03 janeiro 2014

Resenha - Prenda-me, por favor!, Catharina Ingelman-Sundberg


SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Catharina Ingelman-Sundberg
PÁGINAS: 336
CONCEITO: 4 estrelas
Livro de parceria cedido pela Editora Gutemberg.

Adicione no SKOOB.

 - Você sabe, estou pensando em uma coisa. Na prisão, as pessoas são autorizadas a sair para tomar ar fresco ou para tomar sol todos os dias, mas nós, aqui, quase nunca saímos.
- Sair para tomas ar fresco, não sei se podemos chamar assim, claro.
- Os presos podem sair no ar fresco sim, pelo menos em um pátio da prisão, e se servem de comida bem dieta, nutritiva, e podem trabalhar na oficina. Ele tem, sim, uma vida melhor que a nossa.
- Uma oficina para trabalhar? – Snillet acordou de novo.
- Você entende? Eu posso querer morrer jovem ou mais tarde possível, mas quero viver a vida como el é, enquanto eu puder. – A essa altura, ela inclinou-se para Snillet e disse alguma coisa no seu ouvido. Ele reagiu, abrindo bem os olhos, e abanou a cabeça. Mas Martha não desistiu. (pág. 28)

  
A gangue do coral, como era conhecida os amigos Martha, Krattan, Stina, Snillet e Anna-Greta, morava no Lar Diamante – uma casa de repouso em Estocolmo. Quando o local é vendido, as coisas ficam bem complicadas para seus moradores. A nova administração decide lucrar em cima dos idosos do lar e tudo piora, e muito, sua qualidade. A comida é racionada, o tratamento com eles é horrível e nem mais direito a exercícios ou passeios os idosos tem. Essa não é a vida que Martha deseja para os seus últimos dias! Ainda mais sabendo que em certo presidio da Suécia, os internos possuem uma vida melhor que eles, que estão ali – teoricamente - em liberdade. Martha é a grande líder, mas cada um possui seus pontos fortes e todos juntos formam uma gangue imbatível. Eles se preparam para executar um assalto perfeito! A fuga do asilo é apenas o inicio da às aventuras da gangue dos aposentados.  Que se envolvem em muitas situações hilárias, na busca da tão sonhada vida na cadeia...

Eu recebi esse livro de parceria com a Editora Gutemberg, e não poderia ter começado melhor. Essa ficção sueca apresentou vários momentos de divertidos e poderia – facilmente – ser adaptado aos cinemas. Seria uma comédia daquelas... Pensem comigo: seis idosos – entre 77 e 84 anos – planejando um assalto perfeito! Tudo isso porque preferem viver na prisão ao continuar no lar de repouso onde vivem. A autora foi feliz com a proposta e o desenrolar do livro. Isso porque ele nos traz muito mais do que a sinopse – que está transcrita no primeiro paragrafo –, ela não apresenta nem metade do enredo! 

Contado em terceira pessoa, o livro vem narrando os pensamentos e façanhas dos idosos. O texto acompanhando, a cada momento, um  dos idoso e ao longo da história vem também contando sobre a vida de cada personagem.  A escrita da autora flui facilmente e os minúsculos capítulos - são 75 ao todo – deixaram o texto bem direto, além de estimular o leitor prosseguir na história. Isso porque ele sempre te deixava curioso para saber o que vinha a seguir. Minha unica coisa que me incomodou fui a rapidez com o que as coisas aconteceram no inicio da trama. Não que ela tenha ficado corrida e atropelada, ao contrário, mas acontece tanta coisa que parece que já se passaram semanas quando na realidade apenas uma semana havia se passado...

Mas olha, eles são muito inteligentes! O fato de ninguém ter fé que um grupo de idosos possa ter cometido um crime, e mais, de que eles tenham sido cautelosos a ponto de pensar em diversos detalhes facilita – e muito – as coisas para eles. Por outro lado isso deixa tudo mais engraçado, tudo porque as pistas e provas estão bem debaixo do nariz da policia na maior parte do tempo! É muito mais fácil acreditar em uma gangue internacional especializada e que planejou durante anos o crime do que em um grupo de idosos simpáticos e de andador... Pura ingenuidade!

Além da aventura, existe um pouco de romance também e é a coisa mais fofa do mundo! Eu torci para que tudo desse certo no fim principalmente para que eles pudessem ficar juntinhos.

A diagramação do livro é simples. Folha pólen, boas margens.. apenas as letras são um pouco menores que o normal. Nada que atrapalhe na leitura. E essa capa é bem bonita. As cores são harmônicas e imagem dos seis idosos acompanhados de seus andadores/bengalas e usando plaquinhas como tivessem sido presos representou bem o ar do livro. O material da capa é meio molenga, isso exige um cuidado maior na hora de manusear o livro para que ela não fique arqueada.

Como eu disse o livro trás muito mais do que o prometido e isso me surpreendeu positivamente. Eu não sei o que esperava do final, mas não era nada daquilo que foi apresentado, risos. Eu ri muito com o epílogo, e só pelo desfecho o livro já merecia ser recomendado a todos! É um tipo de livro que irá agradar a todas as idades, gêneros e gostos. 

Um roubo por dia dá saúde de alegria!  - Snillet


17 comentários

  1. Nossa, adorei a premissa e a sua resenha! Deve ser hilário mesmo! E romance entre velhinhos, como resistir? Tão fofos *-*

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível resistir! É fofo demais *---*
      Beijos

      Excluir
  2. Eu já estava muito a fim de ler, está nos meus desejados do skoob, quando vi seu recadinho me convidando a ler a resenha, vim de imediato. Gostei muito e fiquei com ainda mais vontade de ler!

    bjs
    http://retalhosassimetricos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que incentivei você flor.
      Essa é a minha intenção =))
      Beijos

      Excluir
  3. Honestamente, o livro não faz meu estilo. O fato é que a proposta não me agradou e ele me pareceu meio tosco, rsrs.
    Sempre acabo achando esse tipo de livro com um humor forçado.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que talvez não me agradasse também, mas foi o contrario como você percebeu.
      E o humor dele e bem leve sabe. Não é de dar gargalhadas a cada pagina, mas sempre te faz sorrir =)
      Beijos

      Excluir
  4. eu sinceramente não me interessei muito por esse livro, mas vc deu 4 estrelas, alguma coisa deve ser realmente boa o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Uma leitura bem diferente do que estamos acostumados né?
    Gostei bastante do enredo e com toda certeza entrará na minha listinha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. foi um dos motivos de eu ter me jogado nele.
      Inovar é sempre bom. =)
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Dreeh,

    Não conhecia o livro, mas parece ser uma leitura e tanto né,
    parece ser bem irreverente e eu acabei ficando com vontade de ler, não consigo imaginar um grupo de velhinhos cometendo crimes sem sorrir... Valeu pela dica.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa conferir e que goste tanto quanto eu =)
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Dreeh, tudo bom?
    Se eu já achei hilário o que você disse na resenha, imagina lendo o livro? Acho que a leitura é bem divertida e interessante.
    Fiquei animada e vou anotar a dica.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Alinee =)
      É bem interessante. E para quem algum dia pretende cometer um assalto tem várias dicas haha
      Beijos

      Excluir
  8. Confesso que quando recebi um email da Editora me oferecendo esse e outros livros para resenhar, preferi não solicitar. Nenhum dos sugeridos me chamou atenção e já estou com livros de parceria demais em casa para ler para pegar um por pegar. Mas lendo a sua resenha até que fiquei interessada :) Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei duas vezes antes de aceitar. Não queria acabar obrigada a ler um livro chato só por obrigação. Apostei no diferente e gostei bastante. Se tiver a oportunidade leia. Acho que você irá gostar =)
      Beijos

      Excluir
  9. Andressa

    Eu li esse livro.
    E é de rolar de rir!

    O final é impagável. É a cereja do bolo!

    Recomendo esse livro a todos que gostem de uma boa história, bem contada.

    Almir Moreira

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥