13 janeiro 2015

Resenha - Eleanor & Park, Rainbow Rowell

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Rainbow Rowell
EDITORA: Novo Século



EDIÇÃO: 2014
CONCEITO:  5 estrelas



PÁGINAS: 328
Adicione no  SKOOB. 




Ele tentou parar de trazê-la de volta. Ela só voltava quando bem entendia, em sonhos e mentiras e déjà-vus partidos. (pág. 7)

Com uma história sensível e extremamente emocionante, Eleanor & Park nos transporta para 1986, mais precisamente para um ônibus escolar, onde em seu primeiro dia de aula, Eleanor -uma garota fora dos padrões de beleza já estabelecidos na época sofre com os preconceitos de seus novos colegas.  

Park é um menino de origem coreana que adora ler seus gibis, escutar suas músicas bem altas em seus fones de ouvido e sentar-se sozinho em seu lado do ônibus. Ele não faz o típico carinha popular, mas tem o respeito dos colegas e se mantém longe de encrenca na escola. Porém quando Eleanor senta-se ao seu lado no ônibus, às coisas começam a ficar diferentes, e o contato do dia a dia faz com que Eleanor & Park se conheçam cada vez mais.

Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo. – (pág. 74)

Eleanor & Park são personagens de origens bem diferentes. Park com seus olhos puxados e Eleanor com seus cabelos vermelhos vivem a realidade de muitas famílias nos dias de hoje. Park tem uma família super protetora, que o ama e não lhe deixa faltar nada, ao contrário de  Eleanor, que por sua vez, vive em um lar marcado pelo abandono de um pai, violência doméstica, submissão feminina e fome. A pobreza da menina é tanta que além de se vestir com roupas tão largas que parecem de menino, não ter o que comer e não possui nem uma escova de dente para ela e os irmãos mais novos. E são os poucos momentos fora de casa que ajudam Eleanor a suportar a dor da submissão de sua mãe e as violências cometidas pelo padrasto.

E nessa rotina entre o caminho de casa para a escola, e da escola para casa, Park começa a emprestar seus gibis e suas fitas de música para Eleanor, chegando ao ponto de dividirem até mesmo os fones de ouvido durante a viagem até a escola. E com toda a inocência e sem qualquer expectativa, os dois começam uma amizade que em seguida se transforma em um namorado. E com o crescimento desse sentimento que um descobre no outro, a separação diária após as aulas na escola se tornam dolorosas para os dois.
 
- Pode me perguntar por que preciso de você - ele sussurrou. Nem precisava sussurrar. No telefone, ali no escuro, bastava mover os lábios e soltar o ar. – Mas não sei. Só sei que preciso... Sinto sua falta, Eleanor. Quero ficar com você o tempo todo. - Park - (pág. 112)

[...] – Acho que nem respiro quando não estamos juntos – ela sussurrou. – O que significa que, quando te vejo na segunda de manhã, foram umas sessenta horas sem respirar. – Eleanor -(pág. 114)

Park e Eleanor descobrem um no outro a essência do primeiro amor, mas não pensem que a autora pintou uma história bonita e clichê para o leitor. Pelo contrário, Rainbow criou um romance cheio de dramas, e nos deixou presos a ele torcendo por um final que não chegou tão feliz assim, mas que foi necessário.

Queria falar muito mais sobre esse livro mas sinto que se eu continuar acabarei distribuindo uma série de spoilers para vocês. Só posso lhes dizer que essa foi o meu primeiro contato com a autora e que ela ganhou uma fã.

Indico a leitura para aqueles que assim como eu, apreciam uma história envolvente, encantadora, mas ao mesmo tempo perturbadora.

Eleanor & Park trás a tona a lembrança de como é apaixonar-se pela primeira vez e de toda a inocência envolvida no primeiro amor, que embora muitas vezes não dure eternamente, mas com certeza nos marca para sempre.


- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA, 
Veja como participar aqui.

27 comentários

  1. Eu não sou uma fã de romances, mas eu adoro um drama adolescente e me agrada a ideia do primeiro amor, porque o primeiro amor nunca é o mais fácil e esses dramas que podem trazer a realidade para os leitores também super me agrada, adorei a resenha e com certeza esse livro vai pra minha listinha desse ano também *-*

    ResponderExcluir
  2. A cada resenha que leio sobre esse livro minha vontade de lê-lo aumenta ainda mais! E olhe que eu tenho ele na minha estante há muito tempo, só não tive tempo para ele.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro <3 Um dos melhores que já li na vida! Estava com saudade de ler um YA irreverente e encontrei nesse livro tudo o que eu procurava! O amor dos personagens foi tão puro e verdadeiro... e inocente, bonito, real... rsrs.
    Adorei a resenha.
    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Li esse livro ano passado e gostei muito!
    Mas pelo que vi tem continuação.
    Comprei outro da autora!
    Beijos,
    Aly

    www.meusdespropositos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Glaucia adorei as quotes , só leio elogios e esse livro, Um amor puro entre adolescentes que tem vidas como quase todos com seus problemas, acho que por isso o livro tem um de seus destaques. Já estou com ele para ler e me emocionar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gláucia!
    Nossa, eu amei a sua resenha. Já tinha lido outras resenhas do livros, mas você falou da historia com outra perspectiva, sem focar somente no romance, gostei muito disso.
    Agora estou ainda mais interessada nessa leitura.

    Beijinhos
    Jaque - Prazer, me chamo Livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Glaucia, tudo bem?
    Faz um bom tempo que quero ler esse livro! Sua resenha, assim como as 264758696 outras positivas que eu li, só aumentou ainda mais minha curiosidade.
    Fiquei curiosa para saber como é esse final não tão feliz assim. Outro ponto que sempre me atiça a curiosidade é saber que aa história se passa na década de 1980, com muitas referências a música da época, por exemplo.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Depois de ler várias resenhas positivas e de receber várias indicações, coloquei este livro na minha wishlist. Estou esperando a oportunidade de lê-lo, espero que seja rápido. Hehe!
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Glaucia!!!
    Quero muito esse livro, são tantos comentários positivos que a cada resenha lida minha vontade só aumenta.
    Toda a beleza do primeiro amor, mas sem clichês parece algo ótimo de ler.
    Gostei de saber que é algo encantador e ao mesmo tempo perturbador.
    Espero ler ele em breve!
    Um beijão

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  10. Se eu continuar lendo livros com finais infelizes, mas necessários, vou terminar o ano com o coração totalmente partido.
    Depois de ler a sinopse de Eleanor e Park, eu simplesmente decidi que queria ler o livro, mas aí fui ver as resenhas, sempre 5 estrelas, contudo, sempre falando que a infelicidade paira o livro inteiro.
    Me teletransporto para os livros, leio muitos dramas, mas estou tentando algo mais "feliz" agora, então, Eleanor e Park ainda não vai ser lido por mim ( mesmo que eu tenha lido as primeiras páginas hoje >< ).
    Me parece um ótimo livro, espero que a autora ganhe outra fã ,logo logo ^^ !

    ResponderExcluir
  11. Olá Glaucia, ultimamente venho lendo varias resenhas super positivas deste livro e mesmo sem o final feliz que esperamos ele parece ser muito bom e mostrando um romance fofo e ao mesmo tempo cheio de dramas <3 Espero pode lê-lo em breve *--*

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Olá =)

    Ainda não li esse livro, mas quero muito, muito, muito <3 Só leio resenhas positivas e quero muito conhecer Eleanor e Park <3 Já está na lista dos desejados <3 <3 Adorei a sua resenha!!!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei esse livro. Achei muito bonito e, como você falou é legal ver a diferença entre Eleanor e Park e como o amor deles começa a se aflorar. Adoro dramas adolescentes, então curti muito a leitura

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom? Já tinha visto várias opiniões sobre esse livro, mas a sua resenha me conquistou. Agora sim eu vejo que é um livro que eu desejo ter em minha estante!
    Um amor sincero, inocente e cheio de dificuldades... Acho que vou gostar muito!
    Bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro em casa e quero ler ele em breve, já vi muitos comentários positivos, então estou super animada *o* Acredito que eu irei adorar a Eleanor e o Park, ambos parecem ser bem interessantes. Gosto de romances bonitinhos e clichês, mas também sou super fã dos romances cheiros de drama. Enfim, gostei bastante da sua resenha, espero gostar tanto da leitura desse livro quanto você gostou.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá... eu fico me perguntando porque ainda não li essa história... que parece ser linda demais... rs. Tenho o livro aqui desde a bienal... e sempre que vou a minha estante fico tentada em lê-lo... vou colocar nas minhas leituras de fevereiro... porque senti pela sua resenha que a minha leitura vai fluir muito... fico imaginando como deve ser a vida de Eleonor e suas dificuldades.... fico imaginando como Park pode transformar a vida dela para que ela tenha um pouco de felicidade e como esse amor pode acontecer entre eles... adorei tudo que li aqui.. Xero!!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Flor! Tudo bom?
    Não tive a oportunidade de ler esse livro ainda, mas todas as resenhas que li até o momento são positivas e a história cativou muitos leitores. Sempre quando vamos para uma história de época, eu já preparo o coração, porque sempre tem algo, como no caso esse padrão de beleza, o que sempre me irritou. O Sorriso já vem no rosto, quando lemos que o encontro entre os dois desconhecidos e diferente da maioria, finalmente acontece.
    Acho triste o que ela passa, meu coração já aperta, tentando imaginar como é viver em um lar assim, enquanto ela precisa de segurança e amor, mas ela descobre isso fora de casa e é o que alimenta sentimentos bons em seu coração. Só de ler sobre o livro, fico arrepiada, pois querendo ou não, ele trás um grande toque de realidade, com aquele final feliz que sempre ansiamos, acho que isso sempre ajuda a tornar um livro único! Adorei sua resenha e a sinceridade, agora preciso sair e comprar esse livro!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  18. Oie,

    Eu tenho uma amiga que é louca pra ler esse livro, ele ja esta na minha lista eu acho essa capa tão linda, e a cada resenha que eu leio fico mais ansiosa pra conhecer a historia, ate agira não vi ninguém que não tenha gostado do livro, então creio eu que irei amar, e amei os quotes do livro. 😻

    Beijinhos
    Mayla

    ResponderExcluir
  19. Amo romances nerd, em todos os lugares vejo as pessoas elogiarem esse livro, a capa é muito fofa, quero muito ler, gosto de livros que a amizade vira amor, sou meia traumatizada com drama, aí não sei se irei gostar, mas mesmo assim quero ler.

    ResponderExcluir
  20. Hey, Glaucia!
    Esse é um dos livros que eu mais quero ler. Já li tanta resenhas do livro que eu não consigo pensar "ah, não vou ler não". Acho o amor desses dois inocente e sincero. Claro que a inocência é devida ao tempo em que a história acontece. Muita gente achou "estranho", que jovens não são assim. Claro que não são. Atualmente. Porque antes eram assim, sim. E, antes de alguém opinar um livro, têm que ter entendido a história, ter se envolvido na história, ter se sentido realmente dentro dela porque, se não, acaba falando algo que não condiz. Contudo... Amei sua resenha.

    Abs

    ResponderExcluir
  21. Olá Glaucia!
    Eu quero muito ler esse livro. Já vi várias resenhas positivas sobre ele. É uma história que me intriga e me deixa curiosa. Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá Glaucia!
    Eu quero muito ler esse livro. Já vi várias resenhas positivas sobre ele. É uma história que me intriga e me deixa curiosa. Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Glaucia!
    Eu quero muito ler esse livro. Já vi várias resenhas positivas sobre ele. É uma história que me intriga e me deixa curiosa. Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito deste livro, só não gostei do final da história, pois ainda acho que todas as leituras tenham que ter um final feliz kkk
    Eleanor vive uma vida muito sofrida e quando ela se envolve com Park tudo fica mais fácil, linda História...

    ResponderExcluir
  25. Oii,
    Acho que esse é o livro mais falado ultimamente, em todo lugar vejo resenhas dele, estou quase cedendo a tantos elogios, mas tenho medo por causa do final, porque não gosto de finais realistas haha.
    Achei legal a autora falar de um romance mais nerd, e retratar seus dramas familiares.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Achei a resenha linda jã tinha visto esse livro diversas vezes mais ainda não tinha lindo a resenha e gostei muito o livro me pareceu bem dramático e fiquei muito curiosa com o final também achei muito fofo o Park e muito forte a Eleanor !!!

    ResponderExcluir
  27. Ah, livros que falam sobre o primeiro amor são sempre tão queridos! Nunca li nada da autora, mas acho que vou começar por Fangirl, que ninguém gosta, pra depois ler esse, que todo mundo ama! Acho que vou amar também, e espero conseguir ler logo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥