24 janeiro 2015

#SemanaPerigosaDemais - O que é um New Adult?

Muito tem se ouvido falar em New Adult, ou o Novo Adulto. E na verdade existem tantos gêneros literários que chegamos a nos perder em nomenclaturas e sobre o que cada um realmente aborda. Como estamos falando de uma série NA, é justo dar uma explicação básica a você.

Novo adulto (New Adult - NA) é um gênero de ficção em desenvolvimento com protagonistas entre 18 e 25 anos. O termo foi primeiramente usado pela editora St. Martin’s Press em 2009, quando eles abriram um concurso para descobrir e desenvolver os autores que escreviam histórias deste gênero.
O gênero foi originalmente recebido com algumas críticas, pois alguns o viam como um esquema de marketing, enquanto outros diziam que não havia público-alvo para o material. Em contraste, outros falavam que o termo era necessário, pois “é um rótulo conveniente, que permite aos pais e às livrarias conhecerem o que há nos livros”, como disse um publicitário da Harper Collins. A literatura novo adulto fala sobre vários temas que encontram-se entre as categorias jovem adulto e adulto.


Assuntos como identidade, sexualidade, depressão, suicídio, vício em drogas ou em álcool, problemas familiares, bullying são abordados profundamente. Outros como o primeiro emprego, o ingresso na faculdade, noivado e casamento, pós-universidade, alistamento militar, início de uma nova família, independência financeira, morar longe de casa pela primeira vez, perda da inocência, medo do futuro, e muitos outros, também podem ser encontrados. 

Esta categoria foca em ter uma vida independente depois de alcançar a maior idade, e como deve-se lidar com o início da vida adulta. Como todas as categorias de ficção, o NA pode ser combinado com outros gêneros e subgêneros como ficção científica, ficção urbana, horror, paranormal, distopia.

A ficção jovem-adulto (Young-adult - YA) é sobre a perspectiva do protagonista jovem e o escopo de sua experiência de vida. Esta perspectiva é ganha à medida que a inocência da infância desvanece e ganha-se experiências mais avançadas, o que traz uma visão. E é esta percepção que falta nos jovens-adultos tradicionais. Outra grande diferença é a idade dos protagonistas e as configurações. Um livro YA geralmente não inclui protagonistas com mais de 18 anos ou na faculdade, mas estes personagens podem ser encontrados nos novos adultos. NA pode ser bem descrito como uma categoria depois do YA.

Cally Jackson e Kristan Hoffman definem a categoria para o Writer’s Digest: “A transição da infância para a vida adulta não acontece de um dia pro outro – apenas pergunte para alguém que é ou já foi (ou é pai) um adolescente. Mas a transição de jovem para adulto também não acontece do dia pra noite. Há um período de tempo quando a vida adulta parece um par novo de sapatos. As expectativas da independência e autossuficiência são igualmente novas. Novos adultos são pessoas que acabaram de começar a andar neste sapatos; a ficção NA é sobre suas dores e defeitos.”
Muitos autores de NA começaram suas carreiras através da autopublicação, principalmente depois do concurso promovido pela St. Martin’s Press. Muitos daqueles que não tiveram seus resumos escolhidos não desanimaram e procuraram meios de publicação on line. Isto culminou em um boom a partir do ano de 2012, onde muitos destes autores começaram a fazer muito sucesso na internet e atraíram a atenção de grandes grupos editoriais. Jamie McGuire, Tammara Webber, Abbi Glines, e a nossa querida S. C. Stephens, são exemplos de autores que começaram através da autopublicação e deslancharam suas carreiras depois de 2012.


- - - - - 
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA, 
Veja como participar aqui.

18 comentários

  1. Já tinha visto sobre as classificações dos livros em inglês, Já li desse gênero Belo desastre, Easy, A química perfeita e Intenso demais, gosto muito desse estilo de livro, pois os personagens já passaram da adolescência e não tem tantos dilemas. Recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  2. O que é um new adult? É uma categoria de livros que eu sempre vou querer ler, ainda mais se for escrito pela Colleen Hoover ou pela Rainbow Rowell. Hahahaha!
    Gosto demais de NA por trazer temas atuais e relevantes. E eu me identifico, né? Afinal, tô na idade. só não gosto quando os personagens são imaturos demais, aquém da idade.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  3. cara gostei muito da explicação. eu to tentando fazer uma nesse estilo com alguns tópicos sobre cada gênero sabe.
    eu acho super importante pro pessoal conhecer e tals, e confesso q não manjava muito sobre o new adult, mas a postagem foi bem explicativa.
    na verdade nem é algo q eu costume ler muito porque sou mais de fantasia e tudo mais, mas vou ver se pesquiso mais. deve ter uns títulos bem legais por ae ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa!
    Não sabia sobre esse concurso da St. Martin’s Press e de como surgiu o termo "New Adult"
    Meu primeiro contato com o gênero foi "Belo Desastre" e adorei.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa... Andressa, não sabia de nada disso... conheço o termo só mesmo de ler os livros, mas daí me aprofundar neles eu ainda não tinha pensado... não sabia que esse termo tinha surgido através de um concurso.... super legal isso ein.... gostei de saber desses pequenos detalhes.. parabéns pela postagem... Xero!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa, tudo bem?
    Sabe, eu nunca tinha pensado nisso antes. Tudo bem, todo mundo sabe que a passagem da fase de criança para a adulta, ou até criança para adolescente, não é fácil. Agora, eu nunca me perguntei, sobre a fase da adolescência para a adulta. Sempre vi como algo natural e realmente não é, é tão complicado quanto a primeira passagem, ou até mais. Pois aí surgem as responsabilidades, você é jogado no mundo e tem que ser capaz de se virar sozinho.
    Eu gosto muito de livros NA e YA também.
    Gostei muito da sua postagem, com certeza esclareceu muita coisa e me abriu os olhos.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Depois de uma primeira impressão ruim com os NA, achei que eu não fosse gostar do genero. Sorte a minha que existe Colleen Hoover, JA Redmerski, entre outras, na minha vida

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente amei a definição de Cally Jackson e Kristan Hoffman para o Writer’s Digest, principalmente a parte que fala que NA é sobre as dores e defeitos dos novos adultos. Eu gosto muito do gênero, e ele veio preencher uma lacuna para a qual realmente havia público, ou não faria tanto sucesso hoje em dia!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oooi.
    É comum encontrar classificação assim, e eu sabia o básico do que se esperar de um livro com tal nomenclatura. Gostei do post, foi totalmente explicativo.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  10. Hey.
    Curti a explicação e curti o objetivo desse "rótulo".

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Muito bom esse post, pois como novata nos blogs de leitura, as vezes me perco em relação aos gêneros literários até essa nomenclatura é nova pra mim. Ótima explicação

    ResponderExcluir
  12. Olá, adorei a sua explicação sobre os dois gêneros, sempre acabava me confundido na hora de ver que livor era NA ou YA =)

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Fico confuso quando falam de estilo literário como se fosse gênero, mas é normal confundirem mesmo. Não costumo ler New Adults por não me sentir interessado a respeito. Tem apenas um que me chamou a atenção até hoje, mas ainda não o li.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. "New Adul’ é uma terminologia proposta pela primeira vez em 2009 pela editora St. Martin's Press, que a utilizou para definir uma nova categoria de ficção para jovens adultos. O interesse da editora era abordar o período da ‘maior idade’, buscando histórias sobre jovens que são legalmente adultos, mas que ainda estão encontrando seu caminho na construção de uma vida adulta, ou seja, que procuram descobrir o real significado de ser um adulto."
    Até aí, tudo bem, parece super interessante, só que o problema é que os autores distorceram totalmente o fim do New Adult. Era para ter conteúdo, para abordar as dificuldades dessa idade, só que...Os autores resolveram que deveria ser abordado a história de uma menina que se acha apenas normal, mas que todo os outros personagens do livro acham a última Nutella do supermercado e que, por um motivo que nem ela entende, o cara, que é dono da cidade inteira (de tão rico), se apaixona por ela. Papo vai, papo vem, ficam juntos (de um jeito muito sem noção/ ás vezes nem tem papo).
    A coisa é tão fora do comum, que em alguns livros a mocinha tem o namorado perfeito, contudo é só olhar para o “bad-boy” que exala problemas (nem são palavras minhas), que ela já sente vontade de tirar a roupa (alguém me explica isso ¬¬ ?).
    Se não bastasse tudo isso, temos que ter a parte dramática. Alguém, no New Adult, sempre tem que ter sofrido um trauma (gato morreu, a infância foi terrível, matou o pai, sofreu abuso), não importa o cunho, alguém tem que ser traumatizado e por alguma razão inexplicável, esse trauma sempre faz a pessoa achar que o relacionamento vai acabar (deveria fazer sentido?).
    Cinquenta tons de cinza, um livro que se originou de um Fanfic de Crepúsculo, foi quem “alavancou” esse gênero, depois disso, eles simplesmente criaram uma “fórmula” para livros New Adult, os autores não conseguem ser criativos e se perderam da proposta inicial.

    ResponderExcluir
  15. Poxa! Já tinha lido tantos livros nesse estilo e nem sabia que havia uma classificação.
    Amei os livros da Jamie McGuire e Tammara Weber <3
    Bjão

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu não gosto de ficar taxando as coisas, ainda mais de forma minuciosa para cada tipo de coisa. Gosto da classificação etária e basta. Rsrs, não tenho tanto costume de ler new adult. Leio mais fantasia e romances casuais, mas adorei conhecer um pouco mais!
    xoxo
    Visita lá Bookmore

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Seu texto tirou alguns duvidas que eu tinha sobre esse novo gênero ele esta crescendo muito ultimamente eu não tinha ouvido falar dele mas nos últimos meses e muito frequente ouvir eu ainda não li nenhum livro desses autores que começaram mais já ouvi falar de seus livros !!!

    ResponderExcluir
  18. OI Dreeh,
    bom o NA é um dos gêneros que eu mais leio no momento. É meu vicio particular, por tratar do assunto de pessoas jovens, que começam a conhecer a vida.Porem eu soube quando pesquisava, que NA é o subgênero do romance, me corrija se estiver errada. Mas nas minhas pesquisas foi o que soube.
    Assuntos como esse são otimos para ajudar ao pessoal desinformado(a) que não sabia, ou mesmo não procurou antes.
    Mas devo concordar com a Joicy sobre os NA's serem o que são graças ao 50 tons de cinza, que foi logo apos esta trilogia conquistar o mundo, que os NA's começaram a ter espaço. Mas isso não vem ao caso. shuahsuahsuashuashu
    Amei sua postagem e com certeza ajudara muita gente, ou melhor, leitoras por ai.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥