Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.
SÉRIE: Fazendo Meu Filme #1
| |
AUTOR: Paula Pimenta
|
|
EDITORA: Gutenberg
|
EDIÇÃO:
|
CONCEITO: 4 estrelas
|
PÁGINAS:
|
Adicione no SKOOB
|
Desafio A Fila Precisa Andar - Item 29: Autor Nacional
Estefânia é uma mineira de 16 anos, mega tímida e que insiste que a chamem de Fani. Ela não é muito baladeira e tem nos filmes sua paixão. Ela sabe apreciar a dádiva que é passar um final de semana chuvoso enrolada no edredom, comendo pipoca e assistindo filme junto com seus amigos. Seus pais a mudaram de escola no inicio do ensino médio, com o intuito de prepará-la melhor para o vestibular, e é neste colégio que ela conhece seus melhores amigos e seu amor platônico.
Por vontade dos pais, ela concorre a uma vaga para fazer intercambio e quase cai para trás quando descobre que foi classificada. Enquanto o assunto principal na turma do colégio são as provas do último semestre e a festinha de fim de ano, ela precisa se preocupar com passaporte, mala e a grande dúvida: ela quer mesmo deixar todos os seus amigos para trás e viver essa aventura?
Quem pegar esse livro pensando que ele terá foco no intercambio de Fani irá se decepcionar. A história discorre sobre o dia a dia de qualquer adolescente nesta fase da vida. Os amores não correspondidos, os amigos que vão e voltam para nossas vidas, brigas, festas, notas... O intercambio aparece como plano de fundo, sendo o estopim para que algumas atitudes sejam tomadas. Acredito que nos próximos volumes isso será melhor explorado e estou bem curiosa para saber como essa experiência será retratada. Amo conhecer um pouco mais sobre a cultura de outros países, e nada melhor do que fazer isso através dos olhos de uma brasileira.
Foi impossível não me identificar com a protagonista! A Fani é romântica incorrigível, que mesmo tendo o pé no chão, não se permite parar de sonhar. Conhecemos a fundo poucos personagens, mas gostei da relação entre eles e de suas personalidades, pois me pareceram bem reais. Somente o Leo - um amor de personagem - me fez parar e pensar 'poxa, isso ficou meio exagerado'. Mas não vou negar, ainda tenho fé que possam existir garotos fofos assim no mundo.
A forma como a autora Paula Pimenta conduz a história me lembrou muito a Meg Cabot: simples e romantizada, com umas pitadas de comédia. É uma escrita fluida, leve, que te prende e faz devorar a história. Não nego que, talvez aqueles leitores mais velhos, não achem algumas atitudes da protagonista condizentes com sua idade. Mas nossas experiências individuais também contam para isso.
Um show a parte nesse livro é a diagramação. No inicio do livro a personagem nos apresenta os livros da sua vida, e em cada inicio de capitulo encontramos um trecho/frase desses filmes. A abertura do livro é feita justamente com Roulin Rouge, um dos meus livros favoritos ever! Paixão a primeira vista né... A fonte e espaçamento são ótimos e ainda encontramos cartinhas, bilhetinhos, emails e chats personalizados ao longo do livro. Eu não sei muito bem como a editora está trabalhando isso, mas a minha edição possui folhas amarelas.
Com um livro que mais parece filme de sessão da tarde, Paula Pimenta conquistou seu lugarzinho na minha estante. Espero que ela possa fazer o mesmo com vocês.
Oi Andressa!!!
ResponderExcluirFaz um tempinho que queria ler a série, mas acabei enrolando e outro dia, dando um limpa na minha estante do Skoob, exclui ela de lá.
Agora, lendo sua resenha, fiquei com aquele gostinho de "preciso ler" rs. Adicionando novamente.
Beijos, resenha linda,
http://www.aculpaedosleitores.com/
Eu acho que sou igual a ela quero mi aventurar pelo o mundo
ResponderExcluirOi Dre, tudo bom?
ResponderExcluirConfesso que essa série não me chamou muito atenção, comprei o Princesa Adormecida da autora, mas não gostei muito da escrita dela. Acho que já passei da idade para esse tipo de livro sabe? Mas gostei da resenha, esse parece melhor que o outro, eu acho. Vamos ver se pego emprestado!
Beijos
www.estantedarob.com.br
Oi Dreeh, tudo bem?
ResponderExcluirSempre quis ler algo da Paula e essa série da Fani é super elogiada. Acredito que vou ler primeiro da autora os novos livros dela publicados pela Galera (Princesa Adormecida e o outro que não me lembro o nome agora). Muito legal que você tenha gostado da trama, e assim que possível vou ler essa série. Em suma, parabéns pela resenha e que os outros livros da série também sejam satisfatórios.
Beijos
Leitora sempre
Oi Dre.
ResponderExcluirEu tenho essa série, mas não li nenhum livro, pretendo ler pelo menos o primeiro ainda esse ano.
Pra você ter ideia, eu nem sabia como era a diagramação até este momento....meus livros ainda estão lacrados rsrs.
E sinceramente, nem me passou pela cabeça que esse primeiro volume pudesse focar no intercâmbio, na verdade, eu tenho apenas uma noção de um modo geral do assunto da série, como não costumo ler sinopse não tenho a mínima ideia do que esperar desse primeiro, e prefiro assim, a decepção sempre é menor rsrs.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi Andressa... eu já tive muita vontade de ler esses livros... mas na época que eu queria comprar eles estavam bem salgados... tentei várias vezes e nada.... terminei desistindo... hoje em dia não tenho tanta vontade assim... se parar nas minhas mãos eu leio, caso contrário irá ficar no ar... Eu gostei muito de sua resenha... você descreveu a história muito bonitinho... eu senti afinidade com a personagem... sou pé no chão e realista ao extremo... as circunstâncias da vida me transformou nisso... porém ainda sonho acordada em momentos de puro devaneio rsrsrsrs... você tem me conquistado com cada resenha que leio sua... está cada vez melhor... xero linda!
ResponderExcluirSó li Princesa Adormecida e o conto em O livro das princesas da autora, mas morro de vontade de ler essa série também. Acho a escrita da Paula bem gostosa, realmente bem leve e fluida, e acho que não vou ter problemas com as atitudes da protagonista não. Gosto muito desses livros que retratam a adolescência;
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oi Andressa, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirMe encantei quando disse que ela adora filmes e quando disse que o livro tem citações de livros que ela mais gostou (fiquei curiosa com esse que você disse ser um dos seus favoritos, pois não conheço, vou procurar por ele). Sabe, Andressa, achei muito legal a autora não ter focado ainda no intercâmbio e ao invés disso, contar um pouco sobre o drama de uma menina na idade dela, tendo que fazer escolhas importantes, sobre momentos que não vão voltar. Gostei muito do enredo, espero ler em breve. Sua resenha ficou ótima.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá Andressa, esse livro parece ser muito bom e bem leve de ler, ainda não li nada desta autora, mas todo mundo como você comenta bem da sua escrita, então espero poder essa serie e conferir se ela é tão boa mesmo <3
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Oi
ResponderExcluirTenho várias amigas que já leram e recomendam, só que os livros da Paula Pimenta não são pra mim, rsrs
Abraço
Já ouvi falar que essa série é muito boa, pretendo lê-la assim que conseguir os livros, adorei a resenha ^.^
ResponderExcluirLi a série inteira de Fazendo meu filme, me apaixonei, vivi a historia da Fani e do Leo. A Paula è a melhor escritora de todas.Recomendo.Parabens ao blog adora vcs
ResponderExcluir