29 setembro 2014

Resenha - Perfume de Hotel - Nova Iorque, Carla Pachêco

Quem não ama um bom perfume? O perfume imprime o resultado da combinação entre a essência e a nossa pele, e é isto que dá o toque final a cada fragrância, que deixa no ar uma memória sem par de nós, e desperta para cada um diferentes sensações. PERFUME DE HOTEL traz em suas notas as impressões únicas e o aroma de cada lugar na visão da autora, que traduz de maneira deliciosa, leve, bem humorada, e rica em detalhes, os prazeres e descobertas dessa magia que é viajar, para quem gosta de conforto e sofisticação, mas sabe desfrutar dos pequenos prazeres, aprecia os detalhes, e se entrega as emoções de viver e partilhar recordações. Você não vai resistir ao poder do perfume!

SÉRIE: Perfume de Hotel #1
AUTOR: Carla Pacheco
EDITORA: Chiado Editora
EDIÇÃO: 2013
CONCEITO: 4 estrelas
PÁGINAS: 114
Livro cedido de parceria com o Autor
Adicione no SKOOB


Perfumes, cheiros, odores... eles tem o poder de nós teletransportar para qualquer lugar onde já passamos ou situação que vivemos, não importa quanto tempo isso está no passado. É algo que permeia o nosso subconsciente. O cheiro da infância, de um velho conhecido, de um dia especial... Os cheios nos transbordam com aquelas emoções novamente, nos permitindo revivenciar aquele momento especial. O perfume que esse livro exala? É de aventura, de magia, de hotel. Apertem os cintos, pois vamos decolar rumo a New York City.

Perfume de Hotel pode ser considerado o diário de bordo da nossa autora/protagonista durante sua viagem a NY. O elemento mágico deste livro, aquele que faz a leitura ser totalmente empolgante, é na realidade um fato: conhecer Nova Iorque não foi algo que apenas aconteceu na vida de Carla, foi a realização de um sonho. A capa capítulo, a cada parágrafo a empolgação e a felicidade da autora em estar vivendo aquela experiência são algo palpável. Isso é contagiante!

Confesso a vocês que NY não está no topo da minha lista de lugares a conhecer. Acho que a cultura americana já está tão entranhada no nosso dia a dia que a cidade deixou de ser um enigma a ser desvendado por mim. O que mais me motiva a conhecê-la são os lugares que sempre são citados e apresentados nos filmes. Sim, minha viagem a NY será uma viagem totalmente literária, risos.

E vamos lá, adivinhem quem também é louca por filmes? Isso mesmo, a Carla Pachêco. Ela visitou muitos pontos importantes da cidade e em muitos momentos a autora os ligava a este ou aquele filme. Foi um toque especial para mim durante a leitura. O Diabo veste Prada, Bonequinha de Luxo, Madagascar, Uma noite no Museu, Lembranças... Este último infelizmente eu nunca tinha conseguido assistir até o fim, mas agora eu já sei o que acontece, né dona Carla?! Rsrs.

O livro não tem capítulos propriamente ditos, ele é basicamente dividido pelos dias que a autora passa em NY. Carla descrevendo seu roteiro e relata os momentos mais importantes e divertidos de sua viagem. A sensação que temos ao ler, é que aquela é uma conversa intima, entre amigos. Vale salientar aqui que a autora não é uma escritora por profissão, ela é Médica! Então sua desenvoltura ao contar a história merece destaque.

Só senti falta de ter fotografias ao longo do livro. Acho que isso teria deixado a leitura ainda mais interessante. Mas calma, isso não quer dizer que não tenham fotos no livro, só que elas ficam todas juntinhas nas últimas páginas. A diagramação do livro é simples e confortável ao leitor. E essa capa, é simplesmente linda! Mais linda ainda quando a vemos pessoalmente.

Para quem sonha em conhecer NY, essa deve ser uma leitura obrigatória. Porém se, como eu, você não sonha com esse momento tanto assim, de uma chance a ele também. Tenho certeza que seu desejo de estar entre todos aqueles arranha-céus irá ficar bem aguçado.

- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA,
Veja como participar aqui.

27 comentários

  1. Opa, esse é um livro interessante. Nunca li nada exatamente nesse gênero, mas agora parece que vou ler hahaha :p adorei a resenha.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse parece ser um livro bem leve e gostoso, de se ler em um dia de chuva. Acho NY uma cidade incrível e encantadora, não é meu sonho, mas gostaria muito de visitá-la.
    A capa do livro é muito bonita e eu adorei o nome, achei muito criativo.
    Gostei que tenha fotos, torna tudo mais "visível".
    Enfim, adorei o livro. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha eu já ouvi falar desse livro e já vi muitas resenhas positivas sobre ele, mas nunca tinha me chamado tanta atenção como fez sua resenha agora. Agora estou mais do que convencida de que preciso ler esse livro, até porque vou gostar de saber dessa viagem da Autora para Nova York, porque eu já morei em Londres, já fui 2 vezes para Orlando e estou doida para conhecer Los Angeles e Las Vegas, porque o meu irmão foi esse ano pra lá e fiquei morrendo de vontade de conhecer. Enfim...

    Mas falando da sua resenha, eu achei legal tudo que você disse sobre o livro, mas seria bacana mesmo que nem você citou se tivesse fotos durante as páginas, porque pelo menos o leitor vai tendo um ponto de vista onde a autora passou e tudo mais e que poderia até de certa forma ser uma referência para que possamos visitar um dia. Enfim...Adorei...Vou procurar ler esse livro. É sério. Vou ver na saraiva o preço, se não tento comprar com a autora mesmo =] Se cuida linda e parabens pela sua linda resenha !!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, esse livro foi feito para mim, pois sou fanática pra conhecer NY.
    Eu não conhecia o livro mas valeu a dica, vou adiciona-lo no skoob e ver se leio logo.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa. Sou louca por viajar. Na minha lista de locais para ir, Nova York não está mais entre os primeiros. Concordo contigo quando disse que a cultura americana está entranhada em nós, que optamos por conhecer coisas novas. A minha maior vontade é conhecer Itália, e locais com uma história a mais para contar.

    =D
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa, tudo bem?

    Não me interesso tanto por esse livro, mas também não digo que ele não chama minha atenção. E sim, sonho em um dia ir para NY. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii Dreeh, tudo bem? Nossa, só a capa do livro já chama a atenção, parece realmente um perfume, é realmente linda. Bom, assim como você, NY não está no topo da minha lista de lugares que eu tenho vontade de conhecer, mas achei interessante ela ter ido aos lugares dos filmes, é uma experiência bem interessante. Parece ser realmente um livro leve de se ler, daquele que nem parece que estamos lendo, e sim tendo um diálogo com a autora/personagem. Bom, se tivesse mais fotos ao longo do livro e não apenas no final, ia ficar ainda mais incrível.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Oiee.
    Confesso que esse livro não despertou meu interesse ou minha curiosidade, não sou daquelas que dariam um rim para ir a Nova York, prefiro Las Vegas, então não o lerei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Parece ser maravilhoso... Fiquei curiosa para lê, afinal NY é puro encanto, um sonho <3

    Amei tudo, CAPA divina :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Dreeh,

    Adorei a resenha, visitei NY uma vez e fiquei lá somente um dia, foi pouco porque NY é para ficar pelo menos uma semana. Tenho certeza que vou adorar ler este livro, amei a capa que lembra NY a capital dos perfumes, lá os (as) amantes de perfumes como eu se perde e faz loucuras.
    Bom, já sabe né, vou ler este livro.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. O livro não chama minha atenção e por mais que vc tenha aprovado, não mudei de ideia!

    ResponderExcluir
  13. Oie...
    Eu já havia lido algumas coisas sobre este livro e todas foram positivas porem ainda falta alguma coisa que me conquiste nele...
    Vou da mais um tempo quem sabe eu mude de ideia..rss

    ResponderExcluir
  14. Oii,

    Eu só tinha visto a capa, não li a sinopse nem nada. Hoje tive a oportunidade de ler mais. Morro de vontade de conhecer NY acho que seria uma boa... Gostei da sua dica sobre as fotos...


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Andressa, tudo bem?
    Nunca tinha lido um livro assim, e quando eu o abri, ele me surpreendeu. A leitura é super agradável, eu adorei o irmão da Carla e ela me emocionou com suas palavras. Que bom que você também gostou. Eu super recomendo o livro, além da capa e do título serem ótimos.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ola Andressa lindona gostei da ideia da autora de assimilar lugares de NY com filmes e destacar nesse livro, já havia lido uma resenha da Paulinha e adorado, como eu penso ainda em conhecer NY como você disse é uma leitura obrigatória hehe . beijos Uma pena não ter as fotos iria acrescentar e muito no livro .

    Joyce

    ResponderExcluir
  17. Eu nem conhecia esse livro, mas achei bm interessante a proposta de contar a viagem misturando filmes à narrativa. E o fato de a autora ser médica realmente merece destaque. Só não gostei de saber que tem spoilers dos filmes nos livros. E essa crítica em relação às fotos pode ser válida para uma 2a edição, deixaria o livro mais dinâmico. De toda forma, gostaria de ler.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Dreeh, assim como você tenho mil e uma ideias de viagem para a vida, e por enquanto NY não está nos destinos. Achei interessante a ligação com filmes feitas pela autora, mas achei sacanagem ela contar o final deles, podia apenas ter instigado os leitores a assistirem os filmes. Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  19. Olá

    O livro parece ser bacana justamente por ser um diário de bordo, ainda mais relacionando com filmes. Deve ser bem interessante, mas assim como você não acho Nova York A cidade. Eu prefiro me aventurar descobrindo outros lugares, algum dia quem sabe passo por lá hahahaha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  20. Não sou muito fã de diários de bordo e, assim como você, não tenho tanta curiosidade para conhecer NY, mas já ouvi falar muito bem do livro e estou achando que ainda lerei num futuro próximo... Saber que ela passa pelos locais de filmes me anima bastante, pois também sou apaixonada por filmes...
    Kisses =*
    PS: bom saber que ela conta sobre o filme Lembranças... vou assistir inteiro antes de ler kkk

    ResponderExcluir
  21. Oi, Flor! Tudo bom?
    Desde a primeira vez que li a sinopse do livro, fiquei encantada e ansiosa para achar qualquer lugar que vendesse o livro, mas não encontrei acredita? E sua resenha é a segunda que leio do livro, então estou ansiosa para reler!
    Adorei a maneira como você deu início a resenha, me fez sentir novamente que algo grande, misterioso e engraçado me aguarda. Acho delicioso quando o autor resolve escrever um livro baseado naquilo que viveu. Não tive minha chance de conhecer a cidade ainda, mas se caso eu ler o livro antes, sei que já vou estar familiarizada com a cidade. Imagina, que emocionante você ler sobre os pensamentos e sensações que ela teve ao chegar no local em que seu momento favorito pode ter sido filmado?! Eu acho que quando isso acontecer comigo, vou até derrubar algumas lágrimas! <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  22. Sabe que não tenho essa ligação que as pessoas têm com cheiros e perfumes? Ao contrário de você, Nova York está no topo da minha lista de lugares a conhecer (e confesso que a Broadway tem muito a ver com isso, quero me perder em todos os musicais), e achei bem legal isso da autora relacionar os lugares a filmes. Não tinha me interessado por esse livro, mas depois da sua resenha acho que vou ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Dreeh,
    Já vi resenhas do livro e todos elogiam bastante! Acho muito legal essa narrativa empolgada de quem está vivendo a concretização de um sonho num lugar tão mágico como NY. Confesso que morro de vontade de visitar e me perder em todos aqueles locais que comumente vemos em séries e filmes!
    Adorei sua resenha ( :

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Dreeh,
    a capa do livro realmente é muito LINDA! Mas imaginei ser outro tipo de historia e não essa que você contou na resenha, meio que brochei um pouco. hahahahahaha
    Mas a leitura deve ser bastante informatica, pelos fatores que são contados pela autora sobre o lugar e assimilhar aos filmes.
    Porem como não é o meu gosto, ou como dizem: Minha Vibe. Vou deixar passar a leitura deste livro. Mas tenho certeza que ele vai despertar interesse de muita gente.
    E NY não é o meu lugar e nem esta no topo, e sim Inglaterra. Mas eu quero também conhecer NY entre outros lugares como Japão.
    Adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  25. Olá tudo bem ?
    Vi esse livro em um outro blog e achei a premissa dele bem interessante, falar sobre viagens e tudo mais. Apesar de viajar pouco eu achei bem legal, mas como eu disse esse é um livro que eu não leria no momento por causa da imensa lista de listas de livros que eu tenho para ler .
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oieeee, já tinha visto este livro pelos blogs, primeiramente o que mais me chamou a atenção foi a capa do livro, claro kkkk. Achei muito diferente e confesso que não achei assim tão legal, mas quem sabe pessoalmente ela seja legal. Enfim, sempre quis conhecer New York, mas se alguém me perguntar: escolha um lugar no mundo para conhecer, com certeza NY não seria a primeira da lista, tenho muita vontade de conhecer o Japão. Acho o Japão e a China magníficos. Tenho vontade de conhecer Toronto e principalmente... tipo muito muito muito é DUBAI <3 <3 <3 Nossa, Dubai é VIDA hahaha. Adorei o livro, achei a temática bem interessante rs, não sei se leria, mas acho que sim rsrs, gosto deste tipo de leitura diferenciada rs. Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Estou no seu time, NY não está no topo da minha lista, mas tb n seria algo que eu negaria fazer aheuaue! Não me interessei muito pelo livro, na verdade. O que mais me chamou a atenção foi o fato de ser um diário, eu gosto bastante da proximidade que um livro passa utilizando esse artifício, é algo tão íntimo, que parece que vc esta lendo o diário de uma amiga! Fico bem feliz q vc gostou da leitura, e estou indo ver o filme Lembranças pra ver o q acontece, afinal! AHuheue

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥