22 maio 2015

Resenha - Dia 21, Kass Morgan

Vinte e um dias após os cem terem chegado à Terra com a missão de recolonizar o planeta, um inimigo desconhecido é descoberto. Pensa-se que eles eram os únicos humanos a pisar na superfície terrestre em séculos, mas agora, nada mais é certo. Entre resgates, buscas e romances, segredos são revelados, crenças são quebradas e relacionamentos são testados.

SÉRIE: The 100 #2
AUTOR: Kass Morgan
EDITORA: Galera Record
EDIÇÃO: 2015
CONCEITO: 4 estrelas
PÁGINAS: 288
ADQUIRA: Saraiva | FNAC| Buscapé
Adicione no SKOOB






Odeio quando livros terminam com cliffhanger, mas não da para negar que as surpresas nas últimas páginas de Os Escolhidos ditou o ritmo em sua continuação. Um ataque ao acampamento, o rapto de Octivia e a morte de várias pessoas são alguns dos eventos que levam Os 100, ou o que sobrou deles, a acreditarem que não são os únicos seres humanos na Terra. Além disso, vários jovens começam a ficar doentes, lembrando a Clark que fazem 21 dias que eles aterrissaram... parece que esse é um marco significativo para a ação da radiação no corpo humano.

Eles foram enviados à Terra como cobaias, as primeiras pessoas a colocarem os pés no planeta em trezentos anos. Mas eles estavam enganados.
Algumas pessoas nunca foram embora.

A autora manteve a mesma fórmula que deu certo. A narrativa é feita em terceira pessoa - acompanhando um protagonista diferente a cada capítulo -, os capítulos são curtos, e há os flashbacks. Infelizmente esse recurso se mostrou desnecessário em vários momentos, me deixando sem entender qual era sua finalidade naquele momento. O plus nessa continuação é que a ação finalmente aparece. Não é nada OMG!, mas é o suficiente para prender o leitor e despertar nele a vontade de continuar acompanhando a série.



Bellamy, que já havia me conquistado no primeiro livro, agora se tornou meu personagem preferido. Suas cenas são bem estruturadas e recheada de emoções, como a determinação em encontrar a irmã, o amor que pode surgir até em momentos tão inóspitos e seu instinto de sobrevivência! Eu sempre me perguntei como adolescentes que nunca estiveram dentro de uma floresta conseguiam sobreviver a tantos fatores e mais, como eles comiam? Bellamy é o personagem mais coerente nesse sentido e o único que demonstra onde e o porque aprendeu tudo aquilo. Wells tambem ganhou um espacinho no meu coração. Eu nunca fui muito com a cara dele, mas gosto de como ele se porta diante as adversidades. Ele se mantém fiel aos seus príncípios, mesmo quando sabe que isso lhe fará percorrer o caminho mais difícil. Além disso, surgiu um novo personagem, e suas interações com o Wells são ótimas! Não quero falar quem é e o que ele faz, é bom demais para estragar a leitura de vocês.

Agora sua vida podia estar em perigo, mas era finalmente uma vida pela qual valia a pena lutar.

Enquanto as coisas na terra na terra estavam a mil, no céu tudo caminhava a passos de formiga e sem vontade. A autora levou quase trezentas páginas para descrever 24h de acontecimentos da nave que, pelo menos isso, culminaram num momento crucial da história. Isso fez com que a Glass se tornasse chata. Assim como a Clark, que não teve grandes destaquem.. apenas continuou sendo ela mesma.



Não queria ficar comparando, mas é impossível! Eu estou acompanhando a série e a adaptação televisiva simultaneamente e é muito estranho. Na adaptação tudo é mais intenso e acelerado e apesar de fazerem uma bagunça nos fatos, eles os mantém. Enquanto o livro é tão pequeno que se torna superficial, ficando difícil assimilar que as histórias estão acontecendo 'no mesmo espaço de tempo'.

O padrão visual, da capa e da diagramação, se manteve. As páginas são amarelas, as margens agradáveis e há uma mudança na fonte nos momentos de fashback. Sobre a capa, eu gosto dessas imagens dentro das letras. Sempre me pego pensando em qual momento elas poderiam se encaixar na narrativa.



Quem gostou do primeiro vai gostar ainda mais, quem achou que faltou algo tem uma boa oportunidade de melhorar esse conceito. Só não demorem, porque Homecoming promete ser ainda melhor.

E para finalizar deixo vocês com esse quote, que fala da tragédia mais amada do mundo

- É estranho se vestir todo para comer pasta de proteína? [...]
- Acho que não. Durante um tempo, Wells ficou obcecado por um livro sobre um naufrágio famoso. Aparentemente, todos vestiram suas melhores roupas e então escutaram música enquanto o navio afundava.

12 comentários

  1. Eu li o primeiro livro ano passado quando foi lançado e sinceramente amei, tanto que vi a série primeiro e depois pedi em cortesia o livro para fazer a leitura, mas eu ainda não comprei o segundo. Eu estou esperando um pouco, porque estou cheia de livros já para ler de parceria e vou aguardar um pouco sabe. Mas espero poder gostar bastante desse segundo, pois tenho visto o pessoal falando bem. Adorei tudo que abordou sobre a história. Espero que continue envolvente xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-circulo-de-pedra.html

    ResponderExcluir
  2. Eu não li o primeiro confesso, nem sabia da existência deste livro, mais a estória parece interessante, e cativante, quem sabe eu não leia o primeiro e esse de uma vez só né?
    No momento eu não irei compra nada mais para ler, pois estou cheia de livros pra ler mais quem sabe um dia.

    Beijos.
    http://www.brendalandim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Dre!

    Eu não me senti atraida com essa série de livros e vi uma resenha bem parecida com a sua.
    Acho que esses flashbacks atrapalham principalmente quando lemos o livro em seguida.
    Uma pena que a série tá bem diferente. Espero que o próximo livro seja um final surpreendente :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oii, Dreeh! Tava sentindo uma sensação de deja vu lendo a sua resenha, mas acabei lembrando que já li em outro blog (não é igual mas bem parecida haha). Fiquei até assustada.
    Mas pode me xingar, desde que li a resenha no blog da Giulia eu ainda enrolo para começar a ler esses livros e assistir a série. Pior que ultimamente tenho ficado com vontade de cohecer, ler pelo menos o primeiro. :(
    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa!
    Ahhh, já quero <3 Após ler algumas resenhas super positivas do segundo livro foi que finalmente tomei coragem e adquiri o primeiro volume. Adoro o seriado, mas vi comentarios dizendo que o livro não tem nada de semelhante. Bem, fiquei interessado em me aprofundar mais nos personagens, em conhecer mais deles, coisa que o seriado ainda não fez :3 Além disso, distopia é meu genero favorito e essa não podia faltar, com certeza.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li o primeiro livro, mas vejo tanta resenha boa do segundo que eu já to louca pra ler haha.
    Eu gosto quando os autores sabem levar o segundo livro pq geralmente é o livro que a gente ama ou odeia, geralmente o segundo livro é amaldiçoado, pq ou vc continua a série ou odeio tudo a ponto de largar.
    eu adoro a premissa dessa história pretendo ler assim que der os dois primeiros livros.
    gostei da resenha ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Oi Dreh,

    Ainda não li o livro e confesso que sua resenha me deixou curiosa, não parece ser um livro tão pesado e pelo que entendi ele dever ser bastante dinâmico e gosto de obras assim. O único motivo que me impede de compra-lo neste momento é o fato ser uma trilogia e odeio ficar esperando os volumes seguintes serem lançados, então como tenho muita coisa para ler, esperarei que todos sejam lançados para que eu possa ler em sequencia.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Também odeio cliffhanger! rs... Embora esse tenha mais ação, gostei mais do primeiro livro. E os flashbacks não me incomodaram, na verdade pra mim eles enriqueceram o enredo. Também não achei que as coisas na nave aconteceram devagar, mas isso é coisa de percepção pessoal mesmo. Tomara que o terceiro livro chegue logo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Ola Andressa, não acompanho a série na TV, mas gostei de cada capítulo ser narrado por um protagonista. Mesmo não gostando muito do gênero essa série tem me chamado atenção e vou dar uma chance ao livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Dre, tudo bem?

    To curtindo bastante essa série, apesar de não gostar do Bellamy, mas okay =P. A distopia é super interessante, principalmente por se passar no espaço. To curiosa para o terceiro livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Andressa! Tudo bem?

    Bom, ainda não tive chance de ler The 100, mas estou louco para ler essa série. As capas são fantásticas e os livros parecem ser excelentes (espaço <3). Adorei sua resenha, me deixou ainda mais ansioso para realizar essa leitura!

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi! Já que vc viu a série queria fazer uma pergunta, se eu já vi a temporada 1 e não quero rever ela no livro devo comprar esse ou o primeiro(the 100) ?
    Grata.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥