Mas eu definitivamente gostei muito do que encontrei nessas páginas, como a Cila disse esta trilogia é bem mais do que aparenta ser!

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de livros em que a gente sente essa tensão constante, e amei o primeiro livro dessa trilogia, mas algumas coisas parecerem repetição deve ser meio chato, espero que a variada nos acontecimentos venha em A formatura. Que legal que os direitos foram comprados, não sabia! Um filme ficaria muito legal.

    Beijo!

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Andressa sou louca para ler essa trilogia leio tantos elogios a série inteira a protagonista, concordo com você as capas são lindas, Gostei desse lance de confiança que o pai de Cila passa. Já preciso correr para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oiiiii
    Sou doida para ler essa trilogia, sempre vejo todos falando super bem e como sou fã de livros distópicos, acho que necessito ler eles kkkk
    Acho que a história é um pouco diferente das distopias normais e isso me deixa ainda mais curiosa.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Tenho interesse pela trilogia, o bom é que todos os livros já foram lançados.,gosto muito de distopias mas está faltando tempo p ler, gostei da resenha..

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi linda!
    Tão bom quando um livro nos pega né? Gosto de livros eletrizantes, com tensão, ótimo ler a resenha sem spoilers, ainda não tenho os livros e não pude ler ainda ç.ç
    espero poder ler em um futuro próximo s2
    a ideia parece muito legal
    as capas são lindas, e entendo seu desejo, quando gosto de uma obra, gostaria que ela estivesse perfeita, uma pena que tem errinhos >.<
    um grande abraço!
    Pan's Mind
    Monetizando na Web

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dreeh!
    Essa trilogia está sendo muito bem resenhada, já li resenhas dizendo que essa é a melhor distopia adolescentes. Interessante essa reflexão que você citou a cerca de governar e representar muitas pessoas. Acho super válido esse tipo de idéia nos livros. Enfim, adorei sua resenha.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥